Buscar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM ESCOLAR ATV 3 PRONTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme vimos em nossas leituras, a avaliação deve ser entendida como um processo histórico, dinâmico e sempre em contínuas mudanças, assim como nossa sociedade. 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9.394/96, faz uma alteração em relação às avaliações formativas, também chamadas de contínuas. Dessa forma, observamos que essas avaliações consistem em propostas avaliativas capazes de intensificar ainda mais o processo de ensino a partir dos dados coletados na aplicação de provas e outros instrumentos, auxiliando o professor no momento de promover o ensino e refletir sobre sua prática em sala de aula. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem para a correção rápida. Nesse contexto, notamos uma mudança significativa de postura por parte dos professores e também da gestão escolar.
Assim, sabemos que as mudanças nas rotinas da avaliação formativa já evidenciam parte do que precisa ser feito. Dessa forma, quais são os novos desafios para o professor no planejamento avaliativo a partir da BNCC?
 
É necessário modificar as rotinas educacionais e as práticas exercidas em sala de aulas. Somente assim, possibilitará incorporar tais transformações postas pela BNCC nos mais distintos contextos escolares.
Se há alguns anos o professor era detentor do conhecimento e os alunos aprendiam ou decoravam aquilo que era passado pelo professor, nos dias atuais esse comportamento foi deixado para trás, trazendo na atualidade um professor orientador que auxilia o aluno no processo de ensino e aprendizagem, transformando-os em protagonistas da construção do conhecimento e da sociedade em que vive.
Com o fácil acesso à internet e as ferramentas digitais os alunos são mais independentes, cabe ao professor modificar o seu modo de atuação, onde o mesmo deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser um mentor desses alunos e a partir daí comece a refletir sobre a importância que as diversas tecnologias podem trazer para a sala de aula.
As mudanças no processo avaliativo da BNCC, faz com que os professores pensem em uma avaliação a ser realizada pelo aluno de forma mais global e integral, levando em conta os contextos e as condições de aprendizagem, melhorando dessa forma o desempenho dos alunos, dos professores e da escola. Inserindo no contexto escolar e na aprendizagem as novas tecnologias dentro de sala de aula aumentando o conhecimento por meio dessas ferramentas com materiais atualizados e adaptados aos novos conhecimentos. O processo tecnológico se faz importante para os professores e alunos na produção de conhecimentos, resolução de problemas, facilitar a elaboração de provas, jogos, conteúdos, aulas mais interativas e estudantes mais interessados e capazes de analisar diferentes situações, contribuindo para a melhoria do processo de aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades.

Continue navegando