Buscar

ESTADO E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JUSTIFICATIVA
O presente projeto denominado: Roda de conversa sobre os direitos universais da humanidade vem com o objetivo de problematizar a questão da conquista de direitos e reconhecer como foram concebidos e de que maneira eles se apresentam na sociedade. Norteados pelo texto, A Era dos direitos, de Bobbio busca-se refletir junto com os alunos questões a cerca da aquisição dos direitos e da forma que são reconhecidos pela sociedade, distinguindo sobre a conceituação de direitos natural e direito positivo.
 Partindo de um reconhecimento dos direitos já adquiridos e os que nos é por vezes negado. Compreendendo sobre o processo histórico referente à conquista dos direitos humanos universais, a problemática da aplicação desses que por vezes, nos é apresentado como “bondade” jurídica. Pensando assim, a relação de liberdade e poderio do Estado, ampliando o debate sobre liberdade e direitos universais, problematizando a concepção de atuação de um sobre o outro na trajetória da humanidade, como vem se estabelecendo e de que forma num contexto contemporâneo os direitos humanos se estabelecem, e a liberdade se vincula nesse processo trabalhando o conceito de igualdade, moral e ética num sentido coletivo.
O professor poderá trabalhar nessa dinâmica de roda de conversa levando o aluno a compreender melhor o conteúdo exposto. Isso também contribuirá com o enriquecimento da função social exercida pelo professor, tendo papel fundamental na transformação da realidade de seu alunado.
Portanto, acreditamos que com conversas dirigidas, buscando compreender os direitos universais, ouvindo os alunos de forma coletiva, porém com perguntais individuais, aproximando o conteúdo da sua realidade, buscamos fazê-los refletir sobre tal temática.

Continue navegando