Buscar

Apresentação oficial 1

Prévia do material em texto

DEFICIÊNCIA FÍSICA 
11 DE OUTUBRO
DIA DO DEFICIENTE FÍSICO
A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.
Thaís Moraes
Componentes. Tutor
Emilly Dayan Mendonça 
Fabiola 
Jucilene 
Maria cleane
Thalita
Samanda
Wanusa
CONCEITO 
Deficiência física ou deficiência motora é uma limitação do funcionamento físico-motor de um ser humano ou animal. Normalmente, os problemas ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, levando a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
TIPOS DE DEFICIÊNCIAS 
Referece a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
MONOPARESIA
 Redução dos movimentos de um membro, geralmente causada por uma lesão nervosa. Num membro, paralisia de uma parte das funções de um nervo e/ou músculo, sendo que estes ainda apresentam certa sensibilidade.
PARAPLEGIA 
 O que é paraplegia?
A paraplegia é o termo médico utilizado quando o paciente não consegue movimentar ou sentir as pernas, uma situação que podem ser permanente e que geralmente é causada por uma lesão na medula espinhal.
Além de não conseguir mexer as pernas, o paraplégico também não controla a urina e os intestinos e, por isso, é frequente ele sofrer com infecção urinária e prisão de ventre.
 Paraplegia tem cura?
A paraplegia geralmente não tem cura, mas quando ela é provocada por uma compressão da medula espinhal ou por algumas doenças infecciosas ou degenerativas, ela pode ser curada.
No caso da compressão da medula, uma cirurgia pode ser eficaz para descomprimir a área, permitindo a transmissão dos impulsos nervosos e no caso das doenças, quando elas são tratadas adequadamente a paraplegia é revertida.
No entanto, na maioria das vezes a paraplegia não tem cura e a fisioterapia é recomendada para estimular a circulação sanguínea, evitar a formação de escaras, evitar a contratura das articulações e facilitar as transferências da cadeira para o sofá, e para a cama, por exemplo.
Tipos de paraplegia
Os tipos de paraplegia podem ser:
Paraplegia Espástica: quando se observa um aumento anormal do tônus muscular das pernas, com aumento da rigidez;
Paraplegia Flácida: quando os músculos das pernas ficam muito enfraquecidos;
Paraplegia Completa: quando não há sensibilidade nem movimentação das pernas;
Paraplegia Incompleta: quando há sensibilidade, mas a força das pernas é diminuída.
 
 O que causa paraplegia ?
A paraplegia é causada por uma lesão medular grave, que impede que os impulsos nervosos cheguem até as pernas e pés. Alguns exemplos de situações que podem lesionar a medula vertebral são doenças infecciosas como mielite transversa, traumatismo como em acidentes de viação, AVC, tumores, fratura das vértebras, lesão por bombas ou armas de fogo, prática de esportes radicais e hérnia de disco. 
Estes acontecimentos podem acontecer em qualquer fase da vida e como consequência a pessoa fica impossibilitada de caminhar, havendo necessidade de cadeira de rodas. Emocionalmente é normal a pessoa ficar abalada mas com a reabilitação pode-se encontrar novamente o bem-estar e melhorar a qualidade de vida mas na maioria dos casos a paraplegia é irreversível, e não tem cura.
Qual a diferença entre paraplegia e tetraplegia?
O que é a paraplegia
Enquanto a paraplegia afeta apenas as pernas, a tetraplegia, também conhecida por quadriplegia, é diagnosticada quando a lesão na medula compromete o movimento dos 4 membros, os braços e as pernas, e o tronco
PARAPARESIA
O que é Paraparesia?
Paraparesia é uma condição neurológica caracterizada por fraqueza ou paralisia parcial nos membros inferiores. Existem várias causas para essa condição.
Geralmente não pode ser curada, embora possa ser tratada, e os pacientes podem receber assistência para melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a reter o tônus muscular de suas pernas. Indivíduos que têm a condição também podem ter direito a benefícios por incapacidade do governo em reconhecimento dos desafios que podem enfrentar como resultado.
Uma forma é a paraparesia familiar, também conhecida como paraparesia espástica familiar ou paraplegia espástica hereditária. Esta condição é de natureza genética e caracterizada por degeneração progressiva dos nervos. Inicialmente, o paciente pode experimentar algumas sensações de fraqueza, entorpecimento e formigamento, e a condição gradualmente piora com o tempo. Pessoas com histórico familiar dessa condição podem desenvolvê-lo e transmiti-lo aos filhos.
Paraparesia (paraplegia) refere-se à perda parcial (-paresia) ou completa (-plegia) da função motora voluntária nos membros pélvicos. Envolvimento semelhante de todos os quatro membros é denominado tetraparesia (tetraplegia). Paraparesia geralmente resulta de lesões da medula espinhal caudal ao segundo segmento da medula espinhal torácica, enquanto a tetraparesia ocorre devido a lesões cranianas nesse segmento.
Os membros podem ser afetados igualmente; entretanto, lesões assimétricas causam maior envolvimento clínico no lado ipsilateral (homolateral).
Lesões estritamente unilaterais em C1-T2 resultam em envolvimento clínico apenas no lado afetado do corpo (hemiparesia, hemiplegia).
A monoparesia (monoplegia) ocorre após lesões unilaterais de T2-S1.
MONOPLEGIA 
Redução dos movimentos de um membro, geralmente causada por uma lesão nervosa.Num membro, paralisia de uma parte das funções de um nervo e/ou músculo, sendo que estes ainda apresentam certa sensibilidade.
Causas
Acidente vascular cerebral;
Traumatismo craniano;
Neoplasia de células gliais (Glioma);
Esclerose múltipla;
Radiculopatia lombar;
Infecção dos nervos (encefalite);
Má formação congênita
Tratamento	Depende muito da causa. Costumam incluir cirurgias locais, reabilitação com fisioterapeuta, treino com terapeutah ocupacional, próteses, órteses e acessórios e medicamentos como relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos.Pode evoluir para uma monoparesia, ou seja, recuperar parcialmente o movimento do membro, mesmo que sem a mesma força e vigor de antes.
TETRAPLEGIA 
 A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros, em grau variável causa distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.
As tetraplegias são um sintoma entre os tantos de doenças neurológicas muito graves que compreendem lesões do cérebro ou da medula espinhal, tais como:
Hemorragias cerebrais
Insuficiência vértebro-basilar
Esclerose lateral amiotrófica
Lesões da medula espinhal
Tratamento e evolução
As tetraplegias são frequentemente consequências irreversíveis de patologias neurológicas ou neurocirúrgicas graves.
O doente tetraplégico que sobrevive torna-se uma pessoa desprovida de autosuficiência que terá necessidade de assistência contínua durante toda a vida. Assim, necessita da intervenção de outras pessoas não só paralhe assegurar uma certa mobilidade, mas também para realizar os atos cotidianos necessários à sobrevivência, como comer ou praticar a higiene pessoal, ou vários tipos de auxílios muito complexos, como por exemplo:
Cadeiras de rodas especiais que se podem comandar com o queixo (controle mentoniano);
Aparelhos verticais eletro-hidráulicos para assegurar a posição ereta;
Respiração assistida.
TETRAPARESIA
Uma enfermidade que pode ocorrer não somente em seres humanos, mas também em animais. Na tetraparesia, todos os quatros membros experimentam fraquezas anormal, por causa de danos ao nervo ou porque os músculos não funcionam normalmente inferiores e superiores, braços, mãos, pernas, pés.
Definição de Tetraparesia
Tetraparesia é uma desordem na qual músculos dos quatros membros ficam fracos. Em seres humanos, a tetraparesia afeta os músculos de ombros, os braços e pernas. Nos animais, como cachorro é gatos ela afeta as quatros patas. O termo quadriplegia é usado como um sinônimo.
Sintomas de Tetraparesia 
Tetraparesia é uma desordem que pode produzir outros sintomas junto com fraqueza dos braços e pernas. Por exemplo : Retardo Mental e comprometimento da visão são sintomas de alguns tipos de tetraparesia.
