Buscar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

Ao refletir sobre minhas memórias de escolarização todas em escolas públicas com esforço e dedicação, e tambem o insentivo e a motivação de algumas pessoas mais proximas me ajudou concluir. Minha maior dificulade era a falta de calçado, na maioria das vezes tinha que ir com os pés descalço. Era uma professora para todas as series, os alunos ficavam todos na mesma sala, a professora preparava o lanche e os alunos lavavam as louças e faziam a limpeza da escola. parei de estudar na quarta série por falta de condições financeiras, anos depois retornei no EJA, fiz da quinta a oitavo ano, no turno matutino, apos a conclusão dessas series, conclui tambem o ensino medio no EJA no periodo noturno, minha maior dificuldade era trabalhar durante o dia e estudar a noite. Só tendo muito apoio para conseguir concluir os estudos. Hoje finalmente estou na universidade, continua nao sendo facil, trabalhar e estudar, porem com muito apoio dos familiares, amigos, sei que vou vencer mais este desafio.
A tragetoria dos meus pais nos estudos:
Na epoca dos meus pais tambem nao foi diferente, a distançia era o que mais pessava, a falta de roupas e calçados, não existia transporte publico, nessa epoca a familia era grande, os filhos mais velhos, precisavam trabalhar para ajudar seus pais. Na maioria das vezes precisam escolher entre estudar e trabalhar.
A tragetoria dos meus avós nos estudos:
Na epoca dos meus avos maternos, e paternos. Todos estudaram em escola publica, a distançia entre a moradia e a escola era muito distante, e a maior dificuldade era falta de transporte escolar, por esta razão eles tiveram pouco estudos, muitos deles iam de acavalo, apé, levava-se muitas horas para chegar na escola e para retornar a suas casas, por conta dessa dificuldades alguns desistiram de estudar, alguns deles mesmo com pouca escolariedade aprenderam ler e escrever, outros nao aprenderam nem ler nem escrever, e pelas poucas oportunidades na epoca. Eles contam tambem que; existia uma professora para todas as materias, e series. O lanche era os proprios alunos que preparavam, não existia merendeira, como existe hoje na maioria das escolas. A limpeza da escola tambem era feita pelos alunos.

Continue navegando