Buscar

Adg3 - Recursos Para o Ensino de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adg3 - Recursos Para o Ensino de Matemática
1) A utilização de materiais didáticos manipuláveis para o ensino da Matemática passou a ser recomendada a partir dos anos 1990. Desde então, vem sendo realizados vários estudos a respeito do que são esses materiais, de como podem ser utilizados e de quais contribuições podem trazer para a aprendizagem dos alunos, conforme apontam Dias e Caporale (2019).
A conclusão apresentada pelas autoras com relação à utilização desses recursos nas aulas de Matemática está no excerto a seguir. Analise-o e complete as lacunas:
“[...] os materiais não são, por si só, os responsáveis pela mobilização do processo de construção do ___________, porém, podem fazer enorme diferença na ___________dos alunos. Afinal, configuram-se como ___________ ao desenvolvimento de determinados conteúdos. Mais ainda: tais recursos propiciam ___________ interessantes ao estimular a ___________ dos educandos.” (DIAS; CAPORALE, 2019, p. 152)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)Concreto / aprendizagem / dificultadores / erros / criatividade.
· b)Conhecimento matemático / aprendizagem / suportes essenciais / descobertas / curiosidade. Alternativa assinalada
· c)Pensamento / vida / recursos desnecessários / aprendizagens / curiosidade.
· d)Conhecimento matemático / avaliação / suportes essenciais / aprendizagens / memorização.
· e)Pensamento / aprendizagem / recursos necessários / erros / curiosidade.
2) Ao abordar sobre a questão da adoção de materiais manipulativos como recurso para o ensino da Matemática, vários autores como Nacarato (2005), Grando (2015) e Dias e Caporale (2019) enfatizam que a utilização de tais materiais, por si só, não possibilita a aprendizagem do aluno. Desse modo, o papel do professor é fundamental nesse processo.
 NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, 2005, p. 1-6. Disponível em: https://pactuando.files.wordpress.com/2014/08/eu-trabalho-primeiro-no-concreto.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021.
GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, out., 2015, p. 393-416. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117. Acesso em: 01 nov. 2021.
DIAS, Maria Teresa Martins; CAPORALE, Silvia Maria Medeiros. O uso de recursos didáticos nas aulas de Matemática com alunos do Ensino Médio. In: MENDES, Rosana Maria (Org.). Matemática. Coleção A reflexão e a prática no Ensino Médio. São Paulo: Blucher, 2019, p. 137-154.
 
Nesse sentido, considerando o papel do professor, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O professor precisa acreditar que o material selecionado é suficiente para que o aluno compreenda determinado conteúdo matemático com o qual pretende trabalhar.
( ) Ao planejar as aulas, é imprescindível avaliar se os materiais selecionados mobilizam a construção do conhecimento matemático e propiciam a apropriação de conceitos referentes ao conteúdo matemático que pretende trabalhar.
( ) Além da ação do aluno de explorar efetivamente o material, a ação do professor como mediador e problematizador é fundamental.
(  ) A escolha dos materiais deve levar em consideração suas limitações e possibilidades, e estar associada á intencionalidade pedagógica, como, por exemplo, possibilitar a observação de regularidades, o estabelecimento de relações etc.
(  ) É dispensável que professor tenha conhecimento sobre o material manipulativo que irá utilizar em suas aulas, bem como que tenha domínio sobre como manipulá-los.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Alternativas:
· a)V, V, V, V, F.
· b)V, V, V, V, V.
· c)F, V, V, V, V.
· d)F, V, F, V, F.
· e)F, V,  V, V, F. Alternativa assinalada
3) Ao escolher os materiais manipuláveis para trabalhar nas aulas de Matemática, é necessário ter clareza a respeito das possibilidades e dos limites que eles possuem. Nacarato (2005, p. 3) procura chamar a atenção para alguns equívocos que podem acontecer quando o professor não atenta para essa questão, destacando sobre o uso do Material Dourado e do Cuisenaire, e afirma: “Um dos elementos que dificultam a aprendizagem com base em materiais manipuláveis diz respeito a sua não relação com os conceitos que estão sendo trabalhados”.
No que se refere ao uso do Material Dourado e do Cuisenaire, identifique qual das afirmações corresponde a uma situação equivocada de utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática:
Alternativas:
· a)A utilização do Cuisenaire possibilita a comparação das peças de diferentes medidas e a representação de algoritmos das operações com frações.
· b)A estruturação do Material Dourado permite trabalhar as propriedades do sistema de numeração decimal e valor posicional.
· c)Com o uso das peças do Cuisenaire e do Material Dourado é possível compor e decompor poliedros convexos e não-convexos de diversos volumes.
· 
· d)A representação das peças do Material Dourado por meio de desenhos bidimensionais contribui para o estabelecimento de relações entre as diferentes peças, não sendo necessária a interação com o material. Alternativa assinalada
· e)O Cuisenaire pode ser utilizado para trabalhar o pensamento algébrico, a partir das relações de dobro e triplo existentes entre as medidas das peças.
4) Grando (2004) em sua obra “O jogo e a matemática no contexto da sala de aula” enfatiza sobre a importância do jogo para o desenvolvimento cognitivo da criança. Para isso, ela esclarece que:
 Coloque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.
(  ) A brincadeira e o jogo desempenham funções importantes para o desenvolvimento infantil, apresentando-se como uma atividade dinâmica que vem satisfazer uma necessidade da criança: de movimento e ação.
(  ) A ação determinada pelo jogo desencadeia a imaginação, criando situações imaginárias, permitindo um caminho que vá da imaginação à manipulação.
(   ) O jogo possibilita um processo de levantamento de hipóteses e conjecturas, reflexão, análise, síntese e criação, além de estratégias diversificadas de resolução dos problemas.
(  ) O jogo não representa uma simulação matemática na medida em que se caracteriza por ser uma situação irreal, criada pelo professor ou pelo aluno, para (re)significar um conceito matemático a ser compreendido pelo aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)F, V, V, F.
· b)V, F, F, V.
· c)V, F, V, F. Alternativa assinalada
· d)F, V, F, V.
· e)F, V, V, V.

Continue navegando