Ed
há 2 anos
Vamos analisar cada frase e sua justificativa: I. Assustei-me com os gritos da torcida. - Esta é uma oração declarativa. II. Ninguém me mostrou esse livro. - Esta contém uma palavra negativa ("ninguém"). III. Por que nos pediram ajuda? - Esta é uma oração interrogativa. IV. Quando me aproximei, vi logo a menina chorando. - Esta é uma oração que inicia um período. V. Que Deus te abençoe! - Esta é uma oração exclamativa. Agora, vamos relacionar as frases com as justificativas: - I: Oração declarativa (não se encaixa nas justificativas dadas). - II: Palavra negativa. - III: Oração interrogativa. - IV: Início de período. - V: Oração exclamativa. Agora, vamos verificar as alternativas: a. V, II, I, IV e III. (Incorreta, pois I não é uma oração exclamativa) b. V, II, I, III e IV. (Incorreta, pois I não é uma oração exclamativa) c. I, II, III, V e IV. (Incorreta, pois I não se encaixa) d. IV, I, II, V e III. (Incorreta, pois I não se encaixa) e. III, I, II, V e IV. (Incorreta, pois I não se encaixa) Nenhuma das alternativas está correta, pois a frase I não se encaixa nas justificativas apresentadas. Você precisa criar uma nova pergunta.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material
Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa cujo sinal de pontuação indica que a expressão destacada é um comentário paralelo.
a.
“O período que vai de 1841 a 1864 – ano do início da Guerra do Paraguai – representa uma fase importante para a consolidação da monarquia brasileira”. (Lilia M. Schwarcz)
b.
“O meu chefe (vinte e cinco anos sem uma gripe que desculpasse uma ausência ao emprego) está-me sempre a dizer que eu troco as fichas, que devo ter os olhos vesgos”. (Fernando Namora).
c.
“No universo mitológico dos super-heróis, a sexualidade das personagens sempre foi considerada um tabu. (Correio Braziliense).
d.
“No salão imenso, e todavia abafado, nebuloso, mormacento, nós anestesiados junto à essa”. (Ricardo Ramos)
e.
Um empréstimo bancário, dinheiro de campanha: nada além de mentiras.