Buscar

Qual a diferença entre a Parte Geral e Especial do Código Civil ?

💡 3 Respostas

User badge image

Alan Gomes Leão

o codigo divide em 2 partes a parte geral e a parte geral tras a base que devem ser admitidas como das pessoas, dos bens, e do negocio jurídico. ja a parte especil tomaando a parte geral como base comesa do direito. direito das obrigações, direito da empresa, direito das coisa ,direito de familia e direito das sucessões.
1
Dislike0
User badge image

Joab Leonardo S

Valeu !

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A parte geral trará aspectos gerais aplicáveis ao longo de todo o Código Civil, definindo quando se inicia a personalidade jurídica, a aptidão para titularizar direitos e contrair obrigações, bem como as hipóteses em que podem atuar em nome próprio, sem representação, e quando esta possibilidade é vedada. Ademais, definirá quando se encerra a personalidade jurídica e onde se considera domicílio de cada pessoa.

Ademais, definirá o que são bens, suas classificações, peculiaridades e titularidades.

Trata, ainda, dos atos jurídicos, em especial os negócios jurídicos, trazendo seus requisitos fundamentais e as hipóteses de invalidade (nulidades e anulabilidade).

Encerra tratando de provas e atos ilícitos, o que abarca o abuso de direito.

 

Já a parte especial, tratará de temas mais específicos e voltados para cada caso, devendo o caso concreto informar as normas de incidência.

Assim, tratará do direito das obrigações, dos contratos, da empresa, da responsabilidade civil, dos direitos reais, do direito de família e das sucessões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais