Buscar

AV PLANEJAMENTO ESCOLAR SETEMBRO 2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0360_AV_201304089657 » PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: RAFAELA
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/09/2015 11:00:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201304211898)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o fragmento do livro "Autonomia da Escola: princípios e propostas"
"Planejar a educação é ação de extrema relevância para melhor organização do trabalho na escola, cuja existência só pode ser legitimada pela consecução, com eficiência, eficácia e qualidade, dos fins para os quais foi criada e é mantida pela sociedade. Observe-se que não é possível dissociar a idéia de planejamento educacional e escolar da necessidade de se desenvolver, através de discussões e deliberações coletivas, um projeto político-pedagógico da unidade escolar". (Romão e Padilha: 2001, p. 81)
Considerando o planejamento de sistemas educativos como políticas educacionais que refletirão na vida dos alunos, apresente 3 argumentos sobre a importância de se pensar sobre os fins da educação ao realizar o projeto político pedagógico de uma escola.
		
	
Resposta: 1 Toda a comunidade escolar são os autores no processo de planejamento escolar. 2- O PPP deve estar voltado para a realidade do aluno e da comunidade. 3- O PPP deve ser flexivel, e for preciso ser alterado a qualquer momento, em prol da melhoria do aprendizado. E também não pedemos esquecer que o PPP não é simplesmente um preenchimento de papéis.
	
Gabarito: Existem diferenças entre o planejamento estratégico que se baseia em ações que levem à eficiência e eficácia do trabalho realizado na escola e o planejamento participativo onde se faz uma reflexão conjunta das condições existentes na escola para estabelecer os sues objetivos. O planejamento participativo deve ser valorizado pois nele as decisões representam a vontade do coletivo e não a vontade ou a visão de um grupo ligado à direção da escola. O projeto deve partir da elaboração de seus pressupostos e finalidade diante das indagações sobre o tipo de aluno necessário à melhoria da sociedade, dos valores tão necessários à vida na comunidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304308659)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise a fala da professora Neli, que conversava com os colegas no intervalo das aulas , na sala dos professores. ¿-Já estou formada há muito tempo e para mim planejar é algo para quem está começando a carreira. Eu já não preciso disso. Tenho muita experiência. Já tenho tudo na cabeça. Às vezes, basta usar um bom livro didático, que tudo já está lá.¿ Comente a fala da professora Neli, apresentando três vantagens do planejamento escolar para o trabalho da professora, independente do tempo de magistério.
		
	
Resposta: 1- Com o planejamento escolar, não há possiblidade de improvisação na hora da aula, 2 Nós professores podemos nos avaliar quanto ao método que estamos ultilizando, assim constatanto se tudo aquilo que colocamos no nosso planejamentos, as metas e objetivos, se realmente foram alcançados. 3-O planejamento nos torna mais criticos, professores pesquisadores que visam uma melhor metodologia na hora de ensinar.
	
Gabarito: - Evita improvisação no ensino a se desenvolvido. - Permite ao professor se preparar melhor sobre os temas das aulas. - Contribui para utilização do tempo de modo significativo para o aprendizado dos alunos. - Funciona como um guia flexível que pode ser adaptado ao longo do processo. - Amplia diferentes meio, além do livro didático, etc..
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304718919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Saviani (1991), afirma que a educação produz nos homens a sua própria humanidade, porém, nem todos os saberes são adquiridos espontaneamente. Então, podemos concluir, marque a resposta certa:
		
	 
	A educação escolar contribui para a formação histórico-social dos indivíduos.
	
	A educação escolar trabalha com alunos que ainda necessitam ser socializados.
	
	A educação escolar busca reproduzir os conteúdos biológicos. .
	
	A educação escolar trabalha apenas com saberes humanos assimiláveis e não assimiláveis.
	
	A educação escolar é responsável por inviabilizar a formação humana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304697496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma reunião de professores na Escola Pablo Neruda, a Supervisora pediu aos professores que informassem a visão que tinham do planejamento. O professor João comentou que não considerava o planejamento uma panaceia que iria resolver todas as situações e problemas vividos na escola. A Supervisora aproveitou e complementou: É verdade, mas temos que entendê-lo como um aliado possível, desde que articulado com uma série de outras estratégias, mecanismos ou procedimentos que são configuradores do espaço escolar como, por exemplo: a gestão, o currículo, a avaliação, as relações etc. Analise os comentários dos professores da Escola Pablo Neruda e assinale o que destaca a concepção correta de planejamento:
		
	
	As variações do cotidiano impedem a previsão do que se pretende realizar, sendo um projetar impossível e desarticulado, sem a presença das autoridades educacionais.
	
	Minha escola já tem um projeto pedagógico e por isso não preciso planejar.
	 
	É a previsão de possibilidades a serem realizadas como um processo que consiste em traçar, conceber e organizar um conjunto de princípios, diretrizes e ações, que serão realizados para atingir determinados objetivos, com a participação de todos.
	
	Não vale à pena fazer previsão se cada aluno tem seu próprio ritmo de estudo.
	
	Não dá para fazer previsão pois minha aula é muito dinâmica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304336455)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENADE 2008) - A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como:
		
	
	Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
	 
	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
	
	Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
	
	Implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
	
	Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304746598)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São sujeitos e/ou atores do processo de planejamento escolar:
		
	
	Equipe de direção e técnico-pedagógica;
	 
	Toda a comunidade escolar.
	
	Prioritariamente todos os professores;
	
	Prioritariamente a equipe de supervisão escolar;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304697480)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Vasconcellos (2000), o plano da escola é composto por três partes que se que articulam. Desta forma, podemos afirmar que tanto o Marco Referencial quanto o Diagnóstico são considerados fundamentais para a elaboração da Programação. Dentro do projeto político pedagógico a Programação pode ser definida como:
		
	 
	Uma proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade da instituição e o que estabelece o Marco Operativo.
	
	A identificação das necessidades da instituição.
	
	A proposta de sonhos, mas sem vínculos com a realidade.
	
	O olhar da comunidade associado à definição do marco referencial da escola.
	
	A busca de recursos públicos aliada aos princípios da comunidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304718997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A construção do PPP na escola, envolve muitos questionamentos por partedo grupo envolvido, portanto, algumas perguntas são consideradas preponderantes em um planejamento (GANDIM, 2010). Na verdade, essas perguntas devem provocar um encaminhamento inicial para se chegar a definições futuras. Dessa forma, é preciso:
		
	 
	Saber o que o grupo busca como ideal, a que distância a escola está desse ideal e como fazer para concretizá-lo.
	
	Levantar nomes de pessoas disponíveis, fazer contato e organizar a primeira reunião.
	
	Definir as perguntas do marco doutrinal e operativo.
	
	Levantar os participantes e sugerir ajustes no que tange ao cumprimento das etapas do projeto.
	
	Levantar as perguntas para definição do marco referencial e da programação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304299773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O principal objetivo da elaboração de um Plano de Ensino/Aprendizagem deve ser:
		
	
	prever e planejar metodicamente todas as atividades do ano letivo, estabelecendo os mínimos curriculares para todas as séries e matérias;
	
	prever os conteúdos mínimos, os temas que devem ser enfocados contextualizados e com interdisciplinaridade por todos os professores;
	
	prever atividades que garantam a interatividade entre os sujeitos, a transmissão do saber historicamente acumulado, de acordo com o currículo escolar;
	 
	prever um processo articulado com a realidade do aluno, de um saber contextualizado, que garanta a construção do seu conhecimento com autonomia e de acordo com a sua individualidade;
	
	prever um processo articulado com a comunidade escolar, com ampla discussão entre todos os professores, para garantir a aprendizagem do aluno.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304368243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista da coerência e da articulação vertical entre os planos que orientam a prática educativa nas escolas, o mais abrangente denomina-se:
		
	
	Plano de Atividade
	
	Projeto de Ensino
	
	Plano anual
	
	Plano de Aula
	 
	Projeto Político Pedagógico

Continue navegando