Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Reflexões sobre arte e filosofia, assinale a alternativa que explica corretamente por que Schopenhauer diz que o gênio, o artista, é como um 'espelho do mundo':
A Por sua capacidade de ultrapassar a individualidade.
B Pela capacidade de olhar apenas para si.
C Pela capacidade de conhecer a si próprio com profundidade.
D Por ser um profissional muito admirado por todos.
E Por ter a capacidade de colocar na obra de arte todo seu sentimento.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a afirmação de Schopenhauer de que o gênio, o artista, é como um "espelho do mundo", precisamos considerar a ideia de que o artista tem a capacidade de transcender sua individualidade e captar a essência da experiência humana e do mundo ao seu redor. Analisando as alternativas: A) Por sua capacidade de ultrapassar a individualidade. - Esta opção reflete a ideia de que o artista consegue ver além de si mesmo e expressar algo universal, o que se alinha com a visão de Schopenhauer. B) Pela capacidade de olhar apenas para si. - Esta opção não se encaixa, pois o gênio não se limita a si mesmo, mas sim se expande para o mundo. C) Pela capacidade de conhecer a si próprio com profundidade. - Embora o autoconhecimento seja importante, não é o foco principal da comparação de Schopenhauer. D) Por ser um profissional muito admirado por todos. - A admiração não é o que define o gênio como um espelho do mundo. E) Por ter a capacidade de colocar na obra de arte todo seu sentimento. - Embora isso seja verdade, não é exatamente o que Schopenhauer quis dizer com a metáfora do espelho. Portanto, a alternativa que melhor explica por que Schopenhauer diz que o gênio, o artista, é como um "espelho do mundo" é: A) Por sua capacidade de ultrapassar a individualidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a frase "o gênio, o artista, é como um 'espelho do mundo'", podemos inferir que Schopenhauer está se referindo à capacidade do artista de refletir o mundo ao seu redor por meio de sua arte. O artista, ao criar suas obras, expressa não apenas suas próprias experiências e sentimentos, mas também consegue capturar aspectos mais amplos da realidade e da humanidade. Dessa forma, a alternativa que explica corretamente por que Schopenhauer diz que o gênio, o artista, é como um 'espelho do mundo' é a alternativa E: Por ter a capacidade de colocar na obra de arte todo seu sentimento. Através da expressão de seus sentimentos e emoções na obra de arte, o artista consegue refletir aspectos do mundo e da condição humana, tornando-se um espelho da realidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Estética
Leia o trecho de texto:
"Parece, de modo geral, darem origem à poesia duas causas, ambas naturais. Imitar é natural ao homem desde a infância – e nisso difere dos outros animais, em ser o mais capaz de imitar e de adquirir os primeiros conhecimentos por meio da imitação – e todos têm prazer em imitar."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 33. (Coleção Os Pensadores).
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Reflexões sobre arte e filosofia sobre a diferença entre tragédia e comédia como gêneros literários, de acordo com a perspectiva de Aristóteles, é correto afirmar que:

A Ambas são artes imitativas, mas a diferença entre elas é o conteúdo imitado. Enquanto a tragédia imita ações de caráter elevado, a comédia imita vícios e baixezas humanas.
B Ambas são artes imitativas e idênticas em relação ao conteúdo, conforme a perspectiva aristotélica. Enquanto a tragédia se utiliza de um estilo triste, a comédia se utiliza de um estilo alegre.
C A tragédia se caracteriza como imitação para Aristóteles, pois tem como objeto a vida real. A comédia não parte dos fatos, mas de invenções fantasiosas, não se caracterizando como arte mimética.
D A questão da imitação é irrelevante para Aristóteles. A diferença entre os gêneros é que a tragédia expõe sobre homens com mais status na sociedade, e a comédia de homens excluídos socialmente.
E Aristóteles define três tipos de imitação: a da epopeia, que imita fatos reais com neutralidade; a da tragédia, que traz um exagero negativo dos fatos; e a da comédia, que configura um exagero positivo da realidade.

Questão 5/10 - Estética
Considere o fragmento de texto:
“Schiller indica na carta em questão dois temas que costumam ser ressaltados pelos comentadores de sua teoria estética. O primeiro é o belo; o segundo, a articulação da beleza à experiência moral, objeto da “parte prática” do sistema kantiano. Essa articulação, que se encontra na base do projeto de educação estética do homem, está relacionada a um diagnóstico do contexto histórico europeu do final do século XVIII e a uma avaliação do papel da arte na cultura moderna”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUSSEKIND, Pedro. O impulso lúdico: sobre a questão antropológica em Schiller. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 1, 2011, p. 11.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Reflexões sobre arte e filosofia, sobre a proposta de educação estética, de Schiller, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

A O projeto de educação estética se ocupa de pensar a insuficiência da razão para lidar com os afetos.
B O fracasso da educação estética se confirmou através da Revolução Francesa, o que fez Schiller abandonar suas esperanças na arte.
C O projeto de educação estética ignora completamente a arte, sendo que seu objetivo principal é pensar quais são as melhores formas de condutas morais.
D Schiller nega as teses kantianas em sua filosofia da arte, uma vez que considerou o pensamento de Kant ultrapassado.
E O projeto de educação estética pretende recolocar o papel da racionalidade na sociedade moderna.

Mais conteúdos dessa disciplina