Logo Passei Direto
Buscar

Exercicios Comportamento Humano nas Organizações

Conjunto de questões de múltipla escolha sobre Comportamento Humano nas Organizações e Comunicação Empresarial, com cenários práticos (Xerox PARC, Walmart, caso de contratação, empresa Y) e opções de resposta.

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Considere a seguinte afirmação sobre comportamento organizacional, proferida por João, colaborador de uma empresa em expansão e com demanda crescente de trabalho: “As ideias inerentes às práticas orientadas pelo conceito de comportamento organizacional são egoístas e manipuladoras, pois serve apenas aos negócios da empresa”.
Em resumo, qual é o aspecto em destaque nessa percepção de João sobre a prática baseada no comportamento organizacional na empresa onde ele trabalha?
a. Viés comportamental.
b. Retornos decrescentes.
c. Sistema do comportamento organizacional.
d. Manipulação antiética.
e. Cidadania organizacional.

Segundo McShane (2014, p. 13), “a Walmart durante décadas foi considerada a maior varejista do mundo concentrando-se nos clientes, oferecendo os preços mais baixos possíveis, e nos acionistas, gerando bons retornos financeiros, porém com este enfoque expôs a empresa a uma hostilidade cada vez maior de grupos que a acusam de destruir a base industrial dos EUA e ignorar trabalhos infantis nos países dos quais compra seus produtos”.
Com base nos estudos desta Unidade de Aprendizagem, é possível afirmar que a Walmart:
a. não se preocupou com as forças políticas.
b. procurou estar atenta ao comportamento organizacional.
c. praticou políticas antiéticas.
d. não considerou todas as partes interessadas.
e. não soube fazer seu endomarketing.

Baseado nos estudos desta Unidade de Aprendizagem, analise e marque a alternativa que melhor relaciona o conceito de diversidade:
a. A diversidade envolve entender que as diferenças são muitas entre as pessoas e que alguns grupos sempre terão privilégios históricos.
b. A diversidade se relacionada com os grupos sociais que apresentam pontos comuns que os unem para realizar suas atividades nas organizações.
c. A diversidade compreende a presença dos mais diversos grupos de identidade que se encontram presentes e se inter-relacionam dentro das organizações.
d. A diversidade é um conceito que, ao contrário do que preconizam os direitos humanos, estabelece aqueles que terão maiores possibilidades nas empresas.
e. A diversidade é algo inerente ao tecido social e não apresenta influências diretas nas organizações, onde cada pessoa foca no seu cargo, exclusivamente.

Analise as afirmativas que falam sobre a Lei 12.990, de 09 de junho de 2014, que estabelece vagas para pessoas negras em concursos públicos e marque a alternativa CORRETA:
a. Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por ocasião do processo de colonização no Brasil.
b. A lei é contraditória e controversa, pois as pessoas negras deveriam ser vistas como iguais e não como privilegiadas.
c. A lei não deveria existir no Brasil, que é um país onde a miscigenação racial constitui nossa nação e onde não existe racismo nem discriminação de nenhuma natureza.
d. A gestão da diversidade no interior das organizações também envolve as questões étnicas, sendo que algumas etnias devem possuir maior respeito e poder.
e. A lei envolve o conceito de políticas afirmativas e o ponto importante é que qualquer pessoa pode se declarar negra para ocupar essas vagas, independentemente do número de vagas e do que está colocado no edital do concurso.

Analise as afirmativas sobre o assédio sexual e a gestão da diversidade no interior das organizações e marque a alternativa CORRETA:
a. O assédio sexual ocorre somente por parte de homens para mulheres, uma vez que a maioria dos gestores é do gênero masculino.
b. O assédio sexual é caracterizado quando existe contato físico abusivo entre o agressor e a vítima, bem como o uso de palavras que tenham conotação e intenção relacionadas ao sexo.
c. O gestor poderá apresentar práticas de assédio sexual, desde que consentidas pela pessoa assediada.
d. O assédio sexual não se encontra presente na maioria das organizações brasileiras, pois nossa cultura apresenta um comportamento muito ético e esclarecido sobre a temática da sexualidade.
e. Ao realizar a gestão da diversidade no interior das organizações, os gestores não devem se ater aos aspectos relativos ao assédio para não incentivar tais práticas.

No universo empresarial, é recorrente a presença de equipes e grupos desempenhando diferentes papéis. As equipes são constituídas por uma razão clara e estão ligadas aos objetivos da empresa, enquanto os grupos se formam espontaneamente para dar conta das demandas pessoais e sociais dos membros (McShane; Glinow, 2013). Considere a seguinte situação: No ano de 2020, houve mudanças internas consideráveis na estrutura da petrolífera brasileira, a Petrobras. No decorrer do processo, foram constituídos variados grupos de funcionários que dialogavam sobre as alterações e consequências disso no cotidiano de suas atividades de trabalho. Essa articulação proporcionou colaboração comum e compartilhamento de dados de modo mais rápido no contexto corporativo, contudo não estava relacionada aos objetivos oficiais da Petrobras (Rodrigues; Rocha, 2021). A partir do exposto, assinale se as seguintes afirmacoes são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os grupos criados no ambiente da Petrobras, na fase de reestruturação, tinham como principal foco promover apoio social e emocional aos participantes. ( ) Ao contrário das equipes, os grupos têm foco diferente dos objetivos empresariais e não dependem da colaboração estruturada entre os membros. ( ) Os grupos indicados foram compostos de modo formal para dar suporte à empresa para obter suas metas de produtividade. Assinale a sequência correta:
( ) Os grupos criados no ambiente da Petrobras, na fase de reestruturação, tinham como principal foco promover apoio social e emocional aos participantes.
( ) Ao contrário das equipes, os grupos têm foco diferente dos objetivos empresariais e não dependem da colaboração estruturada entre os membros.
( ) Os grupos indicados foram compostos de modo formal para dar suporte à empresa para obter suas metas de produtividade.
A V – F – F.
B F – V – F.
C F – F – V.
D V – V – V.
E V – V – F.

As equipes autodirigidas são constituídas por indivíduos que têm autonomia para escolher como será o processo de trabalho. Elas são compostas por processos interdependentes e com elevada responsabilidade em relação a suas atividades. Considere a seguinte situação: Em uma indústria eletrônica, membros de uma equipe autodirigida são responsáveis pela linha de montagem de dispositivos, do controle dos itens até a análise da qualidade final. A equipe define como organizar o trabalho e resolver problemas sem a supervisão direta de um gerente. Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As equipes autodirigidas têm liberdade para decidir a respeito das atividades relacionadas ao processo de trabalho, o que pode elevar a motivação e o comprometimento dos participantes. PORQUE II. Esse tipo de equipe é estruturado em torno de processos interdependentes e, assim, tem autonomia limitada, pois depende de um gestor para direcionar as ações estratégicas. Assinale a alternativa correta:
I. As equipes autodirigidas têm liberdade para decidir a respeito das atividades relacionadas ao processo de trabalho, o que pode elevar a motivação e o comprometimento dos participantes.
II. Esse tipo de equipe é estruturado em torno de processos interdependentes e, assim, tem autonomia limitada, pois depende de um gestor para direcionar as ações estratégicas.
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
C A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.

