Logo Passei Direto
Buscar
Em janeiro de 2015, a empresa 'X' adquiriu o fundo de comércio e os maquinários da empresa 'Y', que encerrou suas atividades devido a dificuldades financeiras. A empresa 'X' continuou a exercer a mesma atividade da empresa 'Y', no mesmo endereço e utilizando-se dos mesmos empregados. Luís, que trabalhou durante 12 anos no local, foi demitido sem justa causa em março de 2015, sendo que, no seu entender, não foram pagas diversas verbas trabalhistas devidas. Diante dessa situação, de quem será a responsabilidade por eventuais verbas trabalhistas devidas a Luís? Justifique.
User badge image
AdmComigo

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

No caso apresentado, a responsabilidade pelas verbas trabalhistas devidas a Luís pode recair sobre a empresa 'X', que adquiriu o fundo de comércio e os maquinários da empresa 'Y'. Isso se deve ao princípio da continuidade da relação de trabalho, que estabelece que, em situações de sucessão de empresas, o novo empregador assume as obrigações trabalhistas do antigo. A justificativa para essa responsabilidade está no fato de que a empresa 'X' continuou a exercer a mesma atividade, no mesmo local e com os mesmos empregados, o que caracteriza a sucessão de empresas. Assim, Luís pode reivindicar suas verbas trabalhistas tanto da empresa 'Y' (caso ainda haja ativos para cobrir as dívidas) quanto da empresa 'X', que é a nova responsável pela continuidade do contrato de trabalho. É importante que Luís busque orientação jurídica para garantir seus direitos e verificar a melhor forma de reivindicar as verbas devidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Celia foi admitida como frentista no Auto Posto Santa Tereza para operar em bomba de combustível. O contrato perdurou de 01/03/2013 até 16/08/2013. Houve a dispensa sem justa causa, com o aviso prévio trabalhado com redução de duas horas diárias. Nessa situação, quais serão os direitos decorrentes da dispensa devidos à Celia? Explique.

Mais conteúdos dessa disciplina