Buscar

Bases da Nutrição - 20211.A 4D

Prévia do material em texto

Bases da Nutrição - 20211.A 4D
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
9/10
1. Pergunta 1
/1
Os nutrientes são importantes em cada estágio da cicatrização. Eles agem de formas distintas, porém, se utilizados em conjunto dentro de uma dieta balanceada, podem ser cruciais no processo de recuperação, visto que a deficiência nutricional dificulta o processo de reparação tecidual.
Fonte: MENDES, D.C. et al. A importância da nutrição no processo de cicatrização de feridas. Revista Científica Univiçosa. Viçosa, 2017. v. 9, n. 1. p.71.
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre cicatrização.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
A hipoderme é a camada intermediária da pele, organizada em células de gordura divididas por septos fibrosos compostos de fibras de colágeno.
2. 
A cicatrização da pele é um processo simples cujo objetivo principal é o fechamento total da pele para a proteção contra ocorrência de infecções. 
3. 
O estágio proliferativo da cicatrização é marcado pelo processo de inflamação que ocorre imediatamente após a lesão, podendo durar de quatro a cinco dias.
4. 
A pele é composta por três camadas principais: epiderme, derme e hipoderme, sendo a primeira a mais superficial, formada por células epiteliais.
Resposta correta
5. 
A demanda por nutrientes apresenta-se extremamente equilibrada em proteínas, vitaminas e minerais durante os três estágios da cicatrização.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“ É de extrema importância o correto diagnóstico do paciente pela equipe médica, bem como o papel do farmacêutico e de todos os demais profissionais da saúde em relação à alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose, visto que ainda hoje essas duas enfermidades geram dúvidas sobre suas diferenças e similaridades.”
Fonte: SILVA, V. R.; COELHO, A. Causas, sintomas e diagnóstico da intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca. Revista Saúde UniToledo, Araçatuba, 2019. v. 3, n. 1, p. 28. Disponível em: <http://www.ojs.toledo.br/index.php/saude/article/view/2936/476>. Acesso em: 22 jul. 2019.
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir sobre a alergias alimentares.
I. O leite é o principal alimento causador de alergias alimentares e, muitas vezes, logo na fase da lactação, por ser um alimento introduzido muito precocemente.
II. Indivíduos com menor sensibilidade às caseínas apresentam persistência mais prolongada da alergia em relação aos mais sensíveis às proteínas do soro do leite.
III. A intolerância à lactose pode resultar em sintomas gastrintestinais, como dores abdominais e diarreias, sem o envolvimento de linfócitos T ou imunoglobulinas.
IV. A conduta nutricional, nos casos de intolerância à lactose, é a eliminação das proteínas soro do leite, como a beta‐lactoglobulina e a alfa‐lactoalbumina. 
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
III e IV.
3. 
II e III.
4. 
I e III.
Resposta correta
5. 
I e IV.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir: 
“As feridas causadas por neuropatia diabética podem apresentar-se de diversas maneiras. Entretanto, a mais comum é a que ocorre devido à neuropatia sensitivo-motora e autonômica, que causa enfraquecimento muscular e alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas dos pés, além de mudanças na pele (ressecamento e fissuras), o que pode favorecer o aparecimento das úlceras.”
FONTE: OLIVEIRA, M.F. et al Feridas em membros inferiores em diabéticos e não diabéticos: estudo de sobrevida. Revista Gaúcha de Enfermagem: Porto Alegre, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472019000100400>. Acesso em: 24 jul. 2019. 
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, pode-se dizer sobre cicatrização em pacientes diabéticos que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o tratamento dos pacientes diabéticos deve enfatizar a conscientização sobre a importância em tratar a doença de base.
Resposta correta
2. 
no diabetes, há inativação de citocinas pró-inflamatórias, estimulando a expressão de moléculas antiinflamatórias naturais. 
3. 
em indivíduos diabéticos, há aumento da sensibilidade local de feridas, podendo facilitar os cuidados e a cicatrização.
4. 
a hiperglicemia promove ambiente adequado para eliminação de agentes patogênicos, como as bactérias, por exemplo.
5. 
os sinais e sintomas de inflamação local, como edema e dor, são esperados na fase final do processo de cicatrização.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“Estudos mostram que 35% dos indivíduos relatam reações adversas aos alimentos, mas a prevalência das alergias alimentares mediadas por IgE é muito menor quando há confirmação do diagnóstico. Nos últimos 10 anos, tem ocorrido aumento das doenças alérgicas, incluindo as alergias alimentares.”
