Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ PROJETO III

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
GESTÃO ESCOLAR 
 
 
 
 
 
 
	
 
ANA CAROLINA MONN 160111304 
 
PINHAIS
2020
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
GESTÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
Orientador: Prof.ª Carolina Mateus Ramos
 
 
ANA CAROLINA MONN 160111304 
 
 
 
PINHAIS
2020
	Coloque aqui o link do microvideo:
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
1.1 PESQUISA: CONHECENDO O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)
O PPP (Projeto Político Pedagógico) é um instrumento fundamental que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. O PPP é um projeto que deve ser vivenciado dia a dia por todos os envolvidos e não guardado, arquivado depois de pronto. O PPP deve possibilitar aos envolvidos, tomadas de decisões para possíveis soluções de problemas. O PPP se baseia na construção de parcerias com a comunidade, ele define a intenção e as estratégias da escola, fundamentado numa gestão democrática. E será eficaz com o compromisso de todos os envolvidos da escola, comunidade e sempre com a preocupação de uma escola cada vez melhor. 
 O PPP é um planejamento que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um ensino de qualidade e os meios para alcança-lo.
Cabe à escola construir sua proposta pedagógica, de modo a atender aos membros da comunidade em que se localiza. Para atingir os resultados esperados e necessários, o projeto político-pedagógico precisa ser elaborado de forma democrática e colaborativa.
Isso significa permitir e estimular a presença e a participação da comunidade, dos alunos, das famílias e de demais agentes nos debates relacionados à fixação das metas e objetivos. Essa própria integração entre diversos setores sociais no processo de produção e consolidação do PPP já é, por si só, um exercício de democracia que só tem a engrandecer o trabalho final e aprimorar os resultados das estratégias adotadas.
De forma geral, o PPP dispõe de recursos que aperfeiçoam a organização dos inúmeros aspectos do funcionamento das escolas. Ao final de um período letivo, por exemplo, o documento orienta o planejamento pedagógico para os anos subsequentes, considerando também os anos anteriores. Portanto, esse é um momento fundamental de reflexão e avaliação das ações realizadas na instituição de ensino.
Um ano letivo sem uma programação detalhada pode ocasionar riscos à escola, além de inúmeras limitações. Dessa forma, é importante discutir com a comunidade escolar sobre os pontos positivos e negativos do planejamento, de modo que a gestão possa rever as práticas e ter, de fato, uma avaliação real do desempenho educativo.
1.2 ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
Texto com, no mínimo 20 linhas.
Entreviste um profissional da área da educação (professor, diretor ou pedagogo) de forma remota (via e-mail, WhatsApp, entre outros).
· Apresente o nome do entrevistado, função na escola e nome da escola na qual o entrevistado está vinculado, e questione-o sobre:
1. Quais são as principais estratégias educacionais adotadas pela sua escola para manutenção do processo de ensino e aprendizagem na situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)? 
2. A escola faz uso de alguma ferramenta tecnológica? Qual?
3. Como você avalia os reflexos do ensino remoto no futuro do processo de ensino?
A partir da entrevista construa um texto, de no mínimo 20 linhas.
2. PRÉ-PROJETO
2.1 TEMA 
 
Gestão Escolar na Educação Infantil em tempos de Pandemia.
2.2 PROBLEMA 
 
Quais os desafios na gestão do cotidiano escolar da educação infantil do sistema de ensino público em tempos de pandemia?
O presente estudo será para a identificação dos desafios e perspectivas acerca da Educação Infantil no cenário atual. 
A Gestão Escolar na Educação Infantil vem sendo alvo de diversos questionamentos e debates. É de grande relevância abordar uma questão que tem sido objeto de estudo no âmbito do sistema educacional. A gestão educacional resulta de uma compreensão de como é dirigida a organização. (VIEIRA, 2005).
A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) veio de forma imediatista e jamais esperada pelo cenário da educação infantil, vindo em tona às novas formas de ensinar, muito já discutidas, não se tinha o conhecimento para a prática do letramento digital por parte de gestores, professores e familiares para conseguir desenvolver todo este novo modelo educacional. Muito se tem discutido a mudança da sala de aula neste contexto, mas pouco tem se pensado no lado da gestão, esta que está à frente de todas as posições da comunidade escolar.
2.3 OBJETIVO
2.3.1 OBJETIVO GERAL
 
Identificar os principais desafios e perspectivas na Educação Infantil durante a pandemia de modo que se observe a importância da Gestão Escolar nessa fase inicial da vida escolar.
2.3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
	
· Identificar os desafios do cotidiano dos gestores;
· Identificar como está sendo resolvidos os desafios;
· Compreender como as famílias estão lidando com o novo modelo de ensino imposto pela pandemia;
· Verificar quais as perspectivas para o futuro pós pandemia;
2.4 JUSTIFICATIVA 
 
A pandemia impactou todos os níveis de educação, e consequentemente toda a estrutura da gestão no cotidiano escolar, desde a execução do trabalho da coordenação, como a orientação nas práticas pedagógicas, desde o apoio afetivo ao redirecionamento de recursos e materiais. Portanto, é um novo momento de adaptação para os educandos, no seu processo de aprendizagem e apoio da família, os educadores na sua prática cotidiana, a escola e gestores.
 Para os educandos, a educação foi projetada aos recursos digitais, com tabletes, notebooks e smartphones. Aos professores, as aulas presenciais foram adaptadas a aulas online e vídeo aulas gravadas e em alguns casos, a produção de apostilas para apoio didático e aulas remotas, principalmente nas escolas públicas onde os recursos das famílias dos alunos são mais escassos, este segue sendo o único material.
 Os desafios não param por aqui, para os educadores, ter a tecnologia digital como recurso principal, foi uma surpresa. Segundo o Instituto Península (2020), 83% dos educadores, após seis semanas do início da pandemia, se sentem nada ou pouco preparados para o exercício da sua prática neste novo modelo. 
Aos familiares ficou toda a ansiedade de ter que acompanhar os filhos, fazer suas atividades laborais e ainda manter as necessidades da casa e a própria saúde mental. Aos gestores, sejam eles escolares ou educacionais, ficaram o saber articular as necessidades às soluções imediatistas. 
A presente pesquisa busca contribuir com informações relevantes para o ensino e para a sociedade em geral, visando maior entendimento sobre o assunto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional
comum curricular.Brasília, DF, 2016.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) disponível em: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
BOCCATO, Vera Regina Casari Boccato .Metodologia da pesquisa bibliográfica na área
odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Disponível em
http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembr
o_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf <Acesso 22 set 2020>
MORAES, Marizane Medianeira de. Desafios e perspectiva da gestão escolar na
educação infantil. 2013.
PEREIRA, C. A. C; FRANÇA, G, R; FANTINI, S. T. As contribuições do Gestor
Escolar para a organização dos espaços nas escolas de Educação Infantil. O Portal
da Psicologia. Psicologia.com.pt. Trabalho de Curso, maio, 2008.
VIEIRA, Sofia Lerche.Educação e gestão:extraindo significados da base legal. In.
CEARÁ. SEDUC. Novos Paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: Edições SEDUC,
2005.
https://novosalunos.com.br/o-que-e-e-o-que-deve-conter-um-projeto-politico-pedagogico/
http://www.proesc.com/blog/projeto-politico-pedagogico-ppp/

Mais conteúdos dessa disciplina