Buscar

Desafio - Leitura e Literatura - contexto histórico e prática em sala de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura e Literatura: contexto histórico e prática em sala de aula
Desafio
A incapacidade de um indivíduo alfabetizado de compreender textos simples, bem como de realizar operações matemáticas mais elaboradas é chamada de analfabetismo funcional. Embora o número de analfabetos tenha diminuído no Brasil nos últimos quinze anos, o analfabetismo funcional ainda é um fantasma que atinge até mesmo estudantes que frequentam o ensino superior, desfazendo o mito de que ele estaria intrinsecamente relacionado à baixa escolaridade.
Segundo Lois (2010, p. 18), "A constatação do analfabetismo funcional deve existir como uma alavanca para repensarmos nossa postura em sala de aula. O que posso proporcionar ao meu leitor, além de uma capacidade técnica de decodificar a língua escrita? Que tipo de professor eu sou diante dos aspectos socioculturais da leitura e da escrita? Penso na leitura como conteúdo escolar ou como único meio possível para se chegar a todos os conteúdos do mundo? Penso que a leitura resume-se à decodificação da escrita?".
É preciso compreender que uma pessoa alfabetizada é aquela capaz de dominar códigos. Já uma pessoa "letrada" é aquela capaz de usar os códigos em diferentes contextos. Portanto, letrar é: comparar, generalizar, prever, inferir e estabelecer relações.
Com essas questões em mente, pesquise sobre o analfabetismo funcional no Brasil e apresente um texto com exemplos que ilustrem essa situação.
Padrão de resposta esperado
A incapacidade de compreender textos simples demonstrada por uma pessoa alfabetizada é chamada de analfabetismo funcional. É possível (e muito frequente) encontrar analfabetos funcionais mesmo no ensino superior. Não raramente, professores relatam que se deparam com alunos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. Essa deficiência pode ser encontrada entre alunos de MBAs, Mestrados e até mesmo Doutorados, que apresentam textos vazios e incoerentes. A causa de índices de analfabetismo funcional tão altos parece estar associada à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura por parte do brasileiro. Basta dar uma olhada em trechos de textos retirados do Enem para que se possa perceber claramente a incapacidade de interpretação e dissertação de inúmeros alunos. Veja alguns desses exemplos no link a seguir.
Veja algumas "pérolas" do Enem
Clique aqui

Continue navegando

Outros materiais