Os “5 Cs” são habilidades determinantes que os integrantes de uma equipe devem ter para alcançar a eficiência (Kotler et al., 2017; Chiavenato, 2014). Entre essas competências, a comunicação assegura que as informações sejam dadas e compartilhadas de forma clara e assertiva, auxiliando a coordenação e integração entre a equipe. Considere o seguinte caso: A equipe de marketing de uma corporação está lidando com desafios para interagir e articular as contribuições de seus participantes, o que está sendo uma desvantagem para a execução de um projeto relevante. Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Fortalecer a habilidade de comunicação ajudaria a resolver esse problema. PORQUE II. A interação eficaz permite que as informações sejam socializadas de forma clara e respeitosa, tornando mais simples a articulação de ideias dos integrantes da equipe. Assinale a alternativa correta:
I. Fortalecer a habilidade de comunicação ajudaria a resolver esse problema.
II. A interação eficaz permite que as informações sejam socializadas de forma clara e respeitosa, tornando mais simples a articulação de ideias dos integrantes da equipe.
A A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
C A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
D As asserções I e II são falsas.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.

Analise as alternativas que falam sobre o conceito de cultura e marque a resposta correta: a. O conceito de cultura nos leva a entender que existem povos civilizados ou não, dependendo de sua cultura. b. Por cultura entendemos o teatro, as danças, o cinema e a literatura, sobretudo as obras clássicas. c. A cultura caracteriza a forma como um determinado grupo social pensa e age sobre o mundo. d. O entendimento atual sobre cultura é que existe uma alta cultura (da elite) e uma baixa cultura (da massa popular). e. O conceito de cultura é estanque, não sofrendo mudanças ao longo das últimas décadas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere a seguinte afirmação sobre comportamento organizacional, proferida por João, colaborador de uma empresa em expansão e com demanda crescente de trabalho: “As ideias inerentes às práticas orientadas pelo conceito de comportamento organizacional são egoístas e manipuladoras, pois serve apenas aos negócios da empresa”.
Em resumo, qual é o aspecto em destaque nessa percepção de João sobre a prática baseada no comportamento organizacional na empresa onde ele trabalha?
a. Viés comportamental.
b. Retornos decrescentes.
c. Sistema do comportamento organizacional.
d. Manipulação antiética.
e. Cidadania organizacional.

Segundo McShane (2014, p. 13), “a Walmart durante décadas foi considerada a maior varejista do mundo concentrando-se nos clientes, oferecendo os preços mais baixos possíveis, e nos acionistas, gerando bons retornos financeiros, porém com este enfoque expôs a empresa a uma hostilidade cada vez maior de grupos que a acusam de destruir a base industrial dos EUA e ignorar trabalhos infantis nos países dos quais compra seus produtos”.
Com base nos estudos desta Unidade de Aprendizagem, é possível afirmar que a Walmart:
a. não se preocupou com as forças políticas.
b. procurou estar atenta ao comportamento organizacional.
c. praticou políticas antiéticas.
d. não considerou todas as partes interessadas.
e. não soube fazer seu endomarketing.

Baseado nos estudos desta Unidade de Aprendizagem, analise e marque a alternativa que melhor relaciona o conceito de diversidade:
a. A diversidade envolve entender que as diferenças são muitas entre as pessoas e que alguns grupos sempre terão privilégios históricos.
b. A diversidade se relacionada com os grupos sociais que apresentam pontos comuns que os unem para realizar suas atividades nas organizações.
c. A diversidade compreende a presença dos mais diversos grupos de identidade que se encontram presentes e se inter-relacionam dentro das organizações.
d. A diversidade é um conceito que, ao contrário do que preconizam os direitos humanos, estabelece aqueles que terão maiores possibilidades nas empresas.
e. A diversidade é algo inerente ao tecido social e não apresenta influências diretas nas organizações, onde cada pessoa foca no seu cargo, exclusivamente.

Analise as afirmativas que falam sobre a Lei 12.990, de 09 de junho de 2014, que estabelece vagas para pessoas negras em concursos públicos e marque a alternativa CORRETA:
a. Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por ocasião do processo de colonização no Brasil.
b. A lei é contraditória e controversa, pois as pessoas negras deveriam ser vistas como iguais e não como privilegiadas.
c. A lei não deveria existir no Brasil, que é um país onde a miscigenação racial constitui nossa nação e onde não existe racismo nem discriminação de nenhuma natureza.
d. A gestão da diversidade no interior das organizações também envolve as questões étnicas, sendo que algumas etnias devem possuir maior respeito e poder.
e. A lei envolve o conceito de políticas afirmativas e o ponto importante é que qualquer pessoa pode se declarar negra para ocupar essas vagas, independentemente do número de vagas e do que está colocado no edital do concurso.

Analise as afirmativas sobre o assédio sexual e a gestão da diversidade no interior das organizações e marque a alternativa CORRETA:
a. O assédio sexual ocorre somente por parte de homens para mulheres, uma vez que a maioria dos gestores é do gênero masculino.
b. O assédio sexual é caracterizado quando existe contato físico abusivo entre o agressor e a vítima, bem como o uso de palavras que tenham conotação e intenção relacionadas ao sexo.
c. O gestor poderá apresentar práticas de assédio sexual, desde que consentidas pela pessoa assediada.
d. O assédio sexual não se encontra presente na maioria das organizações brasileiras, pois nossa cultura apresenta um comportamento muito ético e esclarecido sobre a temática da sexualidade.
e. Ao realizar a gestão da diversidade no interior das organizações, os gestores não devem se ater aos aspectos relativos ao assédio para não incentivar tais práticas.

No universo empresarial, é recorrente a presença de equipes e grupos desempenhando diferentes papéis. As equipes são constituídas por uma razão clara e estão ligadas aos objetivos da empresa, enquanto os grupos se formam espontaneamente para dar conta das demandas pessoais e sociais dos membros (McShane; Glinow, 2013). Considere a seguinte situação: No ano de 2020, houve mudanças internas consideráveis na estrutura da petrolífera brasileira, a Petrobras. No decorrer do processo, foram constituídos variados grupos de funcionários que dialogavam sobre as alterações e consequências disso no cotidiano de suas atividades de trabalho. Essa articulação proporcionou colaboração comum e compartilhamento de dados de modo mais rápido no contexto corporativo, contudo não estava relacionada aos objetivos oficiais da Petrobras (Rodrigues; Rocha, 2021). A partir do exposto, assinale se as seguintes afirmacoes são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os grupos criados no ambiente da Petrobras, na fase de reestruturação, tinham como principal foco promover apoio social e emocional aos participantes. ( ) Ao contrário das equipes, os grupos têm foco diferente dos objetivos empresariais e não dependem da colaboração estruturada entre os membros. ( ) Os grupos indicados foram compostos de modo formal para dar suporte à empresa para obter suas metas de produtividade. Assinale a sequência correta:
( ) Os grupos criados no ambiente da Petrobras, na fase de reestruturação, tinham como principal foco promover apoio social e emocional aos participantes.
( ) Ao contrário das equipes, os grupos têm foco diferente dos objetivos empresariais e não dependem da colaboração estruturada entre os membros.
( ) Os grupos indicados foram compostos de modo formal para dar suporte à empresa para obter suas metas de produtividade.
A V – F – F.
B F – V – F.
C F – F – V.
D V – V – V.
E V – V – F.

As equipes autodirigidas são constituídas por indivíduos que têm autonomia para escolher como será o processo de trabalho. Elas são compostas por processos interdependentes e com elevada responsabilidade em relação a suas atividades. Considere a seguinte situação: Em uma indústria eletrônica, membros de uma equipe autodirigida são responsáveis pela linha de montagem de dispositivos, do controle dos itens até a análise da qualidade final. A equipe define como organizar o trabalho e resolver problemas sem a supervisão direta de um gerente. Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As equipes autodirigidas têm liberdade para decidir a respeito das atividades relacionadas ao processo de trabalho, o que pode elevar a motivação e o comprometimento dos participantes. PORQUE II. Esse tipo de equipe é estruturado em torno de processos interdependentes e, assim, tem autonomia limitada, pois depende de um gestor para direcionar as ações estratégicas. Assinale a alternativa correta:
I. As equipes autodirigidas têm liberdade para decidir a respeito das atividades relacionadas ao processo de trabalho, o que pode elevar a motivação e o comprometimento dos participantes.
II. Esse tipo de equipe é estruturado em torno de processos interdependentes e, assim, tem autonomia limitada, pois depende de um gestor para direcionar as ações estratégicas.
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
C A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.

Os “5 Cs” são habilidades determinantes que os integrantes de uma equipe devem ter para alcançar a eficiência (Kotler et al., 2017; Chiavenato, 2014). Entre essas competências, a comunicação assegura que as informações sejam dadas e compartilhadas de forma clara e assertiva, auxiliando a coordenação e integração entre a equipe. Considere o seguinte caso: A equipe de marketing de uma corporação está lidando com desafios para interagir e articular as contribuições de seus participantes, o que está sendo uma desvantagem para a execução de um projeto relevante. Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Fortalecer a habilidade de comunicação ajudaria a resolver esse problema. PORQUE II. A interação eficaz permite que as informações sejam socializadas de forma clara e respeitosa, tornando mais simples a articulação de ideias dos integrantes da equipe. Assinale a alternativa correta:
I. Fortalecer a habilidade de comunicação ajudaria a resolver esse problema.
II. A interação eficaz permite que as informações sejam socializadas de forma clara e respeitosa, tornando mais simples a articulação de ideias dos integrantes da equipe.
A A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
C A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
D As asserções I e II são falsas.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.

Analise as alternativas que falam sobre o conceito de cultura e marque a resposta correta: a. O conceito de cultura nos leva a entender que existem povos civilizados ou não, dependendo de sua cultura. b. Por cultura entendemos o teatro, as danças, o cinema e a literatura, sobretudo as obras clássicas. c. A cultura caracteriza a forma como um determinado grupo social pensa e age sobre o mundo. d. O entendimento atual sobre cultura é que existe uma alta cultura (da elite) e uma baixa cultura (da massa popular). e. O conceito de cultura é estanque, não sofrendo mudanças ao longo das últimas décadas.

Prévia do material em texto

Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações 
Assunto: O comportamento humano nas organizações 
Questão 1 
 
Considere a seguinte afirmação sobre comportamento organizacional, proferida por 
João, colaborador de uma empresa em expansão e com demanda crescente de 
trabalho: “As ideias inerentes às práticas orientadas pelo conceito de 
comportamento organizacional são egoístas e manipuladoras, pois serve apenas 
aos negócios da empresa”. Em resumo, qual é o aspecto em destaque nessa 
percepção de João sobre a prática baseada no comportamento organizacional na 
empresa onde ele trabalha? 
Selecione a resposta: 
• A 
Cidadania organizacional. 
• B 
Manipulação antiética. 
• C 
Sistema do comportamento organizacional. 
• D 
Retornos decrescentes. 
• E 
Viés comportamental. 
 
Questão 2 
 
Analise o trecho a seguir: 
“[...] interface gráfica do usuário, o mouse, as janelas, as caixas de combinação, a 
impressão a laser, a computação distribuída e as tecnologias Ethernet não foram 
inventadas pela Apple, Microsoft ou IBM. Esses elementos essenciais da 
computação pessoal moderna foram produzidos pelos pesquisadores da Xerox 
PARC na década de 1970. Infelizmente os executivos da Xerox estavam 
concentrados nas fotocopiadoras e não reconheceram o valor das invenções da 
Xerox PARC, muitas das quais não foram patenteadas. O valor perdido das 
descobertas da Xerox PARC é muito maior do que o valor de todo o ramo das 
fotocopiadoras atualmente.” (MSSHANE, 2014, p. 179) 
A partir do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem, a que você atribuiria 
essa descrição? 
Selecione a resposta: 
• A 
Engajamento das pessoas. 
• B 
Sistema social. 
• C 
Dissonância cognitiva. 
• D 
Efeito estereotipagem. 
• E 
Modelos mentais. 
 
 
 
Questão 3 
 
Uma grande empresa do ramo de cosmético dos EUA compra uma empresa 
fornecedora Y, não somente por seu uso de tecnologia avançada que tinha, mas com 
intuito de compreender as políticas e as práticas que haviam transformado a 
empresa Y em uma organização de sucesso. A empresa Y permitia que seus 
funcionários trabalhassem em equipe de diversas maneiras. Os edifícios foram 
projetados para agregar as pessoas em equipes, mas também para encorajar 
encontros aleatórios com pessoas de outros projetos, pois acredita-se que, quando 
as pessoas esbarram umas nas outras e fazem contato visual, a inovação acontece. 
Todos os funcionários, desde os estagiários até a alta administração, são 
incentivados a serem criativos e oferecem feedback honesto sobre trabalhos em 
andamento. As equipes de produção têm sessões de “suadouro” nas quais 
conversam abertamente sobre os problemas. Considerando os assuntos abordados 
nesta Unidade de Aprendizagem, que temas parecem dominar as práticas da 
empresa Y? 
Selecione a resposta: 
• A 
Responsabilidade social. 
• B 
Dissonância cognitiva. 
• C 
Viés comportamental. 
• D 
Comportamento organizacional. 
• E 
Manipulação antiética. 
 
Questão 4 
 
Segundo McShane (2014, p. 13), “a Walmart durante décadas foi considerada a maior 
varejista do mundo concentrando-se nos clientes, oferecendo os preços mais 
baixos possíveis, e nos acionistas, gerando bons retornos financeiros, porém com 
este enfoque expôs a empresa a uma hostilidade cada vez maior de grupos que a 
acusam de destruir a base industrial dos EUA e ignorar trabalhos infantis nos países 
dos quais compra seus produtos”. Com base nos estudos desta Unidade de 
Aprendizagem, é possível afirmar que a Walmart: 
Selecione a resposta: 
• A 
não se preocupou com as forças políticas. 
• B 
não soube fazer seu endomarketing. 
• C 
procurou estar atenta ao comportamento organizacional. 
• D 
não considerou todas as partes interessadas. 
• E 
praticou políticas antiéticas. 
 
Questão 5 
 
 
 
Considere a história de um gestor que estava contratando uma nova funcionária 
para a área de TI: a candidata que ele considerou mais apta para o cargo era 
talentosa, tinha a experiência necessária e preferia trabalhar no segundo turno. 
Porém, quando a candidata recebeu a proposta de emprego, informou que teria que 
entrar meia hora mais tarde em função da creche da filha e, em função de um 
problema físico, o gestor teria que fazer um ajuste na sua estação de trabalho. A 
candidata foi admitida (NEWSTROM, 2011, p. 9). Na sua opinião, o que essa situação 
está revelando sobre o gestor do ponto de vista do comportamento organizacional? 
Selecione a resposta: 
• A 
O gestor teve uma percepção seletiva. 
• B 
O gestor considerou a cidadania organizacional. 
• C 
O gestor considerou a totalidade da pessoa. 
• D 
O gestor considerou a sua aparência. 
• E 
O gestor priorizou a valorização de seu trabalho. 
 
Assunto: Comunicação empresarial: Conceito, Aplicação e Importância 
Questão 1 
 
A comunicação vertical (hierárquica) e horizontal (entre pares) tem funções distintas 
nas organizações. Por exemplo, a diretoria de uma empresa envia um e-mail formal 
anunciando mudanças na política de home office. Enquanto isso, colaboradores de 
um setor discutem, em um grupo de WhatsApp, como adaptar suas rotinas às novas 
regras. Entre as conversas, surgiu um boato sobre demissões em massa, que 
começou a circular sem fonte identificada. 
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
O e-mail da diretoria exemplifica comunicação horizontal, por ser um canal oficial. 
• B 
O grupo de WhatsApp ilustra comunicação vertical ascendente, pois envolve feedback. 
• C 
O boato caracteriza comunicação informal, por não seguir fluxos hierárquicos. 
• D 
A comunicação vertical descendente ocorre apenas em canais não oficiais. 
• E 
A discussão no WhatsApp é um exemplo de comunicação vertical institucionalizada. 
 
Questão 2 
 
A comunicação não verbal, que ocorre por meio de gestos e postura, pode 
complementar ou contradizer a comunicação verbal, impactando a eficácia da 
mensagem. Por exemplo, em uma reunião, um gestor diz aceitar críticas, mas cruza 
os braços e evita contato visual; ou um colaborador concorda com a tarefa, mas 
suspira e olha para o relógio. 
Diante de situações como essas, pode-se afirmar que: 
Selecione a resposta: 
 
 
• A 
a comunicação não verbal substitui a verbal em contextos formais. 
• B 
inconsistências entre verbal e não verbal geram desconfiança. 
• C 
gestos são irrelevantes se a mensagem verbal for clara. 
• D 
o contato visual é o único indicador válido de engajamento. 
• E 
suspirar indica concordância ativa com o discurso. 
 
Questão 3 
 
A eficácia da comunicação horizontal depende de alguns mecanismos de integração 
adequados, de definição clara de funções e sistemas de feedback contínuo. Falhas 
nesses elementos podem causar conflitos, por exemplo, entre departamentos. 
Nesse sentido, considere que o departamento de TI de um banco implementou uma 
nova funcionalidade no sistema informatizado de atendimento sem consultar o 
departamento de operações. Outra situação que ocorreu foi a criação de manuais 
técnicos que usam jargões incompreensíveis para operações. Para piorar, reuniões 
de alinhamento foram canceladas por três meses consecutivos, e e-mails com 
críticas mútuas foram copiados para a diretoria. 
Qual medida resolveria estruturalmente o problema? Assinale a alternativa correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
Criar um comitê interdepartamental com reuniões quinzenais obrigatórias. 
• B 
Determinar que TI simplifique unilateralmente sua documentação. 
• C 
Exigir que Operações façam curso técnico de TI por conta própria. 
• D 
Transferir os conflitos para a área jurídica como caso disciplinar. 
• E 
Considerar os atritos irrelevantes e focar as métricas individuais. 
 
Questão 4 
 
A distância hierárquica e o individualismo impactam diretamente os estilos 
comunicacionais, exigindo adaptações em contextos multiculturais. Veja o exemplo 
de uma empresa sueca cuja cultura é de baixa distância hierárquica, que adquiriu 
uma empresa mexicana, que passou aser sua filial, com alta distância hierárquica. 
Assim, os seguintes problemas foram observados: 
• Colaboradores mexicanos não questionam ordens dos gestores suecos. 
• Feedback 360° implementado pela matriz tem baixa participação. 
• Reuniões de brainstorming são dominadas por funcionários suecos. 
• E-mails da diretoria são interpretados como sugestões, não ordens. 
Assinale a alternativa cuja intervenção seria culturalmente mais adequada. 
Selecione a resposta: 
• A 
Adotar imediatamente o modelo sueco em todas as unidades. 
• B 
Manter os dois sistemas comunicacionais separados. 
 
 
• C 
Demitir colaboradores que não se adaptarem ao estilo sueco. 
• D 
Ignorar essas eventuais diferenças, pois negócios são universais. 
• E 
Realizar workshops conjuntos sobre diferenças culturais na comunicação. 
 
Questão 5 
 
Respostas comunicacionais devem variar conforme o tipo de crise, o estágio de 
desenvolvimento da empresa e a percepção dos stakeholders quanto à eficiência e 
eficácia das comunicações. No caso do vazamento de dados da fintech NewBank, 
foram verificadas as seguintes situações: 
• Dia 1: detectada falha de segurança. 
• Dia 3: vazamento atinge redes sociais. 
• Dia 5: clientes relatam fraudes. 
• Dia 7: mídia especializada noticia o caso. 
• Dia 10: empresa emite primeiro comunicado. 
Qual estratégia seguiria corretamente os princípios da comunicação de crise? 
Selecione a resposta: 
• A 
Dia 1: acionar plano de contingência com comunicação transparente. 
• B 
Dia 3: negar publicamente qualquer falha no sistema. 
• C 
Dia 5: culpar hackers externos e confirmar a informação depois. 
• D 
Dia 7: isolar executivos para evitar contato com a imprensa. 
• E 
Dia 10: divulgar comunicado técnico com jargões complexos. 
 
Assunto: Diversidade de pessoas 
Questão 1 
 
Baseado nos estudos desta Unidade de Aprendizagem, analise e marque a 
alternativa que melhor relaciona o conceito de diversidade: 
Selecione a resposta: 
• A 
A diversidade envolve entender que as diferenças são muitas entre as pessoas e que 
alguns grupos sempre terão privilégios históricos. 
• B 
A diversidade se relacionada com os grupos sociais que apresentam pontos comuns que 
os unem para realizar suas atividades nas organizações. 
• C 
A diversidade compreende a presença dos mais diversos grupos de identidade que se 
encontram presentes e se inter-relacionam dentro das organizações. 
• D 
A diversidade é um conceito que, ao contrário do que preconizam os direitos humanos, 
estabelece aqueles que terão maiores possibilidades nas empresas. 
• E 
 
 
A diversidade é algo inerente ao tecido social e não apresenta influências diretas nas 
organizações, onde cada pessoa foca no seu cargo, exclusivamente. 
 
Questão 2 
 
Analise as afirmativas que falam sobre a Lei 12.990, de 09 de junho de 2014, que 
estabelece vagas para pessoas negras em concursos públicos e marque a 
alternativa CORRETA: 
Selecione a resposta: 
• A 
Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas 
por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por 
ocasião do processo de colonização no Brasil. 
• B 
A lei é contraditória e controversa, pois as pessoas negras deveriam ser vistas como iguais 
e não como privilegiadas. 
• C 
A lei não deveria existir no Brasil, que é um país onde a miscigenação racial constitui 
nossa nação e onde não existe racismo nem discriminação de nenhuma natureza. 
• D 
A gestão da diversidade no interior das organizações também envolve as questões 
étnicas, sendo que algumas etnias devem possuir maior respeito e poder. 
• E 
A lei envolve o conceito de políticas afirmativas e o ponto importante é que qualquer 
pessoa pode se declarar negra para ocupar essas vagas, independentemente do número 
de vagas e do que está colocado no edital do concurso. 
 
Questão 3 
 
Analise as afirmativas que se referem ao assédio moral e à gestão da diversidade 
no interior das organizações e marque a CORRETA: 
Selecione a resposta: 
• A 
O assédio moral não encontra relações possíveis com os conceitos de diversidade no 
interior das organizações. 
• B 
É importante que o gestor seja ético e não tenha um comportamento que possa denegrir 
ou prejudicar alguém, seja por violência física ou verbal. 
• C 
O assédio moral envolve, necessariamente, a relação abusiva sexual, que é manifestada 
entre colaboradores da organização. 
• D 
Ao se estabelecerem boas práticas de gestão da diversidade, as organizações estão 
promovendo o assédio moral entre seus colaboradores. 
• E 
Somente é considerado assédio moral quando as iniciativas partem do gestor aos seus 
liderados. 
 
Questão 4 
 
 
 
Analise as afirmativas sobre o assédio sexual e a gestão da diversidade no interior 
das organizações e marque a alternativa CORRETA: 
Selecione a resposta: 
• A 
O assédio sexual ocorre somente por parte de homens para mulheres, uma vez que a 
maioria dos gestores é do gênero masculino. 
• B 
O assédio sexual não se encontra presente na maioria das organizações brasileiras, pois 
nossa cultura apresenta um comportamento muito ético e esclarecido sobre a temática da 
sexualidade. 
• C 
O assédio sexual é caracterizado quando existe contato físico abusivo entre o agressor e 
a vítima, bem como o uso de palavras que tenham conotação e intenção relacionadas ao 
sexo. 
• D 
Ao realizar a gestão da diversidade no interior das organizações, os gestores não devem 
se ater aos aspectos relativos ao assédio para não incentivar tais práticas. 
• E 
O gestor poderá apresentar práticas de assédio sexual, desde que consentidas pela 
pessoa assediada. 
 
Questão 5 
 
Analise as afirmativas que se referem à relação entre a gestão da diversidade e a 
discriminação no interior das organizações e marque a CORRETA: 
Selecione a resposta: 
• A 
Realizar a gestão da diversidade no interior das organizações é importante, mas não se 
associa diretamente ao combate à discriminação. 
• B 
Quando a gestão da diversidade é realizada, todos se sentem contemplados com as 
mesmas possibilidades de crescimento e desenvolvimento e, assim, não há 
discriminações. 
• C 
A gestão da diversidade é algo que existe somente no discurso, enquanto que o 
preconceito e a discriminação estão ao nosso redor no cotidiano. 
• D 
Deve-se realizar a gestão da diversidade somente para contemplar os aspectos legais que 
a exigem, como as cotas para deficientes, o que não se relaciona com ações 
discriminatórias. 
• E 
A gestão da diversidade deve ser perseguida para que seja possível manter os privilégios 
de alguns grupos e reforçar suas ideias. 
 
Assunto: Dinâmica de equipe 
Questão 1 
 
No universo empresarial, é recorrente a presença de equipes e grupos 
desempenhando diferentes papéis. As equipes são constituídas por uma razão clara 
e estão ligadas aos objetivos da empresa, enquanto os grupos se formam 
 
 
espontaneamente para dar conta das demandas pessoais e sociais dos membros 
(McShane; Glinow, 2013). 
Considere a seguinte situação: 
No ano de 2020, houve mudanças internas consideráveis na estrutura da petrolífera 
brasileira, a Petrobras. No decorrer do processo, foram constituídos variados 
grupos de funcionários que dialogavam sobre as alterações e consequências disso 
no cotidiano de suas atividades de trabalho. Essa articulação proporcionou 
colaboração comum e compartilhamento de dados de modo mais rápido no contexto 
corporativo, contudo não estava relacionada aos objetivos oficiais da Petrobras 
(Rodrigues; Rocha, 2021). 
A partir do exposto, assinale se as seguintes afirmações são verdadeiras (V) ou 
falsas (F): 
( ) Os grupos criados no ambiente da Petrobras, na fase de reestruturação, tinham 
como principal foco promover apoio social e emocional aos participantes. 
( ) Ao contrário das equipes, os grupos têm foco diferente dos objetivos 
empresariais e não dependem da colaboração estruturada entre os membros. 
( ) Os grupos indicados foram compostos de modoformal para dar suporte à 
empresa para obter suas metas de produtividade. 
Assinale a sequência correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
V – F – F. 
• B 
F – V – F. 
• C 
F – F – V. 
• D 
V – V – V. 
• E 
V – V – F. 
 
Questão 2 
 
As equipes autodirigidas são constituídas por indivíduos que têm autonomia para 
escolher como será o processo de trabalho. Elas são compostas por processos 
interdependentes e com elevada responsabilidade em relação a suas atividades. 
Considere a seguinte situação: 
Em uma indústria eletrônica, membros de uma equipe autodirigida são responsáveis 
pela linha de montagem de dispositivos, do controle dos itens até a análise da 
qualidade final. A equipe define como organizar o trabalho e resolver problemas sem 
a supervisão direta de um gerente. 
Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I. As equipes autodirigidas têm liberdade para decidir a respeito das atividades 
relacionadas ao processo de trabalho, o que pode elevar a motivação e o 
comprometimento dos participantes. 
 
PORQUE 
II. Esse tipo de equipe é estruturado em torno de processos interdependentes e, 
assim, tem autonomia limitada, pois depende de um gestor para direcionar as ações 
estratégicas. 
Assinale a alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
 
 
As asserções I e II são falsas. 
• B 
A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira. 
• C 
A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa. 
• D 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I. 
• E 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
 
Questão 3 
 
O trabalho em equipe é uma forma potencializadora para se alcançarem objetivos, 
já que possibilita articular variadas competências e saberes. Contudo, a criação e 
manutenção de uma equipe também é composta por dificuldades que podem 
influenciar a eficiência e a coesão entre os membros. 
Considere a seguinte situação: 
Uma empresa de varejo está prevendo criar uma equipe para elaborar um projeto 
inovador. No entanto, os diretores precisam compreender os potenciais impactos 
dessa decisão. 
Sobre as vantagens e desvantagens das equipes, avalie as afirmativas: 
I. Uma equipe mal articulada tende a solucionar problemas de modo mais assertivo 
do que pessoas atuando de modo isolado. 
II. Uma equipe pode potencializar a inovação e a criatividade, integrando diversas 
visões que auxiliam a encontrar soluções mais criativas. 
III. Os desentendimentos entre os participantes de uma equipe sempre crescem a 
produtividade e a coesão do grupo. 
É correto o que se afirma apenas em: 
Selecione a resposta: 
• A 
I. 
• B 
II e III. 
• C 
I e II. 
• D 
II. 
• E 
III. 
 
Questão 4 
 
O modelo de eficácia das equipes indica que o sucesso de um time está ligado ao 
modo como o espaço corporativo, as tarefas, a constituição e os processos internos 
estão organizados. Uma equipe é considerada eficiente quando atinge seus 
objetivos, mantém os membros satisfeitos e se sustenta a longo prazo. 
Considere a seguinte situação: 
Uma equipe de engenheiros em uma startup de inteligência artificial enfrenta 
dificuldades para buscar soluções rápidas e coordenar suas atividades durante o 
desenvolvimento de um novo programa. 
De acordo com o modelo de eficácia das equipes, esses problemas podem estar 
relacionados a: 
Selecione a resposta: 
 
 
• A 
uma ausência de recompensas financeiras individuais para os integrantes da equipe. 
• B 
uma estrutura organizacional que torna difícil a relação entre os membros. 
• C 
uma determinação clara dos papéis de cada participante da equipe. 
• D 
uma elevada motivação dos indivíduos em relação a seus objetivos individuais. 
• E 
um espaço físico que torna acessível a comunicação entre os integrantes da equipe. 
 
Questão 5 
 
Os “5 Cs” são habilidades determinantes que os integrantes de uma equipe devem 
ter para alcançar a eficiência (Kotler et al., 2017; Chiavenato, 2014). Entre essas 
competências, a comunicação assegura que as informações sejam dadas e 
compartilhadas de forma clara e assertiva, auxiliando a coordenação e integração 
entre a equipe. 
Considere o seguinte caso: 
A equipe de marketing de uma corporação está lidando com desafios para interagir 
e articular as contribuições de seus participantes, o que está sendo uma 
desvantagem para a execução de um projeto relevante. 
Sobre isso, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Fortalecer a habilidade de comunicação ajudaria a resolver esse problema. 
PORQUE 
II. A interação eficaz permite que as informações sejam socializadas de forma clara 
e respeitosa, tornando mais simples a articulação de ideias dos integrantes da 
equipe. 
Assinale a alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa. 
• B 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
• C 
A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira. 
• D 
As asserções I e II são falsas. 
• E 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I. 
 
Assunto: A cultura organizacional e a sociedade 
Questão 1 
 
Analise as alternativas que falam sobre o conceito de cultura e marque a resposta 
correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
O conceito de cultura é estanque, não sofrendo mudanças ao longo das últimas décadas. 
• B 
 
 
O entendimento atual sobre cultura é que existe uma alta cultura (da elite) e uma baixa 
cultura (da massa popular). 
• C 
A cultura caracteriza a forma como um determinado grupo social pensa e age sobre o 
mundo. 
• D 
O conceito de cultura nos leva a entender que existem povos civilizados ou não, 
dependendo de sua cultura. 
• E 
Por cultura entendemos o teatro, as danças, o cinema e a literatura, sobretudo as obras 
clássicas. 
 
Questão 2 
 
A expressão 'centralidade da cultura' indica aqui a forma como a cultura penetra em 
cada recanto da vida social contemporânea, fazendo proliferar ambientes 
secundários, mediando tudo. A cultura está presente nas vozes e imagens 
corpóreas que nos interpelam das telas, nos postos de gasolina. (HALL, 1997). 
 
Analise as afirmativas a partir da citação do autor e marque a alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
A cultura se apresenta, atualmente, de maneira central em nossa vida, pois ao nosso 
redor, especialmente por meio da mídia, são ensinados, constantemente, novos jeitos de 
pensar e de viver. 
• B 
A cultura perde sua importância no cenário atual, onde quem governa é o mercado. 
• C 
A centralidade da cultura entende que não existe processo de interação nem de qualquer 
tipo de subjetividade por meio das mídias. 
• D 
A cultura é sempre local, regional, não chegando a se estabelecer em níveis globais 
• E 
A cultura se manifesta somente por meio de nossas ações diárias, repetitivas e cotidianas. 
 
Questão 3 
 
Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a sociedade e marque 
a alternativa correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
A sociedade não afeta a organização, pois seus processos se desenvolvem no ambiente 
interno da mesma, não no externo. 
• B 
A sociedade é afetada pela chegada de uma nova organização em seu meio. 
• C 
A forma como as pessoas que vivem em sociedade tem de viver, sentir e pensar sobre o 
mundo, poderá afetar as organizações por meio da cultura. 
• D 
Dentro das organizações o que vale são os seus valores e princípios, pois a mesma é 
soberana. 
• E 
 
 
Não existe relação possível a ser feita entre organizações e sociedade devido às suas 
múltiplas diferenças. 
 
Questão 4 
 
Analise as afirmativas que falam sobre algumas características antropológicas 
brasileiras e sua relação com as organizações e marque a resposta correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
A hierarquia estabelece que as relações pessoais entre os membros da organização serão 
utilizadas para a ascensão aos melhores cargos. 
• B 
O personalismo é apresentado por meio dos cargos que a organização tem e sua cadeia 
de comando. 
• C 
A malandragem traduza questão do afeto do povo brasileiro, do tocar e do acolher. 
• D 
O sensualismo é a arte de conseguir as coisas por meio do "jeitinho", estratagemas nem 
sempre éticos. 
• E 
Aventureiro é a característica daquele que privilegia as atividades intelectuais em 
detrimento das manuais. 
 
Questão 5 
 
Analise as afirmativas sobre as características da cultura organizacional e marque 
a alternativa correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
A cultura organizacional não é percebida por meio dos ambientes físicos da organização, 
somente por meio de suas práticas. 
• B 
Dentro de uma organização, a verdade e a realidade serão sempre aquilo que foi 
estabelecido nos manuais e regulamentos. 
• C 
Os relacionamentos humanos farão parte importante da cultura organizacional, pois é por 
meio das relações interpessoais que a organização atinge seus objetivos. 
• D 
A natureza humana não representa um desafio para a cultura organizacional, pois todos 
da empresa se tornam parecidos e pensam da mesma maneira. 
• E 
As atividades humanas e a forma como as pessoas aprenderam a agir em suas vidas 
cotidianas não irão influenciar na cultura organizacional. 
 
Assunto: Uso da criatividade na resolução de problemas 
Questão 1 
 
Além das ações criativas, estudiosos também citam como possibilidades de 
resolver problemas conflitantes nas organizações as ações extremistas e o 
 
 
estabelecimento de compromissos. No entanto, a inovação é hoje um ponto forte 
daquelas empresas que optam por ela. Sabendo disso, assinale a alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
Soluções criativas não são possíveis no âmbito organizacional, que requer, sobretudo, 
seriedade nos processos. 
• B 
Soluções criativas são desejáveis, pois podem levar a inovações, proporcionando 
vantagens competitivas. 
• C 
Soluções criativas são desejáveis porque não existe outra forma de resolver problemas 
senão por meio delas. 
• D 
Soluções criativas não são o melhor meio de resolver problemas atualmente devido às 
possibilidades on-line. 
• E 
Soluções criativas são desejáveis, porém é preciso ter cautela com o processo de 
formulação de ideias. 
 
Questão 2 
 
O modo de consumir foi mudando ao longo das décadas. Se antes uma vitrine física 
bem arrumada era sinônimo de sucesso, hoje a mesma loja precisa apostar em uma 
“vitrine virtual”, expondo seus produtos de maneira inovadora, para a maior 
quantidade de pessoas, haja vista a gama de possibilidades existentes na Internet. 
Segundo Carlucci (2020), o mundo digital se tornou essencial para um momento em 
que se vislumbra adquirir produtos com bons preços. Diante disso, assinale a 
alternativa correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
Assim como o modo de consumo evoluiu, a resolução de eventuais problemas precisa ter 
estratégias inovadoras, fugindo da padronização da antiga era industrial. 
• B 
Apesar das mudanças no modo de consumo, a padronização utilizada na antiga era 
industrial para resolver os problemas ainda é a melhor opção para as fábricas. 
• C 
O modo de consumo evoluiu muito, mas esse fato não tem relação com a maneira como 
as empresas resolvem as problemáticas que eventualmente surgem. 
• D 
Assim como o modo de consumo evoluiu, evoluíram soluções prontas, o que evita o 
desgaste dos gestores em buscar inovar para resolver os eventuais problemas. 
• E 
A criatividade é importante para resolver os problemas, mas o principal é continuar 
evoluindo com vistas ao aumento do consumo, sendo o restante secundário. 
 
Questão 3 
 
A criatividade atrai cada vez mais os gestores das empresas e, por isso, o mercado 
tem buscado profissionais que contribuam com os processos criativos das 
organizações. Para apresentar soluções criativas, é preciso: 
Selecione a resposta: 
 
 
• A 
ter uma formação específica que permita a realização de ações inovadoras. 
• B 
ter recursos financeiros para que seja possível gerar ações inovadoras. 
• C 
ter gestores criativos que comandem equipes que apenas executam as ações. 
• D 
ter pensamentos não convencionais, com soluções originais e simplificadas. 
• E 
ter pensamentos não convencionais e recursos financeiros disponíveis. 
 
Questão 4 
 
Existem alguns passos básicos para a resolução de problemas de maneira criativa. 
Às vezes, um simples conflito é tomado como algo complexo sem necessidade. Por 
isso, o primeiro passo para a efetividade na resolução de problemas é: 
Selecione a resposta: 
• A 
simplificar todos os conflitos que aparecem na empresa. 
• B 
tornar complexos todos os conflitos que se apresentarem. 
• C 
identificar a necessidade de resolução do problema. 
• D 
simplificar aqueles problemas que são complexos. 
• E 
definir exatamente o problema e seu grau de dificuldade. 
 
Questão 5 
 
Pesquisadores defendem que o pensar inovador perpassa o "ócio criativo", que é 
uma das ferramentas para se obter sucesso na resolução de problemas. Assinale a 
alternativa que contém a conceituação correta: 
Selecione a resposta: 
• A 
Ócio criativo diz respeito ao momento de produzir insights,permitindo que o cérebro pense 
inconscientemente. 
• B 
Ócio criativo diz respeito ao momento de dormir, quando o indivíduo pode sonhar com a 
resolução do conflito. 
• C 
Ócio criativo diz respeito ao momento de maior produtividade, quando se está pensando 
sobre o problema. 
• D 
Ócio criativo diz respeito ao brainstorming, momento em que se foca nas ideias que 
poderão trazer a solução. 
• E 
Ócio criativo diz respeito ao momento de encontro com os colegas de profissão fora do 
ambiente de trabalho. 
 
 
 
 
Assunto: Globalização 
Questão 1 
 
A expansão da economia mundial influencia diversos setores da sociedade 
(políticos, sociais, religiosos, de consumo, cultura, hábitos e costumes). Analise 
atentamente as seguintes afirmativas: 
I. A globalização da economia colocou países subdesenvolvidos e desenvolvidos 
em um mesmo patamar socioeconômico e cultural na medida em que expandiu o 
consumo. 
II. Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito 
mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora, na atualidade, se 
verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores. 
III. A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado 
processo de democratização do país, principalmente pela pressão popular dos seus 
1,4 bilhões de habitantes. 
Assinale a alternativa correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
Somente a II é correta. 
• B 
I e II estão corretas. 
• C 
I e III estão corretas. 
• D 
II e III estão corretas. 
• E 
Somente a I está correta. 
 
Questão 2 
 
É uma organização que escolhe um alto nível de envolvimento internacional. Realiza 
investimentos diretos no exterior, iniciando operações próprias ou pela compra de 
parte ou mesmo da totalidade de empresas sediadas no exterior. Suas subsidiárias 
operam interdependentemente como um sistema único e coordenado. 
O trecho acima diz respeito a qual tipo de organização? Assinale a alternativa 
correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
Doméstica. 
• B 
Global. 
• C 
Internacional. 
• D 
Multinacional. 
• E 
Nacional. 
 
 
 
 
Questão 3 
 
O capitalismo foi o grande precursor da globalização e, com isso, buscou expansão 
pelo mundo. Sobre capitalismo e globalização, analise as seguintes afirmativas. 
I. Atualmente, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As 
pessoas estão descobrindo maneiras mais rápidas e eficientes de entrar em contato 
com pessoas de outros países ou de conhecer aspectos culturais e sociais de várias 
partes do planeta. 
II. Mesmo antes da globalização, a maior internacionalização das economias 
permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do 
mundo, buscando, principalmente, a redução de custos. 
III. No Brasil, a base material da reprodução da sociedade capitalista foi 
fundamentada na dominação consentida das classes subalternas sobre a burguesia. 
IV. A regulação do capitalismose dá por uma relação controlada do consumo que, 
por meio do controle dos preços, regula a quantidade e as técnicas de produção de 
mercadorias disponibilizadas ao mercado. 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 
Selecione a resposta: 
• A 
Apenas a I está correta. 
• B 
Apenas a II está correta. 
• C 
Apenas a I e a II estão corretas. 
• D 
Apenas a I e a IV estão corretas. 
• E 
Apenas I, II e III estão corretas. 
 
