Buscar

Qual Teoria Motivacional ficou conhecida como “Hipótese da Mediocridade das Massas?

💡 2 Respostas

User badge image

Janecler Foppa

Douglas McGregor foi um psicólogo americano que lecionou por muitos anos no curso de administração.

A Teoria de McGregor é um instrumento que permite identificar e conhecer os colaboradores do negócio.

Ela se divide em duas teorias: a X e a Y, que coloca dois perfis abertos para a classificação das pessoas.Sua proposição mais famosa se deu na década de 50, com a publicação do livro “The Human side of Enterprise”. Na obra o doutor em Psicologia propõe duas divisões de personalidades, conhecidas como Teoria X e Teoria Y. Em uma visão geral, essas proposições ficaram conhecidas como Teoria de McGregor. Em tal trabalho, Douglas apresenta dois tipos de pessoas com a qual os gestores precisam lidar dentro da organização. Isto tudo baseado em um estudo sobre a natureza humana, onde foi possível mapear as personalidades mais comuns no mundo do trabalho.

A teoria X, define que o trabalho é uma coisa desagradável para a maioria das pessoas. A Teoria X especifica que a grande maioria das pessoas trata o trabalho como um processo desagradável. Ou seja, as pessoas deste grupo possuem uma certa aversão à assumir responsabilidades, assim como se adequar às definições do trabalho. Também conhecida como “Hipótese da mediocridade das massas”, onde se leva o trabalho como um mal necessário para conseguir dinheiro.

A teoria Y por sua vez, apresenta pessoas que trazem o trabalho com naturalidade, assim como outras atividades (Disponível em https://blog.softensistemas.com.br/teoria-de-mcgregor/).


0
Dislike0
User badge image

Alessandra Corrêa

teoria X, também são chamada de "Hipótese da mediocridade das massas", diz que os funcionários possuem aversão ao trabalho e encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais