Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Lívia é terapeuta ocupacional e faz parte da equipe de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). Ela atende regularmente a crianças da comunidade, com foco no desenvolvimento infantil. Durante um atendimento domiciliar, ela conhece Lucas, um menino de 5 anos que apresenta dificuldade em se concentrar, atraso no desenvolvimento da linguagem e pouco interesse em interações sociais. A mãe relata preocupação com o desempenho escolar do filho, mesmo em fase pré-escolar, e pede apoio à profissional.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A atuação da terapeuta ocupacional deve incluir a promoção de ocupações significativas, como o brincar e o estímulo às habilidades cognitivas e socioafetivas da criança.
II. Como a criança ainda não tem diagnóstico clínico, não é papel da terapeuta ocupacional intervir diretamente, devendo apenas encaminhar para avaliação médica especializada.
III. A atuação da terapeuta ocupacional se restringe somente ao ambiente clínico, sendo pouco aplicável nas visitas domiciliares no contexto da atenção primária.
IV. A participação da terapeuta ocupacional no cuidado infantil deve ocorrer apenas em casos de deficiência física ou sensorial já estabelecida, não incluindo atrasos leves ou dificuldades escolares.
A I, II, III e IV.
B II e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, apenas.
E I, II e III, apenas.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A atuação da terapeuta ocupacional deve incluir a promoção de ocupações significativas, como o brincar e o estímulo às habilidades cognitivas e socioafetivas da criança. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a terapia ocupacional foca no desenvolvimento de habilidades que são significativas para a vida da criança. II. Como a criança ainda não tem diagnóstico clínico, não é papel da terapeuta ocupacional intervir diretamente, devendo apenas encaminhar para avaliação médica especializada. Falso, a terapeuta ocupacional pode e deve intervir mesmo na ausência de um diagnóstico clínico, ajudando a desenvolver habilidades e estratégias que podem beneficiar a criança. III. A atuação da terapeuta ocupacional se restringe somente ao ambiente clínico, sendo pouco aplicável nas visitas domiciliares no contexto da atenção primária. Falso, a terapia ocupacional é muito aplicável em visitas domiciliares, especialmente no contexto da atenção primária, onde a intervenção pode ser mais contextualizada e significativa. IV. A participação da terapeuta ocupacional no cuidado infantil deve ocorrer apenas em casos de deficiência física ou sensorial já estabelecida, não incluindo atrasos leves ou dificuldades escolares. Falso, a atuação da terapeuta ocupacional não se limita a casos de deficiência física ou sensorial; ela também é importante em situações de atrasos no desenvolvimento e dificuldades escolares. Com base nas análises, a única afirmativa verdadeira é a I. Portanto, a alternativa correta é: D) I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ana Luíza é terapeuta ocupacional em uma clínica de reabilitação neurológica e está atendendo João, um paciente de 58 anos que sofreu um AVC isquêmico há 3 meses. Ele apresenta hemiparesia no lado direito e dificuldades em realizar atividades básicas de autocuidado, como se vestir, alimentar-se e escrever. Ana Luíza deseja planejar uma intervenção baseada em evidências científicas para melhorar a funcionalidade de João, respeitando suas limitações e preferências. Para isso, ela realiza uma busca em bases científicas, encontra estudos clínicos e revisões sistemáticas, e decide aplicar uma abordagem centrada no cliente, integrando seus conhecimentos profissionais com os dados mais atualizados da literatura.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A prática baseada em evidência contribui para decisões clínicas mais seguras e com melhor custo-benefício para o paciente.
II. A utilização de revisões sistemáticas e ensaios clínicos randomizados bem delineados corresponde aos níveis mais altos de evidência científica.
III. Estudos de caso-controle e coorte, embora com menor grau de evidência que ensaios randomizados, ainda são fontes válidas na prática baseada em evidência.
IV. A terapeuta ocupacional está aplicando o conceito de prática baseada em evidência ao combinar dados científicos, sua experiência clínica e as preferências do paciente.
A II e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina