Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição Esportiva

Colégio Objetivo
Durante o exercício físico, bem como nos longos períodos de jejum e na inanição (isto é, desnutrição extrema), o glicerol proveniente da lipólise dos triglicerídeos tem um destino metabólico particularmente específico e fundamental para a garantir a manutenção da glicose e, portanto, a produção de energia.
Qual das alternativas abaixo representa o destino metabólico do glicerol nas condições acima mencionadas?
Gliconeogênese.
Glicólise.
Ciclo de Cori.
Glicogênese.
Gliconeogênese.
Ciclo da ureia.
User badge image
Estudando com Questões

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

O destino metabólico do glicerol durante o exercício físico, jejum prolongado e inanição é a gliconeogênese. O glicerol pode ser convertido em glicose, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, a produção de energia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os carboidratos desempenham um papel essencial na nutrição de indivíduos fisicamente ativos e, principalmente, de atletas, sendo a principal fonte de energia para esforços intensos e prolongados. Para atender às demandas energéticas, recomenda-se que atletas de modalidades de endurance tenham uma ingestão diária específica de carboidratos baseada em seu peso corporal e no gasto calórico da atividade (isto é, intensidade e duração). Essa ingestão visa garantir o armazenamento adequado dos estoques endógenos de carboidratos, ou seja, o glicogênio muscular e hepático, otimizando o desempenho durante os treinos e competições. Assinale a alternativa que ilustra corretamente as recomendações dietéticas de carboidratos para um atleta de endurance que se engaja em atividades cuja duração total é superior a 3 horas:

a. O consumo diário de carboidratos deve ser limitado a 5 g/kg de massa corporal para evitar picos excessivos da glicemia, da insulinemia e o ganho de gordura corporal.

b. A necessidade de carboidratos independe do tipo de exercício realizado, desde que o gasto calórico seja alto.

c. A ingestão de carboidratos deve ser inferior a 40% da ingestão energética total, de modo a otimizar o armazenamento de glicogênio.

d. Atletas engajados em exercícios de endurance com duração acima de 3 horas diárias podem consumir cerca de 8 a 12 gramas de carboidratos por kg de massa corporal diariamente.

e. Atletas de endurance com maior peso corporal devem reduzir a ingestão de carboidratos visando a manutenção do equilíbrio energético.

Mais conteúdos dessa disciplina