Buscar

Quais são os movimentos ideiais para uma exodontia segura?

Respostas

User badge image

Julianna Mendes

Primeiro passo é o planejamento, pois cada grupo de dentes apresentará sua própria anatomia e variações.  Em dentes unirradiculares pode-se utilizar o movimento de alavanca (alavancas), rotação e tração (fórceps). Existem regiões em que a largura da tabúa ossea irá variar, devemos saber as localizações destas areas mais delgadas, para exercer menos pressão nessa região, diminuindo assim o risco de fratura da tábua ossea.

Por exemplo os incisivos maxilares são extraídos com o fórceps no 150. O fórceps é
posicionado o mais apicalmente possível, inicia-se a luxação com força vestibular, uma pequena força lingual é usada. O dente é removido para vestibular e incisal com movimento de tração e rotação. A posição da mão e do fórceps para extração do canino maxilar é similar à dos incisivos. O fórceps é posicionado o mais apicalmente possível. O movimento inicial é vestibular, uma pequena quantidade de força apical é aplicada. O dente é removido na direção vestíbulo-incisal com pequena força rotacional, já os molares o tecido mole dos lábios e da bochecha é afastado e o processo alveolar é apreendido com a mão oposta, as pontas ativas do fórceps são posicionadas o mais apicalmente possível, a luxação se inicia com uma pressão forte vestibular a pressão lingual é utilizada apenas moderadamente e o dente é removido na direção vestíbulo-oclusal, jamais pode se fazer movimento de rotação em dentes posteriores.

Na mandíbula extraímos os dentes anteriores com o fórceps no 151. O assistente afasta a bochecha e fornece
aspiração. O fórceps é posicionado o mais apicalmente possível. Pressão vestibular moderada é usada para iniciar o processo de luxação. A força lingual é usada para continuar a expandir o osso. O dente é removido na direção vestíbulo-incisal. Extração do pré-molar mandibular, a mandíbula é estabilizada, o tecido mole é afastado e o fórceps no 151 é posicionado, a posição da mão é, ligeiramente, modificada para a técnica por trás do paciente. O fórceps de estilo Inglês também pode ser usado, o fórceps é posicionado o mais apicalmente possível para deslocar o centro de rotação e para iniciar a expansão do osso da crista, a força vetibular é usada para iniciar o processo de luxação, uma leve pressão lingual é utilizada. O dente é removido com força de tração e rotação. Os molares mandibulares são extraídos com o fórceps no 17 ou no 23. As posições das mãos do cirurgião e do assistente são as mesmas para ambos os fórceps. O fórceps no 17 é posicionado o mais apicalmente possível.  Luxação do molar é iniciada com um forte movimento vestibular. Pressão lingual forte é usada para continuar a luxação. O dente é removido na direção vestíbulo-oclusal.

0
Dislike0
User badge image

Débora Oliboni

Entre no meu perfil e acesse: RESUMAO CIRURGIA

Tem tudo sobre como realizar uma exo segura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando