Buscar

A análise sensorial verifica como o alimento é percebido pelos sentidos humanos: visão, olfato, sabor, tato e audição.

A NBR 12994, de 1993, classifica os métodos de análise sensorial em:

💡 1 Resposta

User badge image

Cristiane Ayala De Oliveira Leães

A NBR 12994, de 1993, é a norma brasileira que regulamenta os métodos de análise sensorial de alimentos. Essa norma classifica os métodos de análise sensorial em três categorias principais:

Métodos afetivos: Esses métodos são usados para medir a preferência ou aceitabilidade de um alimento. Os testadores são solicitados a avaliar a qualidade geral do alimento com base em suas preferências pessoais. Os métodos afetivos incluem testes de preferência, testes de aceitação e escalas hedônicas.
Métodos descritivos: Esses métodos são usados para descrever as características sensoriais de um alimento, como sabor, aroma, textura e aparência. Os testadores são treinados para identificar e descrever as características sensoriais específicas de um alimento usando uma linguagem padronizada. Os métodos descritivos incluem perfil sensorial e análise descritiva quantitativa.
Métodos de diferenciação: Esses métodos são usados para determinar se há diferenças sensoriais significativas entre dois ou mais alimentos. Os testadores são solicitados a identificar diferenças específicas entre os alimentos e a avaliar a intensidade dessas diferenças. Os métodos de diferenciação incluem testes de diferença e testes de discriminação.
É importante lembrar que a escolha do método de análise sensorial deve levar em consideração o objetivo do estudo e a natureza do produto alimentício sendo avaliado.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais