Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2_Microbiologia Aplicada (MICROBIOLOGIA APLICADA (SDE3936/3683396) 3003)
3.São atributos bacterianos (fatores de virulência) que facilitam o desenvolvimento de infecções no trato geniturinário do hospedeiro, exceto:. 
Antígenos capsulares.
Hemolisinas.
Urease.
Fímbrias P.
Ribossomos.
4.Avalie o conceito e assinale a alternativa a qual este se relaciona: “Resistência espécie ou gênero especifica, relacionada a genes cromossomais, faz parte das características fenotípicas da bactéria e é transmitida apenas verticalmente aos descendentes.” 
Resistência exclusiva
Resistência intrínseca
Resistência adquirida
Resistência interna
Resistência adaptativa
5.Fibrose cística é uma doença genética grave, de herança autossômica recessiva, cuja principal manifestação clínica é a doença pulmonar obstrutiva crônica progressiva, frequentemente associada a quadros infecciosos de etiologia bacteriana. Dentre os principais agente etiológicos das infecções pulmonares que ocorrem neste grupo de pacientes podemos citar, exceto:
Listeria monocytogenes
Complexo Burkholderia cepacia
Staphylococcus aureus
Pseudomonas aeruginosas
Stenotrophomonas maltophilia
6.Sobre as infecções do sistema cardiovascular é incorreto afirmar 
A invasão do sistema vascular por microrganismos geralmente ocorre por disseminação a partir de um foco primário ou por inoculação direta.
As bacteremias podem ser classificadas como transitórias, intermitentes ou contínuas.
Resultados falsos-positivos em hemoculturas são normalmente esperados e não trazem qualquer prejuízo para o paciente.
Para a avaliação dos quadros de bacteremia é ideal a coleta de pelo menos duas amostras de sangue periférico, coletadas em períodos de tempo diferentes.
A identificação de bactérias com Staphylococcus sp coagulase negativo e Corynebacterium sp em uma das hemoculturas é sugestivo de contaminação da amostra.
7.A produção de enzimas que destroem ou inativam os fármacos antimicrobianos é uma importante estratégia de resistência desenvolvida por muitas bactérias. Cite e explique uma estratégia farmacológica para o tratamento de infecções causadas por microrganismos que apresentam esse mecanismo de resistência. (Apresente pelo menos um exemplo)..
 Sabemos que o ser humano geralmente é cometido por infecções, sendo alvo de microrganismo que se instalar utilizando o organismo como hospedeiro, por isso buscamos fármacos conhecido como medicações que vão ser utilizados para combater o processo infeccioso, porém algumas bactérias podem apresentar resistência, aos fármacos.
 Podemos citar como exemplo: As β -lactamases, tem como função hidrolisar a ligação amida do anel β-lactâmico, quando ocorre a quebra, esse anel se torna inativo.
 O que pode ser usado como estratégia farmacológica que vai associar alguns compostos combinados com a penicilinas, é, amoxilina + ácido clavulânico conhecido também como clavulim, que tem a função de bloquear o funcionamento da β -lactamase caso o patógeno da infecção produza o mesmo.
8.Paciente do sexo masculino, 8 anos, branco, natural e procedente do Rio de Janeiro, foi internado devido ao quadro característico de infecção do sistema nervoso central de rápida evolução. Dada a suspeita clínica foi realizada uma punção lombar para coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano do paciente. A análise laboratorial evidenciou que a amostra apresentava aspecto turvo e purulento, contagem global de células superior a 20 mil células por mm³, predominância de neutrófilos, glicorraquia diminuída e lactatorraquia superior a 35 mg/dL. Dada as informações clínicas e laboratoriais o paciente foi diagnosticado com uma meningite de etiologia bacteriana. Sobre o assunto avalie as afirmações e assinale a alternativa correta. 
Neisseria meningitidis é um dos principais agentes que promovem infecções no sistema nervoso central, e este não pode ser transmitido pessoa-pessoa.
A punção lombar é a única forma de obtenção de uma amostra de líquido cefalorraquidiano para a investigação dos quadros de meningite.
Dentre os diferentes agente etiológicos que acometem o sistema nervoso central Streptococcus pneumoniae é o patógeno gram negativo menos virulento.
Os principais agente etiológicos bacterianos que causam infecções nas meninges são: Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
O líquor é um fluido biológico que não é estéril em condições normais, fato que dificulta o isolamento e a identificação de agentes infecciosos neste material.
9.Avalie as afirmações sobre as gastroenterites causadas por Escherichia coli. ( ) E. coli enteropatogênica acomete o intestino grosso causando diarreia sanguinolenta. ( ) E. coli enterotoxigênica é conhecida como diarreia do viajante. ( ) E. coli enterohemorrágica é capaz de produzir toxina Shiga. ( ) E. coli enterohemorrágica acomete o intestino delgado e causa apenas uma diarreia aquosa. ( ) E. coli enterotoxigênica é produtora de enterotoxinas termoestáveis e/ou termolábeis. Assinale a alternativa que estabelece de forma correta, “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas.
V, V, F, V, F.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
F, V, V, V, F.
F, V, F, F, V.
10.As infecções que acometem os rins são de grande preocupação médica, dada sua alta probabilidade de disseminação hematogênica. Como podemos denominar este processo infeccioso? 
Ureterite
Cisitite
Prostatite
Pielonefrite
Uretrite
11.Avalie as afirmações sobre as diferentes classes de fármacos antimicrobianos e seus respectivos mecanismos de ação. Assinale a afirmação correta.
As penicilinas são fármacos beta-lactâmicos que interferem nas funções da membrana citoplasmática.
Os aminoglicosídeos são antimicrobianos que inibem a tradução, por meio da interferência na subunidade 50S dos ribossomos.
As rifamicinas são antibióticos de amplo espectro de ação que inibem a atividade da RNA polimerase das bactérias.
As polimixinas são fármacos que interferem na síntese da parede celular bacteriana.
As quinolonas são antimicrobianos que inibem a transcrição do DNA bacteriano.
12.Sobre as gastroenterites causadas por Salmonella sp podemos afirmar, exceto:
É a forma mais comum de diarreia associada a alimentos em muitos países.
Gastroenterite transmitida por via oral.
A infecção se dá por meio da ingestão de uma alta carga bacteriana.
A diarreia é produzida como resultado da invasão das células epiteliais na porção terminal do intestino delgado.
Este patógeno não é capaz de realizar disseminação hematogênica.
as β -lactamases, as quais possuem como função hidrolisar a ligação amida do anel β-lactâmico, síto atvo do fármaco que se ligaria às PBPs bacterianas. Essas enzimas são codifcadas em cromossomos ou sítos extracromossômicos. Ademais, alguns compostos, como ácido clavulânico, sulbactam, tazobactam, são combinados com as penicilinas para restaurar sua atvidade, sendo chamados inibidores de β-lactamases.