Buscar

ASG - Bromatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas como pastagem para o gado. Estas espécies se dividem de acordo com o período de desenvolvimento (inverno ou verão), quanto ao ciclo de vida (anual ou perene) e quanto à família botânica, sendo as mais utilizadas as gramíneas e as leguminosas. Ao escolher uma espécie forrageira devemos considerar sua produtividade e qualidade nutritiva, mas também sua adaptação ao clima e tipo de solo do local. Esta Base de Dados tem como objetivo disponibilizar ao público interessado as informações básicas para o cultivo e utilização das principais forrageiras recomendadas para cultivo nos Estados da Região Sul.
As densidades de semeadura recomendadas são para a formação de pastagem contendo uma única espécie. Quando em consorciação poderá ser utilizada uma quantidade menor de sementes de cada espécie por hectare (redução de aproximadamente 30%). Por outro lado, deve-se ter um cuidado especial com as sementes forrageiras, pois nem sempre são de boa qualidade. A quantidade de semente usada tem que ser corrigida de acordo com o poder germinativo, ou seja, o percentual das sementes que realmente germinará.
Para todas as espécies, é importante o controle de formigas, que podem prejudicar muito o desenvolvimento inicial das plantas. Também durante o período inicial, deve ser feito o controle das chamadas invasoras, ou plantas daninhas. Outro cuidado, principalmente quando o plantio é feito por mudas, é de que haja umidade suficiente no solo.
As informações aqui divulgadas foram originalmente publicadas em: MITTELMANN, A. Principais espécies forrageiras. In: PEGORARO, L. M. C. (Ed.). Noções sobre produção de leite. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 153 p. https://www.embrapa.br/clima-temperado/forrageiras
Sobre a forragem podemos afirmar a seguinte alternativa incorreta:
Alternativa correta:
·  d) A ensilagem é o processo de não transformação da forragem verde em silagem dentro do silo.
BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: Os coelhos são herbívoros e monogástricos, cujos ingredientes da dieta consistem, principalmente, de fibras. A procura por alimentos não convencionais aumentou nos últimos anos, principalmente, devido aos frequentes aumentos nos preços de grãos de cereais e fontes proteicas vegetais. Sobre os tipos de alimentos alternativos utilizados para a alimentação dos coelhos é correto afirmar, EXCETO:
Alternativa correta:
·  c) Palma forrageira.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado:Os carboidratos são macronutrientes que fornecem energia ao corpo. Eles se formam com átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Dependendo da quantidade de carbonos, podem ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. Qual alternativa contem apenas exemplos de carboidratos?
Alternativa correta:
·  b) Glicose, frutose e sacarose.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: O rúmen é responsável por 90 a 100% da digestão dos carboidratos solúveis e ácidos orgânicos, entre 60 a 90% da celulose e hemicelulose, dependendo do grau de lignificação da forragem. Dentro do rúmen, os carboidratos são fragmentados em açúcares simples (hexoses) mediante a atividade das enzimas secretadas pelas bactérias celulolíticas (celulases). Esses açúcares resultantes são utilizados intracelularmente pelos microrganismos para produzir energia e outros substratos necessários para sua mantença e crescimento. Como resultado dessa atividade metabólica, são geradas grandes quantidades de CO2, CH4 e AGV.
Em relação a digestão dos carboidratos no rúmen podemos afirmar que estão corretas, exceto a alternativa: 
Alternativa correta:
·  b) Uma característica importante é que o C3 tem maior incremento calórico, sendo uma forma mais eficiente de utilização de energia, quando comparado ao acético.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: O tipo de fonte de carboidratos da dieta influencia a quantidade e a proporção de Ácido Graxo Voláteis (AGV) que são produzidos no rúmen. A população microbiana do rúmen converte os carboidratos fermentados em 65% ácido acético, 20% ácido propiônico e 15% ácido butírico quando a dieta contém uma grande proporção de forragens. 
Sobre a utilização dos carboidratos em dietas de ruminantes é correto afirmar, EXCETO:
Alternativa correta:
·  e) Dietas ricas em alimentos concentrados não alteram a relação dos ácidos graxos voláteis (acetato:propionato: butirato).
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado:As gorduras ou lipídios constituem a fração mais energética dos alimentos. Os alimentos com altos teores de gordura têm maiores valores de nutriente digestíveis totais, pelo fato de a gordura fornecer:
Alternativa correta:
·  d) 2,25 mais energia que os carboidratos
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: Na tentativa de diminuir o período parto/concepção, é necessário maximizar a ingestão de matéria seca, aumentando, assim, a ingestão de energia, o que poderá ser obtido pela manipulação da densidade da dieta de acordo com o nível de produção de leite, peso vivo, % de gordura no leite, ganho de peso e, principalmente, ingestão de matéria seca. 
Para vacas que não conseguem ingerir o necessário para atender seus requisitos, deve-se:
Alternativa correta:
·  c) Aumentar a densidade nutricional da dieta, a fim de que não ocorra grande perda de peso, com redução da eficiência reprodutiva e da produção de leite.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado:Os alimentos são classificados de acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO) e o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (NRC). Sobre a classificação dos alimentos em concentrados, assinale a opção INCORRETA:
Alternativa correta:
·  e) São aqueles com baixo teor de energia, mais de 40% de NDT, menos de 18% de FB.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado: O sentido gustativo dos caprinos é bem desenvolvido, o que faz com que tenham preferência por alimentos arbustivos, de terrenos secos e montanhosos. Preferem leguminosas; portanto, esses animais podem ser usados beneficamente em pastoreio misto com outra espécie animal que prefira as gramíneas, pois irão apresentar pouca ou nenhuma sobreposição de dieta se estiverem presentes na pastagem vegetações arbustivas e arbóreas. 
Sobre o comportamento ingestivo dos caprinos, ele apresenta as seguintes características:
Alternativa correta:
·  e) Todas as alternativas estão corretas.
-Disciplina -BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL (4544)Enunciado:Hipoteticamente, considere os dados para o cálculo da digestibilidade aparente em bovinos consumindo uma dieta composta de feno de capim buffel e concentrado proteico com 24% de PB e NDT com 75%. Dados: consumo animal dia=110g de MS; coletado nas fezes=30g. Qual o coeficiente de digestibilidade aparente?
Alternativa correta:
·  c) 72,72.

Continue navegando