Buscar

Higiene e Inspeção 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Higiene e Inspeção 17/05
Granja leiteira: estabelecimentos que vão produzir, pasteurizar e envasar o leite pasteurizado tipo A para o consumo humano podendo elaborar derivados lácteos a partir do leite produzido dentro da própria granja. O leite tipo A so pode ser produzido por granja leiteira. A granja leiteira deve estar localizada fora da área urbana dispondo de área para pastagens , para criação do gado, e de áreas para a produção do leite prevendo possíveis futuras ampliações, ou seja localizada em terreno bem maior que o necessário pois se no futuro precisar pode ampliar. Deve estar afastada no mínimo 50 m de uma via publica, de circulação de veículos que vão ter acesso a propriedade. Devem ser pavimentadas as áreas de estacionamento de veículos e as ruas internas do estabelecimento, sendo que essa pavimentação deve ser realizada de forma que não permita o acúmulo de água e de lama em caso de chuva, deve ter um sistema para escoamento das águas. Deve ter Tb cercas separando a área de industrialização do leite das áreas de criação de animais e das residências dos funcionários. É proibida a residência de funcionários dentro do prédio de industrialização, além disso é proibida a criação de outros animais sem ser vaca.
Dependências da Ordenha:
	Devem ter pé direito mínimo de 3m. Deve ter iluminação e ventilação suficiente que permitam uma ordenha tranqüila, a dependência de ordenha deve ser completamente isolada de outras, inclusivo dos currais onde são mantidos os animais, pois eles precisam estar em local silencioso sem nenhuma ocorrência. Deve ter uma parede ou meia parede para evitar a entrada de sujeiras, animais. Os pisos devem ser impermeabilizados, antiderrapante cobertos por cimento liso, de forma que não permita o acúmulo de sujeiras. O teto deve possuir forro impermeável que permita a sua limpeza. A dependência de ordenha deve dispor de água sobre pressão para facilitar a limpeza desta area, o sistema de contenção dos animais não pode ser de madeira. A dependência deve dispor de equipamento de ordenha mecânica, equipamentos de pré filtragem do leite e de bombeamento desse leite até o tanque de depósito sendo que o transporte do leite da ordenha ate o tanque de deposito deve ser realizado em circuito fechado por tubulações da menor forma possível, ou seja o fluxo das tubulações deve ser projetado para que o leite faço o menor caminho da ordenha ate o tanque. 
Dependência de sanitização e guarda do material da ordenha, é uma área anexa a dependência de ordenha.sendo que são área isoladas uma da outra. Nesta dependência, vamos encontrar os materiais para higienização dos equipamentos e dos animais, é como se fosse um almoxarifado, vai ter estantes, prateleiras para guardar todo equipamento de ordenha, inclusive o da mecânica. Tb vamos encontrar os tanques utilizados para higienizar as ordenhadeiras e possíveis outros utensílios, Tb encontraremos tanques e bombas que são utilizadas para circulação da solução de sanitização do circuito de ordenha.
Vamos ter na granja leiteira as dependências destinadas ao beneficiamento a industrialização e ao envase. Vão estar localizadas no mesmo prédio da sala de ordenha, além disso todo leite deve ser transportado em circuito fechado, as construções para abrigo de animais devem estar localizadas afastadas desta dependência, sendo que essas construções na construção deve ser observado os ventos predominantes, para evitar que a contaminação dos abrigos seja encaminhada para as dependências. As características de construção civil destas dependências deve respeitar as normas exigidas para construção de usinas de beneficiamento, nestas dependências devem ter Tb camara frigorífica que atenda as necessidades do estabelecimento, ou seja, o tamanho, a capacidade dessa camara vai variar de acordo com a produção da granja leiteira; essa camara deve dispor de termômetro no seu exterior para que se possa fazer o controle da temperatura sem abrir a camara frigorifica; essa camara deve ter a capacidade de manter o leite refrigerado a uma temperatura de 4ºC. 
Quanto ao abastecimento de água do estabelecimento no geral: deve se ter um volume total disponível de água de acordo com o somatório onde vamos considerar 100L de água por animal que vai ser ordenhado somado a 6L de água para cada L de leite produzido.
Atribuições do médico veterinário dentro de uma granja leiteira: ele vai controlar as parasitoses, os casos de mastite ( o animal que apresentar vai ser separado ), e vai fazer o controle zootécnico dos animais, devera controlar os animais quanto a brucelose e a tuberculose de modo que consiga fazer com que essa criação seja considerada uma criação livre de tuberculose e brucelose. Ou seja ele é ersponsavel pela parte higiênico sanitário do rebanho.
Não será permitido o processamento da granja leiteira ou envio deste leite a um posto de refrigeração quando ele for oriundo de animais que estejam em fase colostral ou que esse leite seja oriundo de animais que apresentaram alguma doença infectocontagiosa no exame clínico ou laboratorial. Tb não deve ser processado o leite oriundo de animais que estejam sendo submetidos a tratamentos com drogas ou medicamentos que sejam passíveis de eliminação no leite causando algum dano ao organismo humano. É proibido o fornecimento de alimentos com medicamentos as vacas em lactação que possam ser eliminados no leite. Qualquer alteração identificada no estado de saúde do animal durante ou após a ordenha que seja capaz de modificar a qualidade do leite esse leite devera ser condenado, ex se vc esta ordenhando uma vaca deve condenar este leite, ou depois da ordenha vc notar alguma alteração. Esses animais devem ser separados ate que se apresentem saudáveis de novo. A ordenha do leite tipo A sempre vai ser mecânica não é permitido a ordenha manual, nem semi mecânica.

Outros materiais