Fonte: OLIVEIRA, A.R.V., et al. Alergia alimentar: prevalência através de estudos epidemiológicos. Revista de Ciências da Saúde. Universidade Católica de Brasília, 2018, p.1. Disponível em: <http://www.facene.com.br/wp-content/uploads/2018/05/1.-ALERGIA-ALIMENTAR-PREVAL%C3%8ANCIA-ATRAV%C3%89S-DE-ESTUDOS-EPIDEMIOL%C3%93GICOS.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019.
De acordo com o texto e o conteúdo estudado sobre alergias alimentares, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As reações mediadas por IgE são as formas potencialmente mais leves de manifestações clínicas.
2. 
As sensibilizações às proteínas alimentares são mais raras em indivíduos com a presença de outras doenças atópicas.
3. 
A quantidade do alérgeno capaz de gerar sintomas, nas alergias do tipo 3, pode variar de traços até gramas.
4. 
Nas hipersensibilidades do tipo 2, os linfócitos T são os responsáveis pela liberação dos mediadores inflamatórios. 
5. 
As hipersensibilidades do tipo 2 e do tipo 3 respondem pela maioria dos casos de alergias alimentares. 
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho abaixo:
Ao se tratar da relevância da nutrição para que o processo de cicatrização ocorra em perfeita sincronia, torna-se oportuno abordar os nutrientes mais atuantes e importantes para garantir a eficácia da reparação tecidual completa.
Fonte: DINIZ, A.G. Relevância da Nutrição no Processo de Cicatrização de Feridas. Universidade Federal de Minas Gerais, Lagoa Santa, 2013. p. 49. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/registro/Relevancia_da_nutricao_no_processo_de_cicatrizacao_de_feridas_/461>. Acesso em: 21 jul. 2019. 
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre nutrição e cicatrização.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A vitamina E é importante ao processo de cicatrização em virtude da sua capacidade de sintetizar colágeno tipo I e tipo III. 
2. 
As deficiências de vitamina C podem prejudicar a absorção e a homeostase do ferro, reduzindo o fornecimento de oxigênio aos tecidos. 
Resposta correta
3. 
Concentrações reduzidas de selênio são essenciais na diminuição do risco de infecções durante o processo de cicatrização.
4. 
O zinco é um mineral envolvido no processo de cicatrização atuante na síntese de fibras de colágeno importantes ao processo.
5. 
A ingestão adequada de cobre é fundamental nos processos de cicatrização por promover a ação de substâncias vasodilatadoras.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho abaixo:
“Sabe-se desde o tempo de Hipócrates que a pessoa mal nutrida é mais suscetível a doenças infecciosas. A associação entre fome e epidemias de doenças infecciosas foi observada muitas vezes ao longo da história. A subnutrição compromete o sistema imune suprimindo a função imune, fundamental para a proteção eficiente do corpo contra infecções bacterianas e virais”
Fonte: GREDEL, S. Nutrição e Imunidade. Bruxelas, Internatinal Life Sciences Institute, 2012. p. 2. Disponível em: <http://ilsi.eu/wp-content/uploads/sites/3/2016/06/Nutri%C3%A7%C3%A3o-e-Imunidade-no-Homem-Site.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019. 
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre o sistema imune.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A respostaimune é complexa e acontece por diversos mecanismos, podendo ser dividida em resposta imunológica inata e resposta imunológica adquirida.
Resposta correta
2. 
O sistema imunológico desencadeia respostas celulares específicas e não específicas, envolvendo apenas um tipo celular, nomeado como linfócitos. 
3. 
Os leucócitos são classificados por suas características de solubilidade em água ou lipídios, podendo se dividir em neutrófilos, basófilos e eosinófilos. 
4. 
Após serem liberados da medula para a circulação, na qual permanecem em média 12 horas, os neutrófilos, eosinófilos e basófilos são metabolizados.
5. 
No sangue estão distribuídas as células vermelhas e as células brancas. As células vermelhas são os leucócitos, responsáveis pelo sistema imune.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir: 
Uma ferida causa inúmeras mudanças no organismo devido a um processo catabólico que leva ao aumento das necessidades energéticas e nutricionais. Um aporte de proteína, nutriente fundamental em todas as fases do processo de cicatrização, ajustado a cada situação é determinante. 
Fonte: MONTENEGRO, S. Proteína e cicatrização de feridas. Revista Nutrícias. Porto, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-72302012000300007>. Acesso em: 24 jul. 2019. 
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre nutrição e cicatrização. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A suplementação nutricional de proteínas especificas, como a glutamina, pode melhorar o processo de cicatrização.
Resposta correta
2. 
Em situações de traumas e estresse grave, as necessidades de arginina apresentam-se reduzidas. 
3. 
A alanina é outra proteína importante por estimular a proliferação de fibroblastos e a síntese de colágeno. 
4. 
A suplementação de ômega-3 é recomendada exclusivamente nos casos em que há inflamação sistêmica. 
5. 
Nos casos de estresse grave, queimaduras e infecções, uma dieta rica em gorduras saturadas é indicada.
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho abaixo:
“História familiar de atopia entre parentes de primeiro grau, dermatite atópica e alterações do aparelho digestivo são fatores de risco que estão associados ao aumento da prevalência da alergia alimentar. Aproximadamente 30 a 40% das crianças com dermatite atópica moderada e grave têm associação com alergia alimentar.”
Fonte: OLIVEIRA, A.R.V., et al. Alergia alimentar: prevalência através de estudos epidemiológicos. Revista de Ciências da Saúde. Universidade Católica de Brasília, 2018, p.1. Disponível em: < http://www.facene.com.br/wp-content/uploads/2018/05/1.-ALERGIA-ALIMENTAR-PREVAL%C3%8ANCIA-ATRAV%C3%89S-DE-ESTUDOS-EPIDEMIOL%C3%93GICOS.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019. 
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir sobre alergias alimentares. 
I. A introdução precoce na alimentação das crianças leva ao desenvolvimento da alergia à proteína presente no amendoim.
II. A soja é um alimento que merece destaque por estar presente muito frequentemente na alimentação em geral. 
III. A grande maioria das crianças alérgicas ao amendoim desenvolve a tolerância ao amendoim na fase adulta. 
IV. Alimentos causadores de alergias, após a fase adulta, frequentemente podem ser tolerados novamente. 
Está correto somente o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
Resposta correta
3. 
II e III.
4. 
III e IV.
5. 
I e IV.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho abaixo:
“Em circunstâncias normais, as células do sistema imune não atacam as que têm esse marcador distintivo que denotam o próprio, mas qualquer encontro com determinadas moléculas marcadoras estranhas ativa as células do sistema imune, fazendo-as subir de nível em sua resposta defensiva.”
Fonte: GREDEL, S. Nutrição e Imunidade. Bruxelas, Internatinal Life Sciences Institute, 2012. p. 4. Disponível em: <http://ilsi.eu/wp-content/uploads/sites/3/2016/06/Nutri%C3%A7%C3%A3o-e-Imunidade-no-Homem-Site.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019.
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir sistema imune.
I. Na SIRS há redução das necessidades de oxigênio pelos tecidos, pois a oferta desse nutriente aos tecidos está muito reduzida.
II. O termo SIRS foi proposto para descrever a reação inflamatória exagerada frente a qualquer agressão infecciosa ou não infecciosa.
III. Na imunidade inata, há a possibilidade de criar memória aos invasores para que futuramente as respostas sejam mais rápidas.
IV. Há certas situações em que a resposta inflamatória exagerada usada para proteger também pode lesar o próprio organismo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III.
2. 
I e IV.
3. 
II e III.
4. 
III e IV.
5. 
II e IV.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir: 
“A desnutrição tem sido associada a um aumento da morbilidade na cirurgia ortopédica, com um aumento do número de infeções. Essa associação entre desnutrição e infeção pós-cirúrgica pode ser explicada pela menor capacidade de cicatrização da ferida operatória e ainda pelo processo inflamatório prolongado, com repercussão sobre vários mecanismos. Entre eles a redução da capacidade de proliferação do fibroblasto e a síntese do colágeno.”
Fonte: FELICISSIMO, P.; BRANCO, J. Envelhecimento, metabolismo e nutrição no doente ortopédico. Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Lisboa, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-21222017000300004>. Acesso em: 24 jul. 2019. 
De acordo com o texto e com o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir sobre nutrição e cicatrização. 
I. As células do sistema imune, assim como a pele, utilizam a vitamina D. 
II. A vitamina D precisa ser obtida exclusivamente a partir da alimentação.
III. Os antioxidantes têm papel importante no processo de cicatrização. 
IV. A vitamina A sintetiza ácidos graxos ômega-3 antiinflamatórios. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
III e IV.
3. 
I e II.
4. 
II e III.
5. 
I e III.
Resposta correta

Continue navegando