Buscar

ATIVIDADE 3 - NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA
Todos os dias, fazemos escolhas alimentares que podem beneficiar ou prejudicar nossa saúde, de alguma forma. Em longo prazo, os efeitos dessas decisões podem ser muito significativos. Uma vida de más escolhas alimentares pode contribuir para o desenvolvimento de doenças. O consumo alimentar adequado, porém, trará benefícios ao longo de uma vida inteira, pois a boa nutrição, juntamente a outros fatores, como a hereditariedade e o meio em que uma pessoa vive, desempenha papel fundamental na prevenção e no tratamento de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial e osteoporose, entre outras mazelas.Além disso, a nutrição é elemento de fundamental atenção a indivíduos que desejam perder peso, perder gordura, ganhar massa muscular, obter hipertrofia, melhorar a força e o rendimento esportivo.Referência:MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Nutrição para o esporte e o exercício. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011a.
Diante do exposto, redija um texto descrevendo as principais e possíveis estratégias nutricionais para praticantes de exercício físico que desejam emagrecer e hipertrofiar.
Como é sabido, estudos comprovaram que o exercício físico juntamente com uma boa alimentação é capaz de proporcionar uma qualidade de vida melhor em indivíduos que buscam a parte estética, melhor rendimento em atividades físicas ou apenas melhorar sua saúde. Para que isso seja possível, existem algumas estratégias que ajudam a realizar esses objetivos sejam eles para o emagrecimento ou a hipertrofia muscular.
Objetivando o emagrecimento podemos destacar o déficit calórico, quando há um menor consumo calórico em relação ao seu gasto por meio da atividade física, proporcionando assim um controle de ingestão calórica, possibilitando uma perda de peso e consequentemente o emagrecimento. Ao decorrer do processo de emagrecimento e mudança de hábitos alimentares como diminuir ou eliminar o consumo de alimentos ricos em gordura hidrogenada, açúcar em excesso, frituras, evitar o consumo de refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados, consumir ao menos dois litros de água/dia, e aumentar o nível de atividade física gradativamente, são fatores que irão contribuir para o sucesso do emagrecimento.
Quanto a hipertrofia muscular, vale ressaltar que também é necessário seguir as recomendações anteriores, porém, há algumas individualidades a serem seguidas, pois para os indivíduos que querem aumentar a massa magra e hipertrofiar, a quantidade de proteína deve ser maior do que a recomendação geral, sendo assim possível o aumento da síntese de proteína muscular e promover o estado anabólico, relacionada ao exercício de força muscular. Tendo a ingestão de proteína recomendada em 1,6 g/Kg de peso/dia, associada ao exercício físico.

Outros materiais