Buscar

Atividade Reflexiva Unidade II - Praticas de ensino EF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Aline Dayane Lopes do Nascimento 
	RGM:
	Instituição:Cruzeiro do Sul 
	Data:29/05/2022
	Curso: Pedagogia 
	Disciplina:Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental 
	Atividade: Atividade Reflexiva - Unidade II
PLANO DE AULA
Discente: 
	I. Tema: Modalidade Escrita da Língua 
	II. Dados de identificação:
Série: 2° Ano do Ensino Fundamental 
Duração: 50 Minutos 
	III. Objetivos: Construção do sistema alfabético , e análise linguísticas e semiótica.
	IV. Conteúdos: Perceber as regularidades na escrita de palavras com C ou QU, por meio de atividade de análise e manipulação de um texto lacunado.
	V. Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03
	VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): 
1 - Organize seus alunos em roda, à frente, no chão. Previamente, deixe o convite preso ao quadro e coloque as fichas divididas em montes (CA, CO, CU, QUE e QUI) no centro da roda. Pense no nível de dificuldade na hora de organizar estes montes, podendo deixá-los aleatórios ou agrupados por sílabas iguais e arrumadas em ordem alfabética etc. Estas fichas serão usadas para preencher as lacunas apresentadas no texto do convite. Lembre-se de que na atividade inicial o gênero convite não é o foco da aula, pois o foco está na descoberta das regularidades e na elaboração da lista. O convite é apenas o texto escolhido para que as crianças analisem. Peça para que as crianças olhem o texto preso ao quadro e pergunte:
a. Vocês sabem que tipo de texto é este preso ao quadro?
Se as crianças não souberem, explique que se trata de um convite.
b. Mas está faltando algumas partes das palavras, vocês perceberam?Inicie a contextualização da atividade, apresentando a seguinte problemática sobre o convite:
a. Para escrever os convites para o seu aniversário perdemos algumas peças no meio do caminho, várias sílabas se soltaram das palavras do convite. Então, você só saberá o que está escrito se encaixar essas sílabas nos lugares certos.
Neste momento mostramos as fichas para identificar quais partes estão faltando 
· Mostrar as fichas (CA, CO, CU, QUE e QUI) para os alunos. Será que foram esses pedacinhos que se soltaram do convite e que precisarão encontrar o lugar certo onde prendê-los de novo.
· Esta apresentação pode ser feita de duas maneiras: mostrando a sílaba e perguntando qual é o nome dela, ou falando sobre a sílaba e pedindo para que as crianças apontem sobre qual delas você está falando. É interessante fazer uma mistura de apresentações, pois assim as crianças que ainda não estão alfabéticas vão olhar de modo mais especulativo para a estrutura de cada sílaba. Se as crianças tiverem dificuldade na leitura das fichas, tente resgatar algo com o qual elas já são familiarizadas, utilizando palavras que contenham estas sílabas e que elas já conhecem, por exemplo, os nomes dos colegas, que podem estar escritos em algum lugar na sala.
Questões como, por exemplo:
Vocês já sabem que sílaba é esta? Conhecem o seu som? Qual é? - Enquanto apresenta uma sílaba. Quando a letra C se juntou à letra A e formou uma sílaba, como ficou o som dessa sílaba? - Não mostre a sílaba, peça para que apontem para a sílaba. Pegue duas ou três sílabas iguais, exemplo: Pegue 3 sílabas CA e coloque-as uma ao lado da outra e pergunte: Para eu formar essa sílaba é só eu colocar essas letras juntas? Posso colocar o A na frente do C? Como elas estão? As crianças vão notar que em todas as sílabas iguais o C está sempre na frente do A. Você pode fazer isso com todas as sílabas.
· Depois de terem lido todas as sílabas: 
Será construído pelos alunos um convite de aniversário que deverá ser endereçado a um colega de sala utilizando um modelo e posteriormente criado o seu convite. 
2 -Texto básico do convite para impressão na qual os alunos devem se basear na estrutura física, faltando algumas sílabas para serem completadas, logo depois será distribuídos fichas silábicas para a formação de palavras com C ou QU, para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. 
3 - Colar no quadro o cartaz do convite e dispõe as fichas organizadas no chão, explicar a os alunos que, por meio desta atividade com as sílabas, eles poderão descobrir muitas coisas relacionadas ao modo como escrevemos certas palavras e que, para descobrir o segredo sobre o som das letras, destas sílabas e até mesmo das palavras, devem ficar bem atentos e participar com perguntas e respostas; dando e ouvindo dicas.
4 -Devem ser feitos algumas pontuações e Procurando sempre validar socialmente o conhecimento produzido pelos alunos utilizando -se de frases:
Olha, eu gostei muito da forma como você pensou para dar sua resposta! ou Suas ideias são interessantes, o caminho que você percorreu para me dar sua resposta foi muito bom. Assim, estimulamos as crianças a participar e a articular bem seus pensamentos ao que está sendo proposto no desafio. 
5- Recolher o convite e fazer uma breve correção das escritas usando as fichas, por fim cada aluno deve realizar a confecção de 1 convite de aniversário para um colega da sala
	VII. Recursos didáticos: 
Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário; Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade; modelo de convite impresso em tamanho maior para colocar no quadro. 
	VIII. Avaliação: A avaliação será feita através da participação individual e coletiva, observando a escrita de cada aluno usando as fichas para a construção do convite. 
	IX. Bibliografia: 
 MORAIS, A.G. Ortografia : Ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 30 maio 2022.
 
	X. Anexos (se houver):
Modelo do convite 
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u39UK4Q2Ykr82sUpfTEhpuSxpJkNWbthgZycxBhXH33GGgDmt6k9WnqkbDkx/atividade-para-impressao-texto-do-convite-lpo2-03ats01.pdf 
Fichas silábicas para imprimir 
https://www.soescola.com/2016/12/familia-silabicas-fichas-de-leitura-imprimir-pdf.html

Continue navegando