Logo Passei Direto
Buscar

Em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, a professora estava trabalhando o conceito de gráficos em matemática. Ela explicou os elementos de um gráfico de barras utilizando diferentes tipos de dados para alimentá-lo, porém percebeu que os estudantes estavam com muita dificuldade para compreender os significados e a aplicação prática para a realidade deles. Entre os educandos daquela turma, havia uma menina com deficiência intelectual que também estava com dificuldades para compreender o conteúdo. A professora então resolveu tentar uma nova abordagem aplicando a estratégia do DUA de múltiplas formas de reconhecimento (o quê), múltiplas formas de ação e representação (como) e múltiplas formas de engajamento (porque, para quê).

Qual das alternativas a seguir descreveria melhor uma nova aula ministrada por essa professora com base no DUA?

Opções da pergunta 1:


A professora passou uma videoaula de um canal do YouTube sobre gráficos, depois pegou os mesmos dados do gráfico de barras mostrado na videoaula e desenhou o mesmo gráfico no quadro. Pediu aos estudantes que abrissem o caderno de matemática e copiassem o gráfico que estava no quadro. Depois pediu que pintassem as barras do gráfico com cores diferentes e criassem uma legenda com as mesmas cores que haviam pintado as barras. Cada estudante deveria trocar o caderno com um colega para observar as diferenças e semelhanças no exercício que cada um havia feito. A professora escreveu um exercício no quadro para que os estudantes copiassem e resolvessem criando um gráfico. Depois passou na mesa de cada um deles para corrigir o exercício quando percebeu que apenas 3 estudantes haviam realizado a tarefa satisfatoriamente. 


A professora entregou folhas com gráficos prontos para os estudantes e pediu que apenas observassem. Em seguida, mostrou slides com gráficos diferentes e pediu que cada um apontasse qual gráfico estava correto. Depois de verificar as respostas, a professora pediu para que desenhassem gráficos similares nos cadernos, a partir de dados que eles quisessem colocar para a construção das informações. A atividade foi encerrada com uma discussão sobre os diferentes tipos de gráficos sem que houvesse análise de dados e construção coletiva de gráficos. No final, 2 estudantes conseguiram entender a relação entre os dados e a construção do gráfico, os demais estavam dispersos ou faziam comentários que não correspondiam ao tema da aula. 


A professora pediu que todos abrissem seus livros de matemática no capítulo sobre gráficos e pediu a cada estudante que lesse em voz alta um trecho até que ela pedisse para parar a leitura para que um colega continuasse. Depois que todos leram, a professora pediu para abrirem os cadernos de matemática e copiarem a definição de gráfico que ela escreveu no quadro. Após copiarem, a professora pediu que abrissem o livro novamente e resolvessem os exercícios em dupla. Um dos integrantes de cada dupla deveria ir até o quadro e escrever a resolução do exercício. Ao formarem as duplas de trabalho, os estudantes estavam inquietos e começaram a conversar entre eles. No momento de anotar os exercícios no quadro, apenas 2 estudantes foram, os demais não haviam concluído a tarefa. 


A professora fez uma pesquisa simples na sala de aula para saber quais os sabores preferidos de gelatina. De acordo com as respostas, pediu para o pessoal da cozinha da escola preparar alguns copinhos com gelatina sabor uva que foi o sabor mais apontado pela turma. Na sala de aula, pediu aos estudantes que se sentassem em duplas para acompanhar a leitura do capítulo sobre gráficos no livro de matemática. Depois, disse aos estudantes que deveriam resolver os exercícios e que a dupla que terminasse primeiro receberia 2 copinhos de gelatina cada um. As duplas que terminassem depois receberiam apenas 1 copinho de gelatina para cada um. Os estudantes ficaram alvoroçados e competitivos, alguns tentavam atrapalhar a concentração das outras duplas para que perdessem. No final, nenhuma dupla conseguiu finalizar todos os exercícios e a professora resolveu dar gelatina a todos em quantidades iguais. 


A professora escolheu 4 sabores de gelatina, cada caixinha de uma cor diferente. Levou os estudantes até a cozinha e prepararam juntos as gelatinas. Depois de pronta, todos provaram os 4 sabores. A professora perguntou a cada um de qual sabor tinha gostado mais e anotou as respostas em um painel. Por si mesmos os estudantes comentavam os sabores que apareciam mais e menos vezes no painel segundo a preferência. A professora montou um gráfico com o nome dos sabores no eixo X e quantidade no eixo Y. Cada estudante foi até o gráfico e colou um quadradinho com a cor do sabor no lugar correspondente formando as barras do gráfico. Observando o gráfico, a menina com deficiência intelectual comentou espontaneamente que era possível notar que a maioria não gostava de gelatina de abacaxi porque era azeda. Os demais estudantes concordaram e acrescentaram que o sabor vencedor foi o de uva. 


User badge image
Rayanne Quintiliano

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A alternativa que melhor descreve uma nova aula ministrada pela professora com base no DUA (Design Universal para Aprendizagem) é a última opção: "A professora escolheu 4 sabores de gelatina, cada caixinha de uma cor diferente. Levou os estudantes até a cozinha e prepararam juntos as gelatinas. Depois de pronta, todos provaram os 4 sabores. A professora perguntou a cada um de qual sabor tinha gostado mais e anotou as respostas em um painel. Por si mesmos os estudantes comentavam os sabores que apareciam mais e menos vezes no painel segundo a preferência. A professora montou um gráfico com o nome dos sabores no eixo X e quantidade no eixo Y. Cada estudante foi até o gráfico e colou um quadradinho com a cor do sabor no lugar correspondente formando as barras do gráfico. Observando o gráfico, a menina com deficiência intelectual comentou espontaneamente que era possível notar que a maioria não gostava de gelatina de abacaxi porque era azeda. Os demais estudantes concordaram e acrescentaram que o sabor vencedor foi o de uva." Essa abordagem utiliza múltiplas formas de reconhecimento, ação e engajamento, permitindo que todos os alunos, incluindo aqueles com dificuldades, participem ativamente do aprendizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina