Logo Passei Direto
Buscar
No que se refere às diferenças entre a surdez e a deficiência auditiva, leia as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I. A surdez é uma característica especial de um determinado grupo, não considerado como uma deficiência e consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons.
II. A deficiência auditiva é a perda parcial da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo.
III. A pessoa com deficiência auditiva é aquela que participa da comunidade surda e não tem experiências visuais, tem uma cultura e comportamentos próprios e estereotipados, mas usa a língua de sinais (LIBRAS) para se comunicar e, como segunda língua, a Língua Portuguesa.
IV. Os deficientes auditivos são crianças que nasceram ouvintes e perderam gradativamente a audição ou, então, cresceram mesmo sendo surdas oralizadas, tendo os estímulos auditivos por meio da utilização das tecnologias e comunicam-se mais com os ouvintes.
a. I, IV
b. I, II
c. I, II, III
d. I, II, IV
e. III, IV
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. A surdez é uma característica especial de um determinado grupo, não considerado como uma deficiência e consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons. Falso, a surdez é considerada uma deficiência, pois envolve a perda significativa da capacidade auditiva. II. A deficiência auditiva é a perda parcial da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Verdadeiro, essa definição está correta. III. A pessoa com deficiência auditiva é aquela que participa da comunidade surda e não tem experiências visuais, tem uma cultura e comportamentos próprios e estereotipados, mas usa a língua de sinais (LIBRAS) para se comunicar e, como segunda língua, a Língua Portuguesa. Falso, a afirmação é confusa, pois a pessoa com deficiência auditiva pode ter experiências visuais e não é correto generalizar que não tem experiências visuais. Além disso, nem todas as pessoas com deficiência auditiva usam LIBRAS. IV. Os deficientes auditivos são crianças que nasceram ouvintes e perderam gradativamente a audição ou, então, cresceram mesmo sendo surdas oralizadas, tendo os estímulos auditivos por meio da utilização das tecnologias e comunicam-se mais com os ouvintes. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois descreve uma situação comum entre deficientes auditivos. Com base nessa análise, os itens verdadeiros são II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II, IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com as informações do material didático, os fatores históricos ocorridos contribuíram efetivamente para os avanços relacionados à condição do surdo no mundo, porém, nessa época, apenas os filhos dos nobres tinham direito à educação. Pedro Ponce de Leon(1510-1584) foi a pessoa responsável por abrir a primeira escola para surdos, utilizando métodos de datilografia, escrita e oralização. Nesse momento, os surdos que foram alfabetizados, conquistaram o direito de receber heranças, diferentemente do que acontecia no período histórico anterior.
Diante destes fatos Strobel (2009) constatou que surgiram, pelos diversos cantos do mundo, outros métodos e técnicas, os quais objetivavam alfabetizar os surdos. Neste sentido, assinale V para alternativas que elenca alguns destes métodos e técnicas e F para as alternativas falsas:
( ) 1613 - (Espanha), o Fray de Melchor Yebra publicou um manual do alfabeto denominado Refugium Infirmorum.
( ) 1620 - (Espanha), Juan Pablo Bonet escreveu o primeiro livro sobre a educação de surdos Reducción de las letras y arte para enseñar a hablar a los mudos, com intuito de divulgar seu método oral.
( ) 1741 - (Alemanha), Jacob Rodrigues Pereira foi o primeiro professor de surdos no país, oralizou a sua irmã surda, utilizando o ensino de fala e de exercícios auditivos.
( ) 1760 (Inglaterra), Thomas Braidwood fundou a primeira escola para surdos, por meio do método orofacial, ele ensinava os significados das palavras e sua pronúncia aos surdos.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, F
c. V, F, V, V
d. F, V, F, V
e. V, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina