Logo Passei Direto
Buscar
Dias (2013) destaca ainda um conjunto de características e importância da cultura organizacional: I. Cada organização tem sua cultura própria que a distingue de outras organizações. Portanto, ela é única e distinta. II. É uma forma de desenvolvimento dos membros de uma organização e é aprendida através da experiência do grupo. III. Ela está implícita na estrutura formal da organização. Ela é explicitada pelos membros da organização. Está correto o que se afirma em:
a. I, II e III estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II está correta.
d. Apenas III está correta.
e. Apenas I está correta.
User badge image
ComportamentoHumano360

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a cultura organizacional: I. Cada organização tem sua cultura própria que a distingue de outras organizações. Portanto, ela é única e distinta. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a cultura organizacional é, de fato, única para cada organização. II. É uma forma de desenvolvimento dos membros de uma organização e é aprendida através da experiência do grupo. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, já que a cultura organizacional é aprendida e desenvolvida ao longo do tempo pelos membros da organização. III. Ela está implícita na estrutura formal da organização. Ela é explicitada pelos membros da organização. Essa afirmativa é um pouco confusa. A cultura organizacional não está necessariamente implícita na estrutura formal, mas pode ser refletida nela. No entanto, a cultura é mais frequentemente expressa através das interações e comportamentos dos membros, e não apenas pela estrutura formal. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada incorreta. Com base nessa análise, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III não está totalmente correta. Assim, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a. I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as competências do administrador, julgue as afirmativas a seguir.
I – Conhecimento está diretamente ligado ao saber. Diz respeito ao know-how, a informação, atualização profissional e reciclagem constante.
II – Perspectiva diz respeito a maneira de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
III – Atitude diz respeito a visão pessoal das coisas, ou seja, liderança e comunicação.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta.

Sobre as origens do DO, está correto o que se afirma em:
a. Os estudos sobre a motivação humana demonstraram a necessidade de uma nova abordagem da Administração, para interpretar a nova concepção do homem e da organização baseada na ascensão dos chefes. Os objetivos dos indivíduos nem sempre se conjugam com os objetivos organizacionais, levando os participantes da organização a um comportamento alienado e ineficiente que retarda ou impede o alcance dos objetivos da organização.
b. A criação do National Training Laboratory (NTL) de Bethel, em 1987, e as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo. O treinamento da sensitividade (ou educação em laboratório), por meio de T-groups, foi o primeiro esforço para melhorar o comportamento de grupo.
c. Os estudos sobre conflitos interpessoais, pequenos grupos, passando à administração pública e depois a vários tipos de organizações (indústrias, empresas de serviços, organizações militares e religiosas, etc.), recebendo modelos, procedimentos e métodos de diagnóstico de situação e de ação. O DO surgiu como uma especialidade da Psicologia e uma continuação do behaviorismo, sendo um passo intermediário entre a Teoria Comportamental e a Teoria de Sistemas e que somente se firmou quando incorporou a abordagem sistêmica no tratamento das organizações. Foi com a teoria científica que a Teoria da Contingência estabeleceu suas bases definitivas. Os principais autores do DO são Ford e Fayol a caminho da Teoria da Contingência.
d. A publicação de um livro, em 1984, por um grupo de psicólogos do NTL, expondo suas pesquisas com T-groups, os resultados com o treinamento da sensitividade e as possibilidades de sua aplicação dentro das organizações. Leland Bradford, o coordenador do livro, é considerado o precursor do movimento de DO.
e. A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente. O DO resultou dos esforços da Teoria Comportamental para promover a mudança e a flexibilidade organizacional. Apenas o treinamento individual, grupal ou organizacional não provoca a mudança. É necessário também estabelecer um programa coerente de mudança de toda a organização.

Sobre a evolução do pensamento administrativo, assinale a única alternativa correta.
Assinale a alternativa correta:
a. 1855 - EUA (Henry Poor): Princípios de organização, comunicação e informação às ferrovias norte-americanas.
b. 1525 - Roma (Machiavelli): Liderança e a Administração científica e seus princípios.
c. 1800 - Inglaterra (Robert Owen): Aplicações de práticas de pessoal. Treinamento dos operários. Planos de casas para os operários.
d. 1908 – França (Henry Fayol): Estabelecimento do salário mínimo. Conceito de controle e responsabilidade.
e. 500 a.C - China (Sun Tzu): Descentralização do poder.

A administração passou a ser estudada como ciência a partir da Revolução Industrial, mas, não podemos cair no erro de achar que antes da Revolução Industrial não havia administração. E podemos dividir a história da administração em três etapas.
Sobre a evolução da administração e seus importantes aspectos, julgue as afirmativas a seguir.
I – A administração não é assunto recente, ela é praticada desde muitos e muitos séculos. A existência dos primeiros agrupamentos humanos é um forte indício da prática administrativa.
II – Empresas cuja administração privada, em particular, está operando dentro de um contexto extremamente competitivo de redução de custos e aumento de eficiência operacional. Significa fazer muito mais com muito menos. Entregar mais e maiores resultados utilizando de estruturas enxutas com menos recursos.
III – A administração é feita por pessoas e, estimulá-las ao comportamento empreendedor tem sido cada vez mais importante para o sucesso dos negócios, uma vez que esse movimento orienta para uma administração com visão de dono do negócio.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. As alternativas I, II e III estão corretas.

Frente aos desafios atuais de concorrência cada vez mais acirrada, a inovação ganha uma importância por ser percebida como algo essencial. Ela é necessária para a sobrevivência dentro de um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática.
As afirmativas I, II e III, são respectivamente:
I. A capacidade de inovação é algo bastante popularizado entre as empresas, pois ela apresenta soluções prontas e aplicáveis a qualquer organização;
II. Uma empresa para se manter competitiva no mercado atual precisa buscar inserir o conceito de inovação em seus diversos setores, assim como no atendimento a seus clientes;
III. As organizações precisam vencer o desafio de ultrapassar a visão mais conservadora existente em seu cotidiano, para poder utilizar ferramentas que viabilize apresentar algo inovador.
a. F; V; V.
b. V; V; V.
c. F; F; V.
d. V; F; V.
e. V; V; F.

Mais conteúdos dessa disciplina