Buscar

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
O objetivo de movimentos como o Escola sem Partido é impedir que o estudante desenvolva pensamento crítico e autônomo, que seja incapaz de contestar, discutir, questionar, que se limite à aceitação passiva do que lhe impõem. Um aluno descompromissado com sua própria formação – o que interessa é passar de ano.Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos? 
Considere as afirmações abaixo:
 I. Além do que diz o texto, seus defensores pretendem dar voz a apenas uma visão, a liberal, defensora do status quo e apagar as críticas a este regime.
II. A rigor, se adotado, exigiria que todas as vezes que o professor emitisse qualquer opinião, de religião a sistemas econômicos, passando por interpretações de fatos históricos, deveria também falar a respeito de todas as outras visões possíveis.
III. Esta proposta é essencial para evitar a doutrinação de professores formados em universidades públicas e, portanto, distantes da realidade do país.
 
É correto o que se afirma em I e II.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 2
“Penso que um projeto político-pedagógico libertador supõe o engajamento e a participação coletiva dos professores comprometidos em uma linha de ação que tenha como objetivo a transformação social. [...] Para tanto, a união em torno de uma meta é essencial na busca da articulação entre a teoria do projeto educativo e a prática cotidiana da escola.”Fonte: BARBOSA, M. S. S. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
 Considere as afirmações a seguir acerca do Projeto Político Pedagógico:
I. Apresenta o papel social que cumpre a escola e estabelece os métodos socialmente aceitos para a construção do ensino.
II. É construído coletivamente pela comunidade escolar, a partir de estudos e reflexões, com o objetivo de elaborar um o projeto educativo nas escolas.
III. Estabelece marcos gerais para a educação do país, segundo os quais as escolas devem atuar, apesar das especificidades de cada lugar.
 É correto o que se afirma em I e II, apenas.
	
	
	
PERGUNTA 3
As novas tecnologias fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, em especial os mais jovens que já nasceram na era da informática. Isso nos leva a pensar como desenvolver uma educação de qualidade nesta nova realidade.
 
Considere as asserções a seguir:
 I. Ao não utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, o professor compromete o processo de ensino-aprendizagem.
PORQUE
II. Atualmente, a tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos e cumpre um papel importante em sua formação enquanto sujeito.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 4
“Deve-se permitir aos indivíduos que reflitam sobre si mesmos e em sua existência, relacionando essa reflexão aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos à sua volta. Essas discussões, se feitas dentro da escola, permitem que se formem indivíduos críticos perante a realidade que os cercam, pensadores e militantes de melhorias sociais que buscam o saber e o entendimento, atuando sobre a realidade em que vivem, em detrimento de apenas aceitá-la.” (PIERRI, 2019, p.3) Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?
Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A reflexão filosófica permite que problemas sejam resolvidos ou encarados criticamente
PORQUE
II. A reflexão filosófica permite estabelecer paralelos entre o conteúdo ensinado na escola e o cotidiano do aluno.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 5
Ao falarmos de aspectos afetivos entre professor e alunos, adentramos os estudos da psicanálise – teoria formulada por Freud que estuda o comportamento e os processos mentais para compreender as relações humanas e suas implicações no desenvolvimento dos sujeitos. Fonte: Adaptado de EAD-BR. Peterle, T.G.S. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 3 - Qual a representação do aluno e do professor no contexto social contemporâneo? p. 13.
 Considere as afirmações a seguir acerca da psicanálise na educação:
Ajuda a compreender de que modo a relação do aluno com o professor e com a escola interfere no seu processo de aprendizagem.
Formula métodos que, a partir das relações afetivas, facilitam o processo de aprendizagem.
Coloca no centro da análise as relações afetivas, que podem ser positivas ou negativas, contribuindo ou dificultando o ensino.
A relação entre psicanálise e educação contribui para a compreensão dos alunos enquanto sujeitos históricos.
São corretas apenas as afirmações: I, III e IV.
PERGUNTA 6
A pesquisa-ação educacional é, principalmente, uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos.
Fonte: TRIP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
 
De acordo com seus estudos sobre o tema, assinale a alternativa correta: Essa prática permite integrar professores e alunos na busca pelo conhecimento, interligando teoria, prática e observação, além de contemplar diferentes olhares sobre a realidade.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 7
“A educação elementar foi inicialmente formada para os curumins, mais tarde estendeu-se aos filhos dos colonos. Havia também os núcleos missionários no interior das nações indígenas. A educação média era totalmente voltada para os homens da classe dominante, exceto as mulheres e os filhos primogênitos, já que estes últimos cuidariam dos negócios do pai. A educação superior na colônia era exclusivamente para os filhos dos aristocratas que quisessem ingressar na classe sacerdotal; os demais estudariam na Europa, na Universidade de Coimbra. Estes seriam os futuros letrados, os que voltariam ao Brasil para administrá-lo” (RIBEIRO, 1993, p. 15).Fonte: RIBEIRO, P. R. S. História da educação escolar do Brasil. Paidéia, n. 4, Ribeirão Preto, fev./jul. 1993, p. 15-30.
Assinale a alternativa que contém o que o trecho destacado acima evidencia acerca da educação: A educação reflete a sociedade na qual se insere, de modo que se molda a partir dos interesses da classe dominante, atuando para a manutenção do status quo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 8
“[...] Vale ressaltar que a tarefa do educador está para além da simples transmissão do conteúdo, mas também na sua capacidade de lidar com os problemas diários da educação brasileira, conseguir produzir conhecimento e, ainda, manter uma interação produtiva com seus alunos.” (livro texto, p.12)
Com base no trecho destacado acima e nos seus estudos acerca do tema, assinale a alternativa que NÃO corresponde à representação do professor: Domínio de conhecimento e de habilidades que o permitam superar a pesquisa e desenvolver um ensino de qualidade.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 9
As mudanças ocorridas em nossa sociedade colocam novos desafios à escolarização. Avanços tecnológicos, diferentes referências culturais em circulação nas sociedades e a necessidade de se formar estudantes preparados para a realidade atual são algumas das preocupações dos profissionais de educação. Nesse sentido, podemos dizer que a função social da escolarização nesses tempos de mudança tem relação:
	Com o compartilhamento entre os jovens dos saberes produzidos pelos seres humanos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 10
Os espaços onde se desenvolvem as atividades de educação não formal são múltiplas, ou seja, no bairro, nas igrejas, sindicatos, nos espaços culturais, nas própriasescolas e nos espaços interativos dessa comunidade.
Sobre a educação não formal no Brasil é correto afirmar que:
I.A educação não formal tem apresentado propostas voltadas para as camadas mais pobres, promovidas por órgãos públicos ou diferentes segmentos da sociedade.
II.A educação não formal poderá acontecer por meio de parcerias públicas ou privadas.
III. A educação não formal tem um compromisso com a elaboração de um currículo padronizado para atender as necessidades dos estudantes.
É correto apenas o que se afirma em: I e II.

Continue navegando