Logo Passei Direto
Buscar
ZÉ CARIOCA, empregado da empresa WX do Brasil Ltda, foi agredido fisicamente por seu empregador PATETA, em razão de chegar atrasado constantemente no trabalho. Inconformado, ZÉ CARIOCA revidou a agressão e atingiu PATETA com seu capacete, ferindo-o. Como não resolveram a questão amigavelmente, foi proposta Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da respectiva região, confirmando o entendimento de primeiro grau, concluiu que ficou demonstrada a reciprocidade no tratamento desrespeitoso e agressivo de ambas as partes, que contribuíram para a impossibilidade da continuidade do pacto laboral. O juiz foi enfático ao afirmar que a tese de legítima defesa não se aplicaria ao caso, já que houve revide imediato por parte do reclamante, que bastaria se valer da via judicial para solucionar a questão. Dessa forma, reconhecida judicialmente a culpa recíproca no incidente, quais são os direitos que ZÉ CARIOCA fará jus? Fundamente sua resposta.
User badge image
AdmComigo

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

No caso apresentado, onde houve a confirmação da culpa recíproca entre Zé Carioca e Pateta, Zé Carioca pode ter alguns direitos reconhecidos, mesmo diante da situação de agressão. 1. Rescisão do Contrato de Trabalho: Como a relação de trabalho foi considerada insustentável, Zé Carioca pode ter direito à rescisão do contrato de trabalho. 2. Verbas Rescisórias: Ele poderá receber as verbas rescisórias, que incluem saldo de salário, férias proporcionais, 13º salário proporcional e, dependendo do caso, aviso prévio. 3. Indenização: A culpa recíproca pode levar a uma indenização, mas isso depende do entendimento do juiz sobre a gravidade das ações de ambas as partes. 4. FGTS: Zé Carioca também terá direito ao saque do FGTS acumulado durante o período de trabalho. 5. Seguro-desemprego: Se ele se enquadrar nos requisitos, pode ter direito ao seguro-desemprego. É importante ressaltar que a análise de cada caso pode variar conforme as circunstâncias e a interpretação do juiz. A fundamentação para esses direitos se baseia na legislação trabalhista brasileira, que prevê a proteção ao trabalhador, mesmo em situações de conflito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Celia foi admitida como frentista no Auto Posto Santa Tereza para operar em bomba de combustível. O contrato perdurou de 01/03/2013 até 16/08/2013. Houve a dispensa sem justa causa, com o aviso prévio trabalhado com redução de duas horas diárias. Nessa situação, quais serão os direitos decorrentes da dispensa devidos à Celia? Explique.

Mais conteúdos dessa disciplina