Tetra: 4 membros inferiores e superiores.
Paresia: " redução da força de contração muscular. Perda parcial dos movimentos.
A tetraparesia Espastica afeta completamente todos os membros do corpo.
OSTOMIA
A ostomia é a cirurgia feita quando há necessidade de se criar um novo caminho para a saída de fezes e/ou urina do corpo. Isso pode acontecer por vários motivos, mas principalmente em decorrência de câncer ou de ferimentos com armas brancas.
Na cirurgia é criado um estoma na parede abdominal, por onde serão liberados os excrementos. O estoma não é controlado voluntariamente e por isso as pessoas ostomizadas fazem uso de bolsas coletoras, que armazenam as fezes e urina.
Desde 2004, através do Decreto 5.296, a ostomia é considerada uma deficiência física: “alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física”.
A bolsa coletora é um equipamento essencial para a pessoa estomizada. 
 A bolsa coletora é formada por um saco para coletar as fezes ou a urina, acoplado a uma placa adesiva para fixá-la ao abdome e proteger a pele do contato com o material eliminado pelo estoma.
HEMIPARESIA
Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros. Também se pode ocorrer essa doença em caso de complicação no parto de uma criança na hora de seu nascimento.Atualmente, não há cura, apenas tratamento para que essa paresia não venha atrapalhar a vivência diária da pessoa. mas cientistas pesquisam algumas formas através das células tronco.Hemiplegia é semelhante a hemiparesia, mas hemiparesia é considerado menos severo.
PARALISIA CEREBRAL
O que é Paralisia cerebral?
A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.
 Tipos
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico.
Paralisia cerebral espástica
É caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldade de movimento. Ocasionada por uma lesão no sistema piramidal, a paralisia cerebral espástica é consequente do nascimento prematuro.
Paralisia cerebral discinética
A paralisia cerebral discinética se caracteriza por movimentos atípicos e involuntários. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal.
Paralisia cerebral atáxica
A paralisia cerebral atáxica se caracteriza por uma sensação de desequilíbrio e falta de percepção de profundidade. É ocasionada por uma disfunção no cerebelo.
TRIPARESIA
Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
AMPUTAÇÃO 
Amputação é a remoção de uma extremidade do corpo mediante cirurgia ou acidente. Na medicina, é usada para controlar a dor ou a doença no membro afetado, como no câncer e na gangrena. Durante a história foi amplamente usada como punição por crimes. Muitas culturas e religiões, ainda fazem amputações ou mutilações em crianças durante seus rituais.[1]
O primeiro passo é ligar as artérias e veias para prevenir a hemorragia. Os músculos são retirados e finalmente o osso é serrado. A pele e os músculos da região amputada são então rearranjados, ocasionalmente com a inserção de elementos que facilitam a colocação de uma prótese.
Alguns amputados experimentam o fenômeno do membro fantasma; eles sentem como se o membro ainda estivesse ali, experimentando inclusive dores e sensações anormais. Os cientistas acreditam que tem a ver com uma espécie de mapa neural que o cérebro tem do corpo, que manda informação ao restante do cérebro sobre a falta de conhecimento do membro sobre sua existência.
HEMIPLEGIA
E a paralisia de metade (esquerda ou direita) do corpo. É mais grave que hemiparesia que se refere apenas a dificuldade de movimentar metade do corpo. Atinge cerca de 57 pessoas em cada 100.000 habitantes, principalmente por problemas na gravidez ou por AVC, sendo mais frequente assim em recém-nascidos e Idosos.
Causas
Pode ser consequência de problemas durante a gravidez (hemiplegia congênita) ou sequela de um acidente vascular cerebral ou de um traumatismo severo que lesione o trato corticoespinhal.
Outras possíveis causas incluem infecção, desmielinização dos axônios por esclerose, agravamento de quadro diabético, parassonia noturna e tumores em tecido neurológicos.
Tratamento
O tratamento varia muito dependendo da causa da hemiplegia, mas geralmente inclui meses ou anos de reabilitação com fisioterapeuta, Psicomotricista e terapeuta ocupacional para recuperar algumas habilidades ou desenvolver novas habilidades que permitam uma vida mais saudável e independente. Além disso exercícios físicos ajudam a desenvolver a musculatura necessária para uma marcha e movimentos mais eficientes.
Relaxantes musculares e analgésicos são usados para diminuir as dores, especialmente no ombro. Alguns indivíduos com hemiplegia podem se beneficiar de algum tipo de ortese. Existem muitos tipos de aparelhos e talas disponíveis para estabilizar a articulação, ajudar com a caminhada e manter o tronco ereto.
TRIPLEGIA
Paralisia de um dos lados do corpo acompanhada de paralisia de um membro do lado oposto do corpo. 
Triplegia é a perda total das funções motoras em três membros.
Tri: 3 membros, paralisado os braços e uma perna.
Plegia ou Paralisia: " Nenhuma força de contração muscular, perda total dos movimentos".
DEFICIENCIA FÍSICA
REFERÊNCIA
https://www.abc.med.br/p/348059/paraplegia+o+que+e+quais+os+tipos+e+as+causas+como+e+o+tratamento.htm https://www.google.com/amp/s/www.minhavida.com.br/amp/saude/temas/paralisia-cerebral http://www.saude.mg.gov.br/ostomizados https://www.google.com/amp/s/www.tuasaude.com/paraparesia/amp/ https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/medicina/amputacao/amp/ https://www.google.com/amp/s/www.tuasaude.com/paraparesia/amp/

Continue navegando