Buscar

Prévia do material em texto

Peru
História:
- Império Inca foi o maior império indígena da américa em território e se estendeu por vários países. A capital do Império inca era Cuzco no Peru.
- Era um povo extremamente avançado em tecnologia agrícola, sistema econômico e político, sistema decimal e engenharia.
- As Lhamas eram muito utilizadas pelos incas, pois serviam como transporte de carga, sua lã como agasalhos e seus dejetos como fertilizantes de terras. Foram animais muito importantes para esse povo.
- Em 1526 os invasores espanhóis chegaram ao território inca e viram que ali se tratava do território mais rico das américas em metais preciosos, principalmente ouro e prata.
- Em 1529 a Rainha da Espanha ordenou a conquista e início da conversão dos povos nativos ao cristianismo.
- Após isso os Incas começaram a ser dizimados, além dos assassinatos, por doenças trazidas pelos invasores espanhóis. Logo após isso com a desorganização causada pela invasão e mortes de grandes líderes Incas o Império começa a implodir graças à guerras civis violentas entre seu povo, enfraquecendo os exércitos de defesa ficando mais vulnerável à invasão espanhola.
Clima:
- O país possui territórios de desertos, montanhas (cordilheira dos andes), florestas úmidas
- Essas três regiões representam 3 divisões climáticas: Regiões secas e desérticas, onde há pouca incidência de chuvas; regiões andinas, onde se tem grandes altitudes, ar rarefeito e seco com poucas chuvas; e a região amazônica onde o clima é quente, úmido e com chuvas periódicas.
- Corrente de Humboldt: É uma importante corrente oceânica que tem origem na antártica e se desloca por toda a extensão do oceano pacífico trazendo enormes quantidades de plâncton atraindo uma grande quantidade de peixes e todo tipo de vida marinha à costa Peruana.
Geografia:
- Com 1.285.216Km² o país faz fronteira com Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia, Chile e é banhado pelo oceano pacífico.
- Cordilheira do Andes fica ao centro do País
- Machu Picchu – Sítio arqueológico que é patrimônio da humanidade
- Lago Titicaca é o maior lago da América do Sul e o local navegável mais alto do mundo (3.800m de altitude)
Povo:
- Cerca de 32,97 milhões de habitantes
- Características Étnicas mestiça – Povos Latino Americanos, Brancos, Pretos e Asiáticos.
- Parte da população fala o Castelhano e grande parte da população mais centralizada em regiões andinas ainda falam o Quinchua: dialeto originário dos povos incas. Outra parte da população junto do lago Titicaca e da fronteira boliviana fala o aimará: dialeto também originário dos povos tradicionais.
Economia:
- A capital Lima é a maior cidade o centro econômico e financeiro do país. Além de levar o título de Capital Gastronômica da América Latina.
- Outras cidades também importantes economicamente são Callao, Arequipa, Trujillo, Chiclayo, Cuzco e Puira. 
- A economia do país é movimentada pela agricultura, pecuária, pesca e pelo turismo.
- Alimentos muito comuns produzidos são o milho, batata, arroz, quinoa, banana e outros frutos tropicais.
- No final do século XX o país era o maior produtor de folhas de coca do mundo.
Gastronomia:
- A gastronomia do Peru resulta de uma grande fusão cultural ao longo dos séculos misturando ingredientes andinos, com elementos típicos espanhóis, italianos, africanos e orientais.
- A cozinha andina é rica e tradicional que utiliza muito o milho, arroz e grãos em geral, batatas e tubérculos em geral, carnes, queijos e laticínios, amendoim e muitas ervas e temperos.
- A Chicha é uma bebida é uma bebida tradicional e fermentada à base de milho muito consumida pelos povos tradicionais e que resiste até hoje na cultura dos peruanos.
- A culinária Nikkei é a união entre as cozinha japonesa e peruana e recebeu esse nome após a chegada de imigrantes japoneses no Peru para trabalhar em plantações de açúcar. A Nikkei consiste em uma adaptação dos então imigrantes que começaram a inserir ingredientes peruanos em suas receitas tradicionais
- Outro termo que também se refere à mistura cultural na gastronomia peruana e chamado de receituário “Chiffa”: que se refere especialmente à influencia chinesa na culinária peruana.