Buscar

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Das Organizações
Aluno: DANIEL RIBEIRO DOS SANTOS
ATIVIDADE 01
 
Quando se fala em burocracia, imediatamente associamos á ideia de ineficiência, demora na repartição pública, e é exatamente sobre a burocracia nas repartições públicas que irei falar aqui.
Ela nos remete imediatamente a algo incomodo como o excesso de papelada, carimbos, fotocopia, certidões, taxas, filas e etc. Que precisamos providencias quando desejamos abrir uma empresa por exemplo, entretanto, originalmente não só a palavra como o sentido da burocracia, sugere que não é algo intrinsicamente ruim, conforme caracterizado por Max Weber.
Inicialmente era apenas uma forma particular de se organizar as atividades, de modo que não haja espaço para preconceitos: as regras devem ser cumpridas por agentes de forma objetiva. Nesse sentido, o que chamamos usualmente de burocracia são na verdade regras de controle interno buscando um padrão.
No que se refere á algo ruim, coloco aqui a seguinte questão, conforme dito por Max Weber, a burocracia é uma forma de organizar as atividades e fazer com que sejam cumpridas de forma objetiva por seus agentes, parece soar um tanto quanto contrario á realidade.
O que acontece é que a burocracia foi desenvolvida justamente para organizar os processos, porem, o que atrapalha a eficácia é o excesso burocrático, imaginem se com os processos burocráticos que organizam as atividades já é ruim na maioria das vezes, quem dirá sem eles.
Você deve conhecer o famoso jargão “ruim com eles, pior sem eles”.
No cotidiano as disfunções burocráticas impactam negativamente principalmente a vida de empresas e também de pessoas que diariamente necessitam dos serviços destas repartições.
Mas o que os responsáveis e administradores podem fazer para melhorar ou desburocratizar as instituições?
Terceirização de boa parte das repartições pública, infelizmente é certo que se algumas repartições fossem empresas privadas teriam abrido falência à muito tempo.
Agilidade nos processos, mais transparência, simplicidade e eficiência, ajudariam a melhorar os processos e contribuiria para o aumento da produtividade não só nas instituições como na economia e isso garante maiores níveis de renda futura.
Estima-se que se os procedimentos e atrasos fossem reduzidos à metade no Brasil, a renda per capita no longo prazo seria até 25% maior. 
Como é sabido os empreendedores no Brasil gastam um enorme tempo no seu dia a dia apenas para lidar com questões burocráticas como o pagamento de impostos e sofrem com a falta de clareza nas informações e com a complexidade tributaria ao invés de estarem focados na gestão do seu negocio.
O resultado desses atrasos é que cerca de 39% das empresas do país operam com pelo menos uma pendencia de pagamento de tributos federais ou no cumprimento de exigências desses órgãos, quando são consideradas as pendencias com prefeituras, chega-se a 80%.
E não é só, a burocracia também impacta a produtividade ao criar entraves ao fechamento das empresas, estima-se que existam mais de 3,5 milhões de cnpj ativos na receita federal, mesmo depois de terem sido solicitadas as baixas dos mesmos.
Enfim é necessário criar métodos e modernizar as instituições para atender com mais agilidade todas as empresas e população em geral, a fim de destravar os processos e consequentemente a economia.

Outros materiais