São considerados elementos acidentais ou facultativos para a realização do negócio jurídico, a condição, o termo e o encargo. A esse respeito, é correto afirmar que:
a.o termo inicial suspende o exercício e a aquisição do direito.
b.se considera condição a cláusula que, derivando da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
c.se considera encargo o evento futuro e certo que não suspende os efeitos do negócio jurídico, nem a aquisição de direitos.
d.se for resolutiva a condição, enquanto esta não se realizar, o negócio jurídico não produzirá efeitos.
e.se for suspensiva a condição, o negócio jurídico produzirá efeitos desde o início, os quais cessarão com a ocorrência do evento futuro e certo.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O termo inicial suspende o exercício e a aquisição do direito. - Esta afirmação não está correta, pois o termo suspensivo impede a aquisição do direito até que o termo ocorra, mas não suspende o exercício. b) Se considera condição a cláusula que, derivando da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. - Esta afirmação está correta, pois define bem o conceito de condição. c) Se considera encargo o evento futuro e certo que não suspende os efeitos do negócio jurídico, nem a aquisição de direitos. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a definição mais precisa de encargo. d) Se for resolutiva a condição, enquanto esta não se realizar, o negócio jurídico não produzirá efeitos. - Esta afirmação está incorreta, pois se a condição for resolutiva, o negócio jurídico produz efeitos desde o início, mas pode ser desfeito se a condição ocorrer. e) Se for suspensiva a condição, o negócio jurídico produzirá efeitos desde o início, os quais cessarão com a ocorrência do evento futuro e certo. - Esta afirmação está incorreta, pois se a condição for suspensiva, o negócio jurídico não produzirá efeitos até que a condição se realize. A alternativa correta é: b) se considera condição a cláusula que, derivando da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.