Buscar

Ciclo cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo Cardíaco 
 Ciclo cardíaco trata-se de contração e relaxamento de forma rítmica e involuntária, controlada pelo sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático). Para cada ciclo cardíaco completo, conta-se uma pulsação, onde o número de pulsações por minuto determina o ritmo cardíaco. Essas pulsações, por sua vez, são formadas pelas dilatações das paredes das artérias e podem ser sentidas em pontos de articulação, onde essas artérias estão mais superficiais. 
 O processo de contração e relaxamento produzem ruídos, chamados de bulhas cardíacas. O fechamento das valvas ocasiona uma vibração no coração, e isso pode ser auscultado. 
Etapas do Ciclo Cardíaco
Fase de Sístole Atrial 
O sangue chega na cavidade do átrio e a pressão promove a abertura das valvas e o escoamento desse sangue para o ventrículo. Ocorre então a sístole atrial com o objetivo de reforçar o enchimento ventricular. Essa contração é responsável por cerca de 30% do débito cardíaco. 
Fase de Sístole Isovolumétrica
Os ventrículos se expandem e o início da contração proporciona o fechamento das valvas atrioventriculares, coincidindo com a 1ª bulha cardíaca. A contração ocorre com as valvas aórticas e mitrais fechadas e o aumento da pressão no interior do ventrículo proporciona a abertura das valvas semilunares. 
Fase de Ejeção Isovolumétrica
Quando a pressão intraventricular supera a pressão diastólica dos grandes vasos, ocorre a fase de ejeção, ejetando ⅔ do débito sistólico. A pressão das artérias eleva-se e conforme a pressão dentro dos ventrículos diminui, as valvas semilunares fecham-se e a sístole é concluída.
Fase de Diástole Isovolumétrica 
Após a ejeção, as valvas semilunares fecham-se (coincidindo com a 2ª bulha cardíaca), pois a pressão atrioventricular se encontra menor que a pressão nas artérias. Quando o ventrículo relaxa, ocorre a abertura das valvas atrioventriculares
Fase de Enchimento 
A valva mitral abre-se, aumentando o volume do ventrículo lentamente, elevando progressivamente as pressões. 
Controle da Frequência Cardíaca

Outros materiais