Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
ESTAGIO ENSINO MEDIO

Pré-visualização | Página 1 de 4

2
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
GISELDA CASTRO GIMAQUE
RU: 1995886
TURMA: 09/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
SANTARÉM - PA
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
GISELDA CASTRO GIMAQUE. RU: 1995886. TURMA: 09/2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado: Docência do Ensino Médio: planejamento de aulas e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em História do CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER.
SANTARÉM – PA
 2020
SUMÁRIO
1 -INTRODUÇÃO	3
2- DEFINIÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA	4
2.1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA	4
2.2- CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA	5
2.3- DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 	8
2.4- CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL 	9
2.5- CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA 	10
2.6- CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 	11
2.7- PERFIL DO PROFESSOR 	12
2.8- DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS 	12
2.9- PLANO DE AULA 	13
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 	16
4- REFERÊNCIAS 	17
5- ANEXOS 	18
1 INTRODUÇÃO
	O Estágio Supervisionado é uma ferramenta de integração e conhecimento do aluno com a realidade social e econômica de sua região e do trabalho em sua área, é um momento primordial na graduação, propiciando um contato mais próximo com a futura profissão, a vivência de situações práticas do cotidiano escolar e a integração da aprendizagem teórica com o contexto profissional. 
O Estágio Supervisionado: Docência no Ensino Médio se faz necessário ao futuro professor, por levar um pouco da realidade a qual conviverá em sua profissão possibilitando novas experiências que se somam aos conhecimentos adquiridos na teoria tendo o propósito de contribuir para formação da prática docente do acadêmico. 
O Estágio Supervisionado é obrigatório para o curso de Licenciatura em História determinado pela Lei de Diretrizes e Bases Educação Nacional (LDBEN) – Lei n° 9394/93, além de ser também uma forma de conciliar teoria e prática, proporcionando ao futuro docente uma aproximação da realidade vivenciada pelos professores.
	O Estágio Supervisionado: Docência no Ensino Médio realizado no Anexo II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Julia Gonçalves Passarinho que funciona na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisca Eliete localizada na Rodovia Santarém Curuá-Una, Km 20 – Comunidade de Jacamim, zona rural da cidade de Santarém - Pará, deu-se no período de 03 de novembro a 01 de dezembro de 2020 nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com objetivo de:
· Analisar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem da disciplina História nas turmas de ensino médio, considerando-a como uma componente orientadora do ato pedagógico;
· Analisar os objetivos e as finalidades do ensino de história nas turmas de ensino médio
· Elaborar e executar intervenções diversificadas no campo de estágio;
· Investigar a realidade educacional das turmas de ensino médio por meio de levantamento de dados e informações sobre a instituição de ensino concedente, inclusive sobre o contexto político e socioeconômico em que está inserida, a fim de se obter uma visão do conjunto das necessidades e problemas do campo de estágio e possibilidades de intervenção;
· Refletir sobre abordagens metodológicas e recursos à aprendizagem para o ensino de História à luz das orientações curriculares, bem como, a literatura da área de História;
	Esse relatório tem como objetivo, mostrar em forma textual os resultados de questões relacionadas a observações nas turmas estagiadas,bem como entrevistas, pesquisa bibliográfica e participação como docente. 	Nesse contexto, o estágio se faz necessário ao acadêmico, pelo fato de levar um pouco da realidade a qual o futuro educador será submetido, realidade essa que até então só conhecia teoricamente.
	No presente relatório constam as definições com relação à escola estagiada apresentando a identificação, concepção pedagógica, caracterização estrutural e descrição e análise reflexiva das atividades realizadas, será apresentado um plano de aula feito e aplicado pela estagiária finalizando com a síntese das principais observações e reflexões sobre o estágio. 
2 – DEFINIÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
2.1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
	O Estágio Supervisionado: Docência no Ensino Médio ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho – Anexo II, que funciona no prédio da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisca Eliete, situada no KM 20 da Rodovia PA 370 – Santarém Curuá-Una, faz parte da Região de Planalto da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará. 
A Escola Júlia Gonçalves Passarinho foi criada através do Decreto Municipal Nº 670 de 14 de março de 1984 sancionado pelo prefeito Ronan Liberal sendo inaugurada em 04 de setembro de 1984. A partir de janeiro de 1986 migrou do sistema municipal para o sistema estadual de ensino. A Escola Júlia Gonçalves Passarinho é autorizada com Ensino Médio através da Resolução Nº 753 de 30 de dezembro de 2002.
Em 1994 foi autorizada a implantação de um anexo que funcionava na Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) até 1999. Nesse sentido, para atender a necessidade das comunidades do planalto, implantou-se na comunidade de Mararu (anexo I) funcionando na Escola Municipal Nazaré Demetri Mussi o Ensino Médio regular no ano de 1997. Em prosseguimento a expansão do ensino médio para a área rural foi implantado no ano de 1999 o anexo II com Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) funcionando na Escola Municipal Santo Antonio apenas no turno noturno. 
Com finalidade de suprir a carência de Ensino Médio Regular diurno, em 2014 foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o anexo II passou a funcionar também no turno vespertino na Escola Municipal Professora Francisca Eliete da Costa Muniz. O Anexo II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Gonçalves Passarinho funciona em regime regular, atualmente possui em seu quadro de lotação 26 funcionários contando com turmas de Ensino Médio Regular (1º ao 3º aos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) funcionando nos períodos vespertino e noturno.
 A escola unidade anexa referida oferta atendimento no nível da educação básica de ensino médio (1º, 2º e 3º anos) no turno vespertino, e a modalidade Educação de Jovens e Adultos 1ª e 2ª etapa, no turno noturno. A instituição atende neste ano de 2020 um total de 248 alunos, destes 03 são alunos são portadores de necessidade educativa especial.
O estágio foi realizado no período de 03 de novembro a 01 de dezembro de 2020, nos períodos vespertino e noturno na escola referida, onde foi observado a prática docente e exercício da prática pedagógica como professor regente, para o relacionamento da teoria com a prática, análise da estrutura e funcionamento da escola, dentre outras atividades e ao término do estágio foi elaborado este relatório.
2.2 - CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
A Escola referida é tida como um laboratório onde se gesta sujeitos através do processo de relações sociais e humanas. Acredita que precisa valorizar os conhecimentos trazidos pelos alunos, sua cultura. Valorizando desse modo as experiências dos alunos, conforme recomendação de Paulo Freire.
Nesse sentido a Escola busca educar seus alunos (as) incentivando-os a construir o seu próprio conhecimento trabalhando os valores, as ideologias, a disciplina e a ética através do diálogo, do respeito mútuo, da justiça e da solidariedade propiciando condições para que os educandos desenvolvam suas capacidades, tomem consciência de seus sentimentos e emoções e tomem suas decisões de conflito do ponto de vista ético e moral.
A escola como entidade social atua como instrumento transformador da vida dos educandos, apresentando aos alunos novos horizontes e a educação como uma saída frente aos problemas sociais para uma cultura de paz, desenvolvimento humano, combate ao preconceito, dentre outras especificidades importantes para a vida em sociedade.
A escola
Página1234