Buscar

relacoes_publicas_e_comunicacao

Prévia do material em texto

1-Além de dar dicas sobre comunicação oral e escrita, a autora dá importância a elementos mais subjetivos da comunicação, como o tom de voz ou o olhar para a pessoa com quem se fala. Você também acha isso importante? Por quê? Você já participou de alguma conversa em que o tom de voz ou a forma de olhar (ou não olhar) para o interlocutor atrapalhou a comunicação? Como foi?
A comunicação é uma das principais competências necessárias para o ser humano, e no ambiente corporativo isso não é diferente.
As novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Hoje o mercado está cada vez mais exigente. Assim, o profissional precisa sempre aprimorar a boa comunicação, fazendo cursos específicos, como: falar em público, cursos de língua portuguesa etc.
Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação mais clara.
Evitar usar palavras curtas como respostas que não passem a impressão de que você tenha realmente compreendido a mensagem. Olhar no olho da pessoa que fala com você, mostrar que você está dedicando a sua atenção para ela. Assim, você cria vínculos e passa segurança, valorizando o seu interlocutor. Com certeza, quando for a sua vez de falar, a pessoa estará mais disposta a ouvir a sua mensagem.
2-Das dicas apresentadas, quais você já conhecia e vai ter facilidade para aplicar? Quais são as menos familiares e que vão exigir de você maior atenção ou disciplina?
Procuro sempre utilizar as dicas apresentas, porém a que vai me exigir maior atenção são as anotações de recados em um caderno. Normalmente anoto apenas em um post it para passar o recado a pessoa interessada.
3- Já aconteceu de alguém deixar um recado e você se esquecer de passar para a pessoa interessada? O que você fez? Como você evitaria isso?
Com a correria já me aconteceu de esquecer de anotar o recado e acabar esquecendo de passar a pessoa interessada. Sempre vem uns flashes e acabo me lembrando do recado, de imediato passo a pessoa interessada. Para evitar, vemos a importância da anotação mesmo com a correria nunca deixar de anotar.

Continue navegando