Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 CORRIGIDA 113_429 (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Letras Português Inglês
Semestre: 5º 
Disciplina: Literaturas de Língua Portuguesa IV
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 4
Professora: Rute JosgrilbERG
NOTA: 8,0
1 – O trecho a seguir, escolhido por Lima Barreto como epígrafe para introduzir sua obra, TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, comenta o confronto entre o ideal e o real:
"O grande inconveniente da vida real e o que a torna insuportável ao homem superior é que, se transportamos para ela os princípios do ideal, as qualidades passam a ser defeitos, de tal modo que, na maioria das vezes, o homem íntegro não consegue se sair tão bem quanto aquele que tem por estímulo o egoísmo ou a rotina vulgar."
Considerando-se a epígrafe citada, como pode ser analisada a trajetória de Policarpo Quaresma? (1,0)
Policarpo Quaresma é comparado com Dom Quixote,ou seja não consegue realizar o que idealiza,é cheio de boas intenções,nacionalistas, fervoroso,vaidoso de si, porque, segundo ele, luta por sua ideologia, partindo do ideal e chocando-se com o real, e dai seu triste fim porque o nacionalista é condenado por traição.
2 – Leia o excerto a seguir:
 “Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folklore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!” O trecho acima pertence ao romance O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, de Lima Barreto. Sobre a personagem que dá título ao romance, podemos afirmar que: (1,0)
I - Foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco as coisas brasileiras.
II- Planejou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira.
III- Defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte justamente pelos valores que defendia.
IV - Foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas III e IV estão corretas.
e) Apenas I e IV estão corretas.
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA (A nota está condicionada à explicação).
Ele no seu afã de mudar a cultura brasileira,com seu nacionalismo extremo,se sentiu imcompreendido e ultrajado,pois ninguém dava crédito as suas idéias,servindo de burla a outras pessoas e ficou tao revoltado que foi lutar contra o governo da época o qual o considerou traidor.
3 - Considere os dados: (1,0)
I. Contraste entre um Brasil arcaico – representado principalmente pelo tradicionalismo agrário – e outro, com novos centros urbanos marcados pelo início da industrialização e pela emergência de novas classes socioeconômicas.
II. Problematização da realidade social e cultural, pela revelação das tensões da vida nacional.
III. Primeira Guerra Mundial e crise da República Velha.
IV. Modernidade estilística e negação do estilo da belle époque.
Caracterizam o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se inserem Lima Barreto, Euclides da Cunha e Graça Aranha os dados contidos em:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
 Todo contexto histórico surgiu no Brasil nas primeiras décadas do século XX,na Europa o movimento tinha como fato histórico a Primeira Guerra Mundial que foi de 1914 a 1918, no Brasil , o movimento foi marcado pela República Velha, período da política do café com leite, as transformações das obras escritas onde eram retratada a realidade brasileira, muito representada por Lima Barreto entre outros.Esse movimento não tem uma característica principal, porque os autores utilizaram tendencias e tecnicas para marcar o estilo da época.
4. “Embora se deem como novos, como precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu como a paranoia e a mistificação. De há muito que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios”. Tal afirmação feita por Monteiro Lobato refere-se à obra exposta por Anita Malfati. Comente. (1,0)
A artista exibe uma arte expressionista que choca a toda uma sociedade,com traços fortes para o convencionalismo da época,considerada provinciana.Monteiro Lobato, ao publicar o artigo Paranóia ou mistificação,o qual é uma crítica violenta dele em contra da artista,que reflete desastrosamente na vida pessoal e profissional de Anita, seus quadros vendidos foram devolvidos e causou transtornos.
Segundo Monteiro Lobato, nos manicômios é pura arte sincera, porque os cerébros são transtornados por psicoses sendo igual o que está exposto, no entanto o que para um público normal como diz ele não é arte,não tem lógica,porque não expressam nada,nem sentimentos,não há equilíbrio,uma arte que ele considera uma caricatura.
5 - O que determina a vida do protagonista Policarpo Quaresma, da obra de Lima Barreto, é( 1,0)
a) o excessivo valor ao material.
b) o gosto pelo trabalho.
c) a aversão à vilania.
d) o apego à religião.
e) a postura ufanista.
6 - O título da obra de Lima Barreto, TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, antecipa ao leitor sobre o protagonista(1,0)
a) a indiferença com que passou a lidar com a pátria.
b) o fim de vida em um hospício no qual o enclausuraram.
c) a sua morte terrível motivada pela loucura.
d) o seu final dramático determinado pela sua trajetória de vida.
e) a sua trajetória de vida reveladora de um destino trágico.
7 - A história da literatura brasileira organiza didaticamente a produção literária do século XX em pré-modernista e modernista: (1,0)
Creio que se pode chamar pré-modernista (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural. (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.)
Nessa perspectiva, marque a afirmativa correta.
a) As contribuições das vanguardas europeias dão um impulso à renovação linguística empreendida nas duas primeiras décadas do século passado.
b) A velocidade, o cosmopolitismo influenciam as produções de Lobato e Lima Barreto.
c) A produção do chamado Pré-modernismo abrange produções literárias que se voltam ao urbano, ao rural, ao sertanejo, revelando as tensões da vida nacional.
d) O complexo industrial-capitalista é explicado pelos escritores que se voltam a tratar da cidade como sua grande personagem.
e) Todas as afirmativas estão corretas. 
8 - Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum: (1,0)
 
a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo linguístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
9 - Escolha dois dos movimentos de vanguarda (Futurismo, Expressionismo, Cubismo e Dadaísmo) e explique-os.( 5 a 7 linhas cada um) (2,0)
Cubísmo: surgiu entre 1900 y 1910,como uma nova visão de um mundo caótico e cheio de conflitos. Com um tom de cinza e com a intenção de representar a realidade como uma colagem,foi bem representado pelo pintor espanhol Pablo Picasso,o qual deram nome a sua arte a essa vanguarda.Foi marcado pela mudança de planos,de pespectivas,da decomposição geometrica dos objetos,podendo ser visto por ângulos diferentes.
Dadaísmo: Tinha uma proposta de romper com o bom senso, a lógica,repudiar tudo aquilo que é do dominio’ da consciência, ou seja tudo que era normal dentro da sociedade, querem algo novo,uma novidade, procurando a arte ao contrário, com irreverencia,criticando ao consumismo e ao capitalismo, manifestando e mostrando ao oprimido, com ironia, uma situação social.
Sucesso!!!!