Questão 4 
 
Para atingir uma vantagem estratégica global existem fontes distintas de atuação 
empresarial, sendo tarefa do gestor adotar aquelas fontes que superam as barreiras 
e proporcionam decisão de expandir a organização para além-fronteiras. Qual das 
alternativas a seguir apresenta as fontes de vantagens competitivas globais? 
Selecione a resposta: 
• A 
Economia de escala na produção, enfoque nacional, mobilidade do produto e nicho 
protegido. 
• B 
Nicho protegido, economia logística de escala, mobilidade de produção e diferenciação do 
produto. 
• C 
Enfoque nacional, nicho protegido, economia logística de escala, mobilidade de produção 
e diferenciação do produto. 
• D 
Economia de escala na produção, economia logística de escala, mobilidade de produção 
e diferenciação do produto. 
• E 
Economia de escala na produção, mobilidade de produção, nicho protegido e 
diferenciação do produto. 
 
 
 
Questão 5 
 
Uma empresa enfrenta obstáculos econômicos, gerenciais e institucionais ao se 
tornar internacional ou multinacional. Dentre os riscos descritos a seguir, relativos 
à expansão da empresa, um deles diz respeito aos riscos políticos. Assinale a 
alternativa correta. 
Selecione a resposta: 
• A 
Constituem-se nas diversas diferenças entre países, como o acesso às matérias-
primas, gaps gerenciais e níveis de capacitação para a execução da estratégia. 
• B 
São as flutuações das diferentes moedas diante da valorização ou desvalorização do 
câmbio que os governos locais adotam, o que dificulta a execução da estratégia. 
• C 
São promovidos por barreiras comerciais impostas pelos governos locais, interferindo nos 
custos logísticos, o que inviabiliza as operações. 
• D 
São promovidos pela diversidade cultural existente em cada país, pois o governo não abre 
mão dos seus valores em benefício de uma empresa. 
• E 
São aqueles relativos à instabilidade nos governos nacionais e à guerra, tanto civil quanto 
internacional. 
 
Assunto: O processo de tomada de decisão 
Questão 1 
 
Muito se discute sobre as contribuições da tomada de decisão baseada na 
racionalidade, apresentando uma alternativa à essa situação. A ________________ 
é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. Esse processo não 
funciona necessariamente como uma alternativa ao método racional; na verdade, 
eles são complementares. 
 
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna: 
Selecione a resposta: 
• A 
intuição perceptiva 
• B 
tomada de decisão intuitiva. 
• C 
racionalidade administrativa. 
• D 
tomada de decisão aleatória. 
• E 
racionalidade intuitiva. 
 
Questão 2 
 
Não se pode negar que o modelo racional de tomada de decisão contribuiu, não só 
para compreender melhor o processo de decisão, como para detectar algumas 
falhas. Com base neste modelo é CORRETO afirmar que o tomador de decisões tem: 
 
 
Selecione a resposta: 
• A 
informações perfeitas, indubitáveis e claras, tem uma lista exaustiva de alternativas entre 
as quais pode escolher. Ele é racional e sempre tem em mente os melhores interesses da 
organização. 
• B 
informações quase sempre relevantes, tem uma lista de alternativas as quais pode 
escolher uma. Ele é racional e sempre tem em mente os melhores interesses da 
organização. 
• C 
informações assertivas, tem uma lista de alternativas. Ele é emocional e sempre tem em 
mente os melhores interesses da organização. 
• D 
informações incertas, não tem um conjunto completo de alternativas ou não entende 
plenamente aquelas que têm à disposição, tem uma racionalidade definida e se restringe 
a valores, experiências e hábitos etc. 
• E 
uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher. Ele é racional e tem em 
mente os melhores interesses da organização. 
 
Questão 3 
 
O modelo racional de decisão sofreu críticas e precisou de alternativas para pensar 
o processo de decisão frente aos cenários de relativa incerteza. Por isso, pode-se 
afirmar que na gestão contemporânea, o processo de tomada de decisão deve ter 
como objetivo: 
Selecione a resposta: 
• A 
indicar a alternativa realmente ótima para levar ao resultado projetado. 
• B 
encontrar e afirmar quais são as alternativas que satisfaçam os interesses dos setores 
mais importantes da direção. 
• C 
elaborar cenários estratégicos que permitam calcular as opções com maior probabilidade 
de sucesso. 
• D 
apontar, dentre as alternativas satisfatórias, aquela que pode levar ao resultado desejado. 
• E 
definir o que pode não dar certo ao adotar uma alternativa. 
 
Questão 4 
 
Marque a alternativa CORRETA em relação ao processo de decisão, as críticas que 
o acompanham e as possíveis soluções apresentadas para sanar as lacunas. 
Selecione a resposta: 
• A 
A comunicação não auxilia o processo de controle dos indivíduos na organização e na 
facilitação do processo de tomada de decisão. 
• B 
“Seguir a razão” em vez de se deixar levar pela paixão e pelas emoções é uma regra 
importante para alcançar melhores resultados. 
 
 
• C 
A utilidade subjetiva prevista não precisa ser levada em consideração quando se analisa 
cada alternativa. 
• D 
Uma das dificuldades apresentadas pelo modelo racional de decisão é a dificuldade das 
pessoas para reconhecer ou para querer reconhecer os problemas. 
• E 
Intuição é a incapacidade de saber quando existe um problema ou uma oportunidade e de 
escolher o melhor curso de ação sem o raciocínio consciente 
 
Questão 5 
 
Leia atentamente o trecho a seguir: 
 
Quando se fala em “pressionar os gestores a agirem como líderes”, Marchionne se 
refere ao desenvolvimento dos gestores, enquanto tomadores de decisões. Em 
reuniões de fins de semana, os gerentes menos graduados apresentam seus planos 
de negócios para Marchionne e seus 23 subordinados diretos, que então votam 
neles usando uma regra de maioria simples. Além disso, ele desloca a decisão para 
pontos inferiores da hierarquia, fazendo, por exemplo, que a Fiat e Chrysler 
trabalhem em conjunto para desenvolver e lançar novos veículos em tempo recorde. 
(MCSHANE; VON GLINOW, 2014, p. 175.) 
 
Segundo o trecho, pode-se afirmar que: 
Selecione a resposta: 
• A 
o gestor ignora completamente o fato de que as emoções também influenciam. 
• B 
há um risco ao envolver profissionais hierarquicamente inferiores. 
• C 
o treinamento visa identificar, inconscientemente, as informações sobre falhas na 
capacidade de decisão dos colaboradores da empresa. 
• D 
os funcionários podem maximizar os erros de identificação de problemas ao discutir sobre 
a situação com os colegas 
• E 
troca de informação, utilização de experiências diversas podem contribuir com o processo 
decisório mais assertivo.

Mais conteúdos dessa disciplina