Buscar

Tipos de alongamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Flexibilidade:
Flexibilidade é a capacidade de mover uma única articulação ou uma série de articulações ao longo de uma amplitude de movimento sem restrições e livre de dor. 
Depende da extensibilidade dos tecidos que cruzam a articulação da artrocinemática da articulação em movimento.
Hipermobilidade:
Hipermobilidade refere-se a uma mobilidade em excesso. Ocorre em certas pessoas saudáveis, com força e estabilidade normal, que participam de esportes que requerem uma flexibilidade extensiva. A hipermobilidade cria instabilidade articular quando as estruturas de uma articulação e a força muscular são insuficientes e não conseguem mantê-la em uma posição estável e funcional durante as atividades. Em geral causa dor e pode predispor a pessoa à lesão musculoesquelética. 
Hipomobilidade
Hipomobilidade refere-se a uma mobilidade diminuída em uma ou mais articulações. 
Fatores que podem reduzir a mobilidade dos tecidos moles: 
· Perda da ADM 
· Imobilização prolongada 
· Contratura
Alongamento
Alongamento é um exercício utilizado para manter ou aumentar o comprimento de estruturas de tecidos moles, melhorando deste modo a flexibilidade. 
Determinantes: 
· Alinhamento: posicionamento apropriado do paciente, de modo que a força de alongamento seja direcionada para o grupo muscular.
· Estabilização: deve-se estabilizar uma das inserções (distal ou proximal) da unidade musculotendínea que está sendo alongada.
· Intensidade: refere-se à força de alongamento aplicada. Deve ser baixa e confortável.
· Duração: período durante o qual a força de alongamento é aplicada. 
· Velocidade: velocidade da aplicação da força de alongamento. Deve ser lenta e gradual (segura). 
· Tipo: alongamento estático x dinâmico. Alongamento estático – músculo é alongado um pouco além do ponto de resistência e então, mantido na posição com uma força constante durante certo período. Alongamento dinâmico – músculo é alongado de forma intermitente, rápida e forçada
· A ação do músculo alongado é exatamente oposta à direção da restrição articular ou muscular. 
· Exemplo: restrição de extensão do punho. Alongamento dos flexores do punho para aumentar a extensão do punho. O músculo encurtado (antagonista) impede o movimento completo do músculo primário (agonista)
Auto Alongamento:
Auto Alongamento é um alongamento ativo realizado de forma independente pelo paciente. Alongamento estático manual passivo é um alongamento sem assistência do paciente, no qual aplica-se uma força externa para mover o segmento, além do ponto de resistência do tecido e dentro da ADM disponível.
alongamento estático - 
manual assistido. É um alongamento com assistência do paciente, no qual aplica-se uma força externa para mover o segmento, além do ponto de resistência do tecido e dentro da ADM disponível.
Alongamento mecânico é um alongamento sem assistência do paciente, no qual aplica-se uma força externa de baixa intensidade por um período de tempo usando-se um equipamento mecânico. Exemplo: ganho de extensão do joelho no pós operatório de LCA com o paciente em decúbito ventral e com caneleira na região distal da perna.
Alongamento balístico é um alongamento dinâmico, com alta velocidade e alta intensidade. Este alongamento não é recomendado para idosos, sedentários ou pacientes com lesões musculoesqueléticas. 
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) Contrai-relaxa (CR): é um alongamento no qual o músculo é passivamente colocado na posição de alongamento. Em seguida, o paciente contrair isometricamente o músculo alongado.Exemplo: Alongamento do peitoral maior. Fisioterapeuta abduz o ombro horizontalmente até que seja sentida a resistência do tecido. Paciente realiza uma contração isométrica do peitoral (5 a 10 segundos) contra resistência do fisioterapeuta, e depois relaxa, enquanto fisioterapeuta ganha ADM e mantém por 10 a 15 segundos. Repete 3 vezes.
Indicações: Tecidos moles que perderam sua extensibilidade em decorrência de aderências ou contraturas causando limitação nas atividades (limitações funcionais) ou restrições à participação (incapacidades). Presença de deformidades estruturais que poderiam ser evitadas
Usado antes e depois de exercícios vigorosos, para minimizar a dor muscular após exercícios. Usado como parte de um programa de preparo físico total. Fraqueza muscular ou encurtamento dos tecidos opostos promovem diminuição da ADM.
Contraindicações: Não se deve realizar alongamento quando ocorre: Bloqueio ósseo que limita o movimento articular. Fratura recente com consolidação óssea incompleta. Processos inflamatórios agudos. Dor aguda imediata com o movimento articular ou alongamento muscular. Hematoma (traumas). Hipermobilidade.

Continue navegando