Buscar

Resumo artigo Extrato etéreo

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Colegiado Acadêmico de Zootecnia
Rodovia BR 407, km 12 – Lote 543 –Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, s/nº “C1” e-mail: czoo@univasf.edu.br
CEP 56300-990- Petrolina – PE Telefone 087 39863808 www.univasf.edu.br
Nutrição e Alimentação Animal
Resumo Artigo:
Métodos de determinação de extrato etéreo, proteína bruta e fibra em detergente neutro.
Semestre 2021.2
Discente: Bruna Cristina Barbosa
Docente: Débora Carvalho e Mário Queiroz
Petrolina, 06 de julho de 2022.
Resumo:
MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE EXTRATO ETÉREO 
OBJETIVO: A determinação de lipídeos é uma das análises muito importante no conhecimento da capacidade nutricional de um alimento, pois é uma fonte essencial de energia orgânica, que possui em sua composição ácidos graxos essenciais ao organismo animal, atuando no transporte de vitaminas lipossolúveis e na síntese de hormônios esteróides. Pelos lipídeos serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, é necessário a utilização de solventes orgânicos, como éter etílico e de petróleo, acetonas, clorofórmio, benzeno e alcoóis para a extração dos lipídeos da amostra e determinação do extrato etéro.
Portanto, o extrato etéreo, nada mais é do que a soma obtida das substâncias extraídas pelo éter, através do aquecimento, volatização e condensação do éter, que fará com que ele caia sobre a amostra.
MÉTODOS: A extração pode ser utilizada com mistura de solvente a frio ou solvente quente, como a Extração com Solvente Quente, através da eliminação do solvente por evaporação e na quantificação do extrato através da pesagem. O método Extrator Soxhlet, que utiliza esse equipamento para extrair através do refluxo de solventes, em um processo intermitente. 
Na extração a frio, existem os métodos de Bligh e Dyer, utilizando a mistura de três solventes: clorofórmio, metanol e água. O método de Goldfish, semelhante ao de Soxhlet, utilizando refluxo de solvente para extração, porém de forma contínua e mais rápidas, sendo utilizado apenas para análise de amostras sólidas. O método de Folch et al., utilizando-se a mistura de metanol na amostra, e homogeinizando vigorosamente, e adição posterior de clorofórmio e agitando, depois filtrada a vácuo, e ressuspendendo o resíduo sólido em solução de clorofórmio-metanol e homogeinizado por tempo pré determinado, e sendo lavado com clorofórmio e metanol, e transferido para funil de separação, onde 25% do volume total sofre adição de solução de KCl 0,88%, sendo agitada e levada para repouso. O extrato de clorofórmio contendo os lipídeos é removido para erleynmeyer e recolhida em papel filtro com sulfato de sódio anidro, e retirando alíquotas de 3mL para análises, o solvente pode ser recuperado através da concentração a vàcuo em evaporador rotativo. O método de Hara e Radin consiste na adição de isopropanol na amostra e adição de n-hexano, com filtragem a vácuo e suspensão da amostra, e mistura n-hexano-isopropanol, filtrando novamente. Com a utilização de funil de extração, é adicionado a solução de sulfato de sódio (1g de Na2SO4 anidro/15mL de solução), retira-se uma alíquota da fase superior (rica em n-hexano) para determinação do conteúdo de óleo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diversos métodos para determinação do extrato etéro foram apresentados, e conhecer as diversas metodologias permite que o profissional possa definir, de forma mais assertiva, o melhor procedimento a ser utilizado para análise e determinação de acordo com o objetido do que pretende ser analisado na amostra do alimento.

Continue navegando