Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
A doença celíaca (DC) é definida como uma enteropatia causada por uma reação autoimune à ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. O glúten é composto por gliadinas e gluteninas, as quais são proteínas complexas que não são completamente digeridas por enzimas intestinais. O produto final dessa digestão parcial pode desencadear respostas imunes que se assemelham às reações provocadas pela exposição a patógenos gastrointestinais.
Com base no texto, avalie as afirmativas sobre aspectos clínicos e alimentares relacionados à doença celíaca:
I. O consumo de glúten por indivíduos com doença celíaca compromete a absorção de nutrientes no intestino delgado.
II. Os produtos preparados com polvilho e tapioca fazem parte das recomendações alimentares para indivíduos celíacos.
III. A contaminação cruzada da aveia com grãos contendo glúten representar risco alimentar para quem tem intolerância ao glúten.
IV. Os alimentos como sorvetes industrializados e embutidos podem conter ingredientes ou aditivos com glúten em sua composição.
A I, II e III, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, apenas.
D I, II, III e IV.
E III e IV, apenas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. O consumo de glúten por indivíduos com doença celíaca compromete a absorção de nutrientes no intestino delgado. Verdadeiro, a ingestão de glúten em pessoas com doença celíaca causa danos à mucosa intestinal, o que prejudica a absorção de nutrientes. II. Os produtos preparados com polvilho e tapioca fazem parte das recomendações alimentares para indivíduos celíacos. Verdadeiro, polvilho e tapioca são isentos de glúten e são frequentemente recomendados para pessoas com doença celíaca. III. A contaminação cruzada da aveia com grãos contendo glúten representa risco alimentar para quem tem intolerância ao glúten. Verdadeiro, a aveia pode ser contaminada com glúten durante o processamento, o que representa um risco para indivíduos celíacos. IV. Os alimentos como sorvetes industrializados e embutidos podem conter ingredientes ou aditivos com glúten em sua composição. Verdadeiro, muitos produtos industrializados podem conter glúten como aditivo ou ingrediente, portanto, é importante verificar os rótulos. Com base na análise, todos os itens I, II, III e IV são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A primeira versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançada em 2006, apresentou diretrizes alimentares oficiais para a população brasileira, sendo considerado referência para indivíduos, profissionais e gestores de saúde. Porém, embora contemplasse mais alertas sobre os riscos do que a versão atual, as atuais transformações sociais vivenciadas pela sociedade causaram novos impactos sobre as condições de saúde e nutrição, tornando necessária a apresentação de novas recomendações. O aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e a centralidade que a alimentação tem para a saúde mundial são tendências amplas e fundamentais que se destacam para o melhor entendimento dessas transformações, pois passaram a compor as variáveis que põem em risco a saúde.
Com base no texto, avalie as afirmativas relacionadas às diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014:
I. A integração entre qualidade nutricional e impacto socioambiental nas diretrizes alimentares representa uma abordagem que articula saúde individual com responsabilidade coletiva.
II. A classificação dos alimentos com base no grau de processamento possibilita uma análise crítica dos padrões alimentares contemporâneos e seus desdobramentos na saúde pública.
III. A preferência por alimentos com menor interferência industrial expressa uma estratégia que contempla o resgate de práticas alimentares tradicionais e a valorização da cultura alimentar local.
IV. A presença dominante de produtos ultraprocessados no consumo cotidiano é vista como um fator de risco que abrange desde a formulação nutricional até os modos de convívio e produção alimentar.
A I, II, III e IV.
B I, II e III, apenas.
C I, apenas.
D III e IV, apenas.
E II e IV, apenas.

A calorimetria indireta é uma base científica e prática para a abordagem personalizada das necessidades energéticas do paciente e de nutrientes para maximizar os benefícios da terapia nutricional. [...]. Tradicionalmente, a calorimetria indireta tem sido subutilizada, principalmente devido aos custos, escassez de pessoal treinado, e falta de conhecimento pelo médico de como utilizar e manipular os dados de VO2 e VCO2 para medir o dispêndio energético e as taxas de oxidação de gorduras e hidratos de carbono em diferentes situações clínicas. Atualmente e com o avanço tecnológico, calorímetros indiretos estão mais fáceis de operar, tornaram-se portáteis e têm preço acessível. O aumento da utilização da calorimetria indireta facilita assistência individualizada ao paciente, resultando em maior eficácia terapêutica.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A validade dos valores obtidos na calorimetria indireta depende da estabilidade metabólica do indivíduo no momento da medição.
II. A realização de esforço físico intenso no período que antecede o exame altera temporariamente a taxa de produção de dióxido de carbono e o consumo de oxigênio.
A A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina