A maior rede de estudos do Brasil

A Avaliação Institucional realizada na escola tem como função os seguintes itens, EXCETO


4 resposta(s)

User badge image

jackeline ap

Há mais de um mês

A avaliação institucional e seus objetivos. Tal visão  A avaliação A institucional e seus objetivos. Tal visão de avaliação institucional tem como pressuposto a avaliação formativa que proporciona informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino, com a finalidade de reorientar a prática pedagógica dos educadores.

A avaliação institucional e seus objetivos. Tal visão  A avaliação A institucional e seus objetivos. Tal visão de avaliação institucional tem como pressuposto a avaliação formativa que proporciona informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino, com a finalidade de reorientar a prática pedagógica dos educadores.

User badge image

Francisco

Há mais de um mês

nalise a seguinte situação: Uma empresa de calçados reestruturou seu modelo de gestão que era verticalizado. Instituiu uma gestão organizada horizontalmente e solicita a participação dos funcionários no processo de produção e em seu controle mediante a criação de grupos de trabalho. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a):Gestão de modelos Paradigma flexívelParadigma tradicional de gestãoModelo de ReferênciaAdministração Científica

User badge image

Francisco

Há mais de um mês

1.Em um ambiente de negócios extremamente dinâmico, cabe ressaltar que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como: a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, o seu negócio, as características do contexto ambiental interno e externo, tecnologia utilizada, os processos internos, o porte da organização, entre outros aspectos, ou seja, em cada organização, a Gestão de Pessoas torna-se específica e dinâmica. No modelo de produção flexível, constrói-se o modelo de Gestão de Pessoas para atender às necessidades de uma organização em constante mutação, orientada para:( ) os vários aspectos organizacionais.( ) um modelo que visa administrar o comportamento dos funcionários.( ) o modelo de produção funcional.( ) a cultura da organização.( ) a competitividade, a inovação e qualidade.

Gabarito

Coment.


 2.De acordo com Chiavenatto (1999), um dos objetivos da gestão de pessoas estrutura-se na seguinte base: "(...) A gestão de pessoas deve ser transparente, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Daí, as organizações buscarem atualmente a diversidade na composição da sua força de trabalho, incluindo uma variedade de etnias, faixas etárias, sexo, religião etc. (...)". Assim os princípios éticos de responsabilidade social devem ser praticados e reforçados nas organizações ...

D. ( ) Por todos que compõem a equipe do Setor de Recursos Humanos.A. ( ) Pelos DiretoresB. ( ) Pelos funcionários ¿ chefesE. ( ) Por todos que fazem parte da organização.C. ( ) Pelos seus Administradores.



 3.Uma empresa farmacêutica promove encontros periódicos com seus funcionários a fim de desenvolvê-los para as competências exigidas no trabalho e fora dele. A área de recursos humanos dessa organização propõe desafiar seus colaboradores e recompensá-los de acordo com desempenhos eficazes e as promoções ocorrem mediante o princípio da meritocracia. Esse modelo de gestão está alinhado com o conceito de:Gestão AdministrativaGestão de PessoasRelações Humanas no TrabalhoGestão FuncionalAdministração Científica

Gabarito

Coment.


 4.Com a globalização e a intensificação da utilização do conhecimento como fator chave de produção, a gestão de funcionários adquire novo papel, tornando-se estratégica e consultiva, a chamada Gestão de Pessoas.

No modelo de Gestão de Pessoas o RH passa a atuar como parceiro estratégico das áreas da empresa. Ele precisa gerir a mudança organizacional e passa a ser um especialista administrativo, trabalhando na construção de processos eficientes de RH. Ele passa a ser um administrador da contribuição dos funcionários, de forma integrada e participativa.

Neste novo modelo:

I. Os empregados são vistos como parceiros da organização

II. Os funcionários são concebidos como meros recursos organizacionais

III. A gestão de pessoas é implementada através de funções - descrição e análise de cargos, recrutamento, seleção, avaliação do desempenho, treinamento, etc

IV. A gestão de pessoas passa a se organizar por meio de processos - agregar pessoas, manter pessoas, desenvolver pessoas, entre outros

 

Assinale a opção correta:

apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras

apenas a afirmativa IV é verdadeira

apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras

Todas as afirmativas são verdadeiras

apenas as afirmativas II e III são verdadeiras 




Explicação:

No modelo de Gestão de Pessoas, os empregados são vistos como parceiros da organização e não como meros recursos organizacionais (modelo de administração de RH no modelo fordista). Como tais, eles são fornecedores de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante ¿insumo¿ para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões ¿racionais¿, inovações e imprime o significado e rumo aos objetivos organizacionais globais. (CHIAVENATO, 1999)

Se antes no fordismo, tínhamos o trabalho organizado através de tarefas e funções rigidamente separadas; no paradigma flexível, enfatiza-se a organização do trabalho através dos processos. Assim a gestão de pessoas deixa de ser implementada através das funções, tais como: descrição e análise de cargos, recrutamento, seleção, avaliação do desempenho, etc, para organizar-se por meio de processos (conjunto de fases planejadas, definidas, interligadas e interdependentes necessárias ao desenvolvimento de uma ação ou projeto ou alcance de um determinado objetivo).

Espera-se que as equipes de RH passem a focalizar os processos como, agregar pessoas, aplicar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e assim por diante. Devem exercitar a visão sistêmica, deixando de executar as tradicionais tarefas especializadas e separadas de recrutar, selecionar, integrar, comunicar, treinar, remunerar etc.. Devem atuar de maneira global e estratégica, considerando como clientes internos todos os empregados, com suas expectativas e necessidades. Mais que executar tarefas deve-se perseguir metas e resultados a alcançar, e não apenas preocupar-se com os métodos de trabalho em si.




 5.No modelo tradicional de Gestão de Funcionários, havia a marca do controle como instrumento da relação indivíduo/empresa. Acreditava-se que os indivíduos deveriam ser controláveis e passivos. Na Gestão de Pessoas, ressalta-se não o controle tal qual existia no modelo fordista, mas a noção de desenvolvimento mútuo na relação indivíduo/organização. A empresa desenvolve-se e desenvolve as pessoas. As pessoas, ao se desenvolverem, contribuem para o crescimento da organização. Destacamos, então, a noção de que a pessoa é vista como ¿gestora de sua relação com a empresa, bem como do seu desenvolvimento profissional¿ (DUTRA, 2001, p. 24).

Com base no que se evidencia na charge e no texto acima julguem verdadeiro ou falso, as afirmativas seguintes e, depois, assinalem a opção CORRETA.

1.Caberá ao RH a construção de uma cultura organizacional que privilegie a iniciativa, a criatividade e a busca autônoma de resultados para o negócio da empresa. ( )

2.Da visão de trabalhador como pessoa, decorre uma alteração no seu perfil. O perfil obediente e disciplinado, do modelo fordista é substituído pelo perfil autônomo e empreendedor. ( )

3.O contexto da Gestão de Pessoas é formado, portanto, por pessoas e organizações, sem, necessariamente uma depender da outra. ( )

4. Ocorre a relação de mútua dependência na qual a empresa postula que há benefícios recíprocos.( )

5. Ocorre a construção de uma relação duradoura de simbiose entre pessoas e organizações. ( )

 (  ) V- V- V- V- F


 ( ) V- V- F- V- V

 (  ) F- V- F- V- V

 (  ) F- F- F- V- F(  ) F- V- F- F- V


Gabarito

Coment.


 6.As mudanças técnicas e organizacionais dos processos de produção causaram forte impacto na divisão, no conteúdo do trabalho e na qualificação dos trabalhadores nos últimos anos. O contexto atual exige novas qualificações das empresas e dos trabalhadores para atuarem com competência na solução de problemas, trabalho em equipe, inovação e habilidades no uso das novas tecnologias. O cenário acima descreve as características do modelo de:Gerenciamento de processos no paradigma fordistaGestão de modelos no paradigma flexívelGestão de Pessoas no paradigma flexívelGerenciamento de mudanças no paradigma flexívelGestão de modelos no paradigma fordista

Gabarito

Coment.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes