Buscar

A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JUCIELE MEDEIROS 
A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA.
O consumo de substâncias psicoativas é um grande agravante nos problemas sociais e de saúde publica, sendo uma doença primária, crônica e progressiva atingindo o indivíduo em níveis variados, como: mental, físico e espiritual.
 Sendo assim comunidades terapêuticas acolhem e abriga pessoas com (DSP) Dependências de Substâncias Psicoativas e os deixam sob abstinência de drogas, a fim de alcançar a reabilitação e mudança do estilo de vida.
tornando assim a Dinâmica em grupo uma ferramenta para intervenção, e consequentemente auxilia relacionamentos grupais e interpessoais, no aprendizado, motivação e amadurecimento dos indivíduos, pois, oferece o acolhimento e ressocialização em um grupo, desenvolvendo dessa forma sua psique. Haja vista que os mesmos trocam experiências sobre suas vivências, podendo se conhecer melhor e fortalecer vínculos, uma vez que ficam reclusos para o tratamento. Tendo como objetivo dar uma maior importância para dinâmicas grupais, tratamento e superação de Dependência de Substância Psicoativa em uma Comunidade Terapêutica. Sendo assim sua metodologia é o estudo exploratório, descritivo e com uma abordagem qualitativa, usando uma observação sistemática como instrumento de coleta de dados. Neste contexto nota-se que as dinâmicas propiciaram reflexões de caráter importantíssimo que por sua vez auxiliou na valorização de seus familiares, o desenvolvimento da autoestima e a vontade de se reintegrar no mercado de trabalho, busca por ajudar o próximo em seus tratamentos, níveis elevados de comunicações interpessoais, além de adquirir conhecimento para a necessidade de substituição dos existentes prazeres como drogas para outros prazeres. Concluído se que a dinâmica em grupo se tornou um instrumento de intervenção psicossocial.
Prevalência e fatores associados à experimentação e ao consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes escolares
 O consumo de substâncias psicoativas é um grande agravante nos problemas sociais e de saúde publica, sendo uma doença primária, crônica e progressiva atingindo o indivíduo em níveis variados, como: mental, físico e espiritual. Tendo em vista o álcool como uma das substâncias mais consumidas pelos jovens na atualidade e uma das que mais mata, ficando atrás apenas do tabaco.
No Brasil desde muito cedo os adolescentes têm contato direto com o álcool, aproximadamente numa faixa etária de 10 a 19 anos, podendo nessa idade desenvolver alterações no seu âmbito emocional, cognitivo, biológico e social que serão muito importantes para sua vida adulta. Haja vista que pessoas que começam a consumir bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas desde cedo tendem a ter futuros problemas de saúde além de aumentar significativamente chances de se tornar Dependente de Substâncias Psicoativas.
Sendo assim a metodologia usada foi pesquisa cientifica, feita com base no artigo “Prevalência e fatores associados à experimentação e ao consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes escolares” com adolescentes da rede pública de ensino médio, aplicando um questionário em 12 escolas publicas com 834 alunos de faixa etária entre 14 e 19 anos, efetuada de julho a setembro de 2012, feito por Luciene Dias Bispo Veiga, Vanessa Cruz Santos, Mayra Gomes dos Santos, Jamilly Freitas Ribeiro, Alda Silva Nery Amaral, Adriana Alves Nery e Cezar Augustos Casotti.
Entre os adolescentes que foram submetidos aos questionários a alta prevalência de consumo de álcool é proeminente nessa idade trazendo altos riscos a saúde dos mesmos, tornando assim um problema de saúde publica assim esses dados enfatizam a implantação de politicas publicas que tenha êxito

Mais conteúdos dessa disciplina