Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_AVALIAÇÃO NUTRICIONAL Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 2
	
	
	DATA:
14/08/2022
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL – Aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:DESIRÉE SILVEIRA GUIMARÃES
	MATRÍCULA:01513987
	CURSO:NUTRIÇÃO
	POLO:ARACAJU - SERGIPE
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): DANIELA AQUINO
	ORIENTAÇÕES GERAIS:
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
 
		TEMA DE AULA: ADOLESCENTES (10 a 19 anos)
RELATÓRIO:
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes.
A prática aconteceu de forma online devido à indisponibilidade de aula presencial no polo de Aracaju. A coordenação liberou os vídeos das aulas práticas com a professora Daniela Aquino, através do qual será realizado esse relatório.
A professora iniciou falando sobre a adolescência. A adolescência é um período cronológico que constitui a fase de 10 a 19 anos. Nesta fase acontece inúmeras alterações bioquímicas, somáticas, psicológicas e sociais; além de ocorrer a transição do estado infantil para o adulto. A puberdade é marcada por manifestações do estirão pubertário, maturação sexual e modificações da composição corporal, como alterações de peso e estatura. As alterações acontecem em proporções e ritmos diferentes entre os indivíduos. O principal evento dessa fase é o crescimento.(AVOZANI, SPINELLI,CENI, 2012)
Na avaliação nutricional do adolescente além de levar em consideração a idade cronológica, realizando a antropometria e avaliação da composição corporal, deve-se levar em conta o grau de maturação sexual. Desta forma ocorrerá uma melhor constatação em qual estágio da puberdade e fase de crescimento aquele adolescente encontra-se. É de suma importância a nutrição adequada nesta fase da vida, pois ajuda no alcance do potencial biológico. O rastreamento de indivíduos em risco nutricional através da avaliação nutricional proporciona a monitorização e acompanhamento da nutrição desses indivíduos, além de possibilitar o conhecimento dos fatores determinantes e suas consequências na saúde. O estado nutricional deve ser avaliado de acordo com a individualidade, por meio da avaliação antropométrica, clínica, bioquímica, dietética e psicológica. (LOURENÇO, TAQUETTE, HASSELMANN, 2011)
No decorrer a professora falou que a avaliação antropométrica em adolescentes é realizada através do peso e altura. De acordo com o peso e a estatura são realizados os índices antropométricos, como o índice de massa corporal para idade (IMC/I) e estatura para idade (EI). O primeiro é o mais utilizado na prática, através da sua utilização pode-se indicar a gordura corporal total. Já o segundo indicam o crescimento linear da criança ou adolescente. Os índices antropométricos podem ser expressos em forma de desvio-padrão (escore Z) ou em percentil. (LOURENÇO, TAQUETTE, HASSELMANN, 2011)
Logo em seguida a professora relatou que após fazer a pontuação através da utilização do índice, faz a pontuação, coloca na curva de crescimento no cartão do adolescente, faz a avaliação por meio da comparação com as tabelas de percentil e escore Z. Ao final, fez um estudo de caso onde foi possível verificar que o excesso de peso pode contribuir para a aceleração da maturação sexual e prejudicar o ganho da estatura.
2. Realizar a avaliação do exame físico (semiologia), incluindo os estágios de maturação sexual.
Não foi realizada a avaliação do exame físico (semiologia) incluindo os estágios de maturação sexual, ou exercícios práticos sobre esse tema.
 
			TEMA DE AULA: IDOSOS
RELATÓRIO:
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de idosos.
A aula prática foi realizada com apresentação de slides e explicações da professora. Iniciou falando sobre o processo de envelhecimento. O envelhecimento é um processo natural, onde ocorre modificações fisiológicas, morfológicas, bioquímicas, que influenciam nas condições de saúde e nutrição do idoso. Existem alguns fatores que interferem no estado nutricional do idoso, dentre eles pode-se citar: a utilização frequente de múltiplos medicamentos que interferem na ingestão de alimentos, na digestão, na absorção e na utilização de diversos nutrientes, desta forma ocorrendo um comprometimento do estado de saúde e a necessidade nutricional do indivíduo; Fatores socieconômicos; Alterações fisiológicas, como modificações no funcionamento digestivo, redistribuição da massa corporal, redução do metabolismo basal, alterações na percepção sensorial, Alterações na capacidade mastigatória.(CAMPOS, MONTEIRO E ORNELAS, 2000)
As medidas antropométricas recomendadas na avaliação nutricional do idoso são peso, estatura, circunferência do braço e da panturrilha, dobras cutâneas tricipital e subescapular. Estas medidas auxiliam, de forma isolada ou associadas, a determinar a composição corporal, mensurar a relação de tecido adiposo e muscular. Existem algumas alterações fisiológicas que interferem na mensuração da antropometria dos idosos, como: diminuição da massa muscular, aumento de tecido adiposo corporal, encurtamento das vértebras, espessura e elasticidade da pele. (CAMPOS, MONTEIRO E ORNELAS, 2000)
Em seguida a professora relatou que pode-se realizar a altura estimada em idosos, por conta das alterações fisiológicas. A mensuração pode ser realizada através da altura do joelho, onde o idoso é colocado em posição de supina, joelho dobrado em ângulo de 90 graus, a medição é feita entre a planta do pé e a superfície anterior da perna, na altura do joelho. Coloca essa mensuração em uma fórmula, na equação de Chumlea (1985). Pode ser realizada também a altura recumbente, que é uma técnica usada quando o idoso está impossibilitado de se movimentar. A técnica utilizada consiste em manter o idoso deitado em posição supina e com leito horizontal completo. É feita uma marcação no lençol da cama na altura da extremidade da cabeça e da base dos pés, através de uma fita métrica é feita a mensuração da distância entre as duas marcas. Outra forma de realizar a altura estimada é por meio da envergadura, o idoso ficará posicionado em pé, de costas para a parede; braços estendidos, formando um ângulo de 90° com o corpo, aferir a distância entre os dedos médios, com a ajuda de uma fita métrica flexível. Na impossibilidade da extensão dos dois braços, deverá ser feita a medição da distância entre o dedo médio de um dos braços estendidos e o meio do externo na altura do ombro. Logo após, multiplica-se o resultado por dois. (SAMPAIO, OLIVEIRA e RAMOS, 2012).
Em seguida falou sobre o IMC em idoso. A partir do valor de IMC é feita a classificação do estado nutricional desse indivíduo, porém existe uma tabela distinta da do adulto. São estabelecidos dois pontos de corte diferentes do indicador de IMC, onde classifica: valores de IMC menor ou igual a 22,0: idoso com baixo peso; valores de IMC maior que 22,0 e menor que 27,0: idoso com peso adequado (eutrófico); Valores de IMC maior ou igual a 27,0: idoso com sobrepeso. (DATASUS)
A professora também relatou sobre a aferição de dobras cutâneas e circunferências, que são realizadas igual faz no adulto, porém se deteve a circunferência da panturrilha (CP). Na técnica utilizada na aferição dessa circunferência, o idoso deverá estar deitado ou sentado, joelho flexionado em ângulo de 90 graus, pé fixo no chão. Caso o avaliado esteja em pé, deverá está com os pés afastados 20 cm um do outro, de forma que o peso fique distribuído igualmente em ambos pés. A medida deve ser aferida lateralmente, a fita métrica deve passar em toda a extensão da panturrilha, sem fazer compressão, deve ser posicionada na circunferência máxima da panturrilha. A CP é importante no idoso, pois é um preditor de massa muscular, importantepara a avaliação nutricional do idoso. CP menor ou igual a 31 cm indica perda da capacidade, de massa muscular. (SAMPAIO, OLIVEIRA e RAMOS, 2012).
2. Realizar a avaliação do exame físico (semiologia)
Não foi realizada a avaliação do exame físico (semiologia) do idoso ou exercícios práticos sobre esse tema.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AVOZANI, P., SPINELLI, R., B. CENI, G. C. Avaliação Nutricional de adolescentes das escolas públicas de Erechim, RS. Pesrspectiva, Erechim. v.36, n.133, p.17-29, março/2012.
CAMPOS, Maria Teresa Fialho de Sousa, MONTEIRO, Josefina Bressan Resende, ORNELAS, Ana Paula Rodrigues de Castro. Fatores que afetam o consumo alimentar e a nutrição do idoso. Rev. Nutr., Campinas, 13(3): 157-165, set.,/dez., 2000.
LOURENÇO, Ana Maria Lourenço, TAQUETTE, Stella R HASSELMANN, Maria Helena. Avaliação nutricional: antropometria e conduta nutricional na adolescência. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 51-58, jan/mar 2011. 
SAMPAIO, L.R., SILVA, M.C.M., OLIVEIRA, T.M., and RAMOS, C.I. Técnicas de medidas antropométricas. In: SAMPAIO, L.R., org. Avaliação nutricional [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 89-101. Sala de aula collection. ISBN: 978-85-232-1874-4. 
DATASUS. SISVAN - Notas Técnicas. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi-win/SISVAN/CNV/notas_sisvan.html#:~:text=Valores%20de%20IMC%20menor%20ou,%2C0%3A%20idoso%20com%20sobrepeso.> Acesso em 14/08/2022 às 13h

Outros materiais