Buscar

Conceitos em Saúde e Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 O conceito mecanicista do corpo e da ciência é fortemente ligado às práticas médicas e atencionais à saúde, principalmente no ocidente, tornando o relacionamento terapeuta X paciente um tanto quanto dificultoso ou incompleto, porque:
C Trata o corpo de forma mecânica e sem vida.
Comentário: O termo “mecanicista” traz à tona o conceito de tratar o corpo de forma mecânica, impessoal e sem vida, como se os corpos fossem máquinas, ignorando o fato de todo indivíduo fazer parte de uma esfera biopsicossocial e, desta forma, contribuindo para um distanciamento das relações entre os terapeutas e seus pacientes.
2 A psicologia é uma área muito complexa e abrangente, a tal ponto que Maslow, em 1962, dividiu a psicologia no que ele chamou de “forças”. Entre essa subdivisão, podemos citar a psicanálise – considerada a “segunda força”. Especificamente sobre ela, é correto afirmar que:
A Enfatiza aspectos inconscientes e instintivos da natureza humana.
Comentário: Sigmund Freud foi um dos pioneiros a difundir este tipo de abordagem na psicologia, enfatizando os reflexos de aspectos até então inconscientes e instintivos do ser humano, buscando revelar em suas ações, motivos instintivos e inconscientes na adoção de determinados comportamentos e crenças.
3 As forças da psicologia foram subdivididas, porém, não conflitam entre si. Todas se mostram válidas, mudando apenas o ponto de vista de quem analisa, o que significa que não existe uma força superior à outra e, no fundo, elas se mostram complementares. É importante saber diferenciá-las e, portanto, pergunta-se: qual é a primeira força da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento humano?
A A primeira força: o behaviorismo. Comentário: O termo “behaviorismo” vem da palavra behavior, que significa “comportamento”. Esta força visa a buscar explicações para determinados fenômenos através da observação do comportamento humano.
4 O conceito que envolve a habilidade de aprender a partir de experiências, solucionar novos problemas e usar o conhecimento para se adaptar a novas situações refere-se à(ao):
D Inteligencia
Comentário: A inteligência é compreendida a partir da capacidade que o indivíduo tem de retenção de informações, relacionar ideias com experiências prévias, explorar e reorganizar informações, dando a ele condições de se adaptar a novas situações e resolver novos problemas.
5 As emoções estão relacionadas a pensamentos, sensações, sentimentos atrelados a lembranças do passado, projetos desenvolvidos no presente ou projetos futuros e, inegavelmente, as emoções fazem parte da forma com que as pessoas se relacionam, criando vínculos afetivos ou não. Para que haja adesão ao tratamento fisioterapêutico, é importante que se mantenha um bom relacionamento interpessoal entre o terapeuta e o paciente e, através de gestos, emitimos estímulos emocionais que são parte de nossa relação interpessoal e com o mundo. São considerados estimuladores emocionais em nossas relações, exceto:
	d.
	Pouco diálogo com o outro.
Comentário: O sentimento de acolhimento é um fator importante nas relações entre o fisioterapeuta e o paciente em questão. Isso somente se torna possível através de diálogos, de demonstração de preocupação e disposição, por parte do fisioterapeuta, de ajudá-lo no processo de reabilitação para que seja possível tão logo o seu retorno às atividades habituais.
6 Situações semelhantes vivenciadas por indivíduos diferentes podem ter respostas diversas, por exemplo, algumas pessoas conseguem ler e se concentrar em ambientes altamente agitados, outras, porém, necessitam de ambientes calmos e tranquilos para manter o nível de atenção necessário à realização da leitura. Contudo, o nível de atenção é algo treinável: podemos aprender a ter mais foco em nossas ações, e quanto mais foco, maiores são as chances de melhores resultados. E essa melhora no foco acontece por quê? Assinale a alternativa correta:
A 
A concentração do ser humano sobre um alvo primário pode resultar na incapacidade de perceber outro alvo 
Comentário: Quando nos concentramos em algo específico presente em nosso meio, a atenção aos detalhes irrelevantes do objeto de nosso interesse pode reduzir a capacidade de perceber outros objetos igualmente presentes; desse modo a atenção focada em determinada tarefa pode nos levar a ignorar outras. Ou seja, a nossa concentração sobre um alvo primário pode resultar na incapacidade de perceber outro alvo.
7 Ao abordarmos o assunto percepção, verificamos que a antroposofia (do grego “ conhecimento do ser humano”) nos surpreende ao apontar ao todo 12 sentidos, composto por mais sete sentidos além dos cinco sentidos com os quais já estamos familiarizados: visão, audição, olfato, paladar e tato. De acordo com essa perspectiva teórica, a realidade externa e interna é apreendida por meio dos 12 sentidos, estruturados em três sistemas orgânicos inter-relacionados. Além desta primeira organização, os sentidos são divididos em subgrupos: sentidos básicos, médios e superiores. Os sentidos médios incluem quais sentidos?
Olfato, paladar, visão e sentido térmico.
8 Compreendemos que na relação ensino-aprendizagem, independente do ambiente, do conteúdo ou do momento, a motivação constitui um dos elementos centrais para o êxito da realização. Pode-se, sem dúvidas, afirmar que sem motivação não há comportamento humano ou animal. Claro que a motivação acontece de diferentes formas em diferentes indivíduos, algo que motiva um pode não motivar o outro. Sobre a motivação, é correto afirmar:
a. 
A motivação é fator de grande relevância em qualquer atividade.
9 A inteligência humana vem sendo, ao longo do tempo, alvo de diversos estudos complexos por se tratar de um conceito em contínua evolução. Tentar entender sua origem, como funciona, como se desenvolve e qual é a sua estrutura é o objetivo de estudo e pesquisa de inúmeros autores que atuam em áreas do conhecimento, como a psicologia, neurociência, filosofia, entre outras. Sternberg (1985) empregou como a expressão “ teoria triárquica da inteligência humana”, por julgar que a inteligência é organizada em três aspectos: criativo, analítico e prático. Sobre o aspecto criativo, é correto afirmar:
	d.
	O processo criativo possibilita solucionar problemas novos.
10 A atenção é uma função cognitiva que possibilita ao ser humano escolher um estímulo que considere importante, e, assim, processar uma resposta. Esta função cognitiva é primordial, se tornando indispensável no dia a dia. É importante salientar que a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado. Assim como as demais funções do cérebro, a atenção possui características particulares, sendo dividida em cinco tipos de atenção: concentrada, seletiva, alternada (flutuante), sustentada e concentração. Sobre a atenção alternada, podemos afirmar: 
b. 
A atenção alternada é utilizada a todo momento, todos os dias, porque mudanças repentinas em nossas atividades exigem alternância do foco de atenção.
Resposta: B
Comentário: Com a atenção alternada (ou flutuante) possuímos capacidade para deslocar o foco de nossa atenção de um objeto para outro, seja no ambiente externo, seja em nossa interioridade. Podemos eleger nosso principal foco de atenção. Por exemplo: durante uma conversa com alguém, podemos alternar nosso foco de atenção de modo que ora atentamos ao que está sendo dito por nosso interlocutor, ora atentamos aos efeitos de suas palavras em nossos sentimentos. A atenção alternada (ou flutuante) é utilizada a todo momento, todos os dias, porque mudanças repentinas em nossas atividades exigem alternância do foco de atenção.

Continue navegando