Buscar

O ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uilian Soares
Segunda Licenciatura em História
Como você transmitiria a ideia de história como algo dos homens no tempo?
A história é a construção da trajetória, das ações humanas, compartilhando experiências e significados. 
Um dos temas centrais da história é a verdade, que sendo multifacetada, pode mudar ao longo da aprendizagem das várias perspectivas, nuances, olhares e interpretações do sujeito conhecedor, mas não deixa de ser a fonte produzida pelo homem ao longo do tempo.
Uma das maiores dificuldades da analogia histórica se dá com referência ao tempo, uma vez que o indivíduo pós-moderno, ser da tecnologia e da velocidade da informação, tem tudo como efêmero, aqui cabe linkar a ideia sobre Tempos líquidos, de Zygmunt Bauman. Vivemos uma era de informações, onde o que é agora, já passa ser o ontem ou passado em segundos, pois novas informações são levantadas ou produzidas em um ritmo imensurável, mas a profundidade, o questionamento, ou seja, o conhecimento é uma construção que demanda um processo de identificação do eu, ontem, hoje e o amanhã.
Por fim, é a composição da história que permite o homem progredir, transformar, melhorar, se adaptar e etc, pois se não houvesse a transmissão do conhecimento ao longo do tempo seria necessário recomeçar tudo do zero ou nada sempre.

Continue navegando