Buscar

Competência e Jurisdição na Justiça do Trabalho

Prévia do material em texto

Direito Processual do Trabalho I
Tema: Competência
Prof. Adriano Resende
COMPETÊNCIA VS JURISDIÇÃO
Jurisdição: consiste numa atividade pública, substitutiva às partes, que busca pôr fim à lide, satisfazendo os interesses ainda insatisfeitos, reintegrando o direito objetivo, e na propagada conceituação chiovendiana, consiste na atuação da vontade concreta da lei.
O Exercício da Jurisdição pelo Estado reestabelece a ordem jurídica.
A jurisdição, portanto, é una e indivisível. 
COMPETÊNCIA VS JURISDIÇÃO
Competência: É a medida jurisdição, ou seja, a determinação da esfera de atribuições dos órgãos encarregados da função jurisdicional.
COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
O tema competência na seara trabalhista ganhou grande importância em função da alteração introduzida pela EC 45/2004, a qual, ao modificar a redação do art. 114 da CF/88, elasteceu, consideravelmente, a competência material da justiça do trabalho.
No âmbito da justiça do Trabalho, a competência é definida em razão da matéria e tem como fundamento jurídico principal o art. 114 da CF:
COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MATERIA
A competência em razão da matéria é definida em função da natureza da lide descrita na peça inaugural, ou seja, a competência é firmada em função da causa de pedir e dos pedidos contidos na petição inicial.
Art. 114 da CF/88: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; 
(Súmula 137 do STJ)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve; 
STF – RE 846854 (DJe – 06.02.2018) – Justiça Comum (Federal ou Estadual) competente para julgar abuso do direito de greve dos servidores públicos celetistas.
Art. 677 CLT – Competência TRTs e TST – Dissídio 
Súmula Vinculante 23 – Ação possessória – Abuso do direito de greve
Art. 114 da CF/88: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;
Ex: Ações envolvendo o direito à filiação ou desfiliação.
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;
Ex: MS em face de ato de auditor Fiscal do Trabalho.
Art. 114 da CF/88: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; 
Ex: Dois ou mais juízes do trabalho se declaram competentes (Gurupi/Palmas) Art. 651 da CLT.
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho;
Ex: Súmula 392 do TST. Ex: Súmula Vinculante nº 22 – STF.
 
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;
Ex: Multa imposta pela auditoria fiscal do trabalho ao empregador.
Art. 114 da CF/88: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir;
Ex: art. 832, § 6º da CLT 
Orientação Jurisprudencial 376/TST-SDI-I - 19/04/2010 - Seguridade social. Contribuição previdenciária. Transação. Acordo homologado em juízo após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Incidência sobre o valor homologado. Decreto 3.048/1999, art. 276, § 9º. Lei 8.212/1991, art. 43, parágrafo único. CLT, art. 832, § 3º.
“É devida a contribuição previdenciária sobre o valor do acordo celebrado e homologado após o trânsito em julgado de decisão judicial, respeitada a proporcionalidade de valores entre as parcelas de natureza salarial e indenizatória deferidas na decisão condenatória e as parcelas objeto do acordo.” 
Art. 114 da CF/88: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei. 
Ex: Lides envolvendo o cadastramento do empregado no PIS/PASEP.
Ex: Lides decorrentes da não concessão das guias do seguro desemprego.
REDAÇÃO REVOGADA
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União, e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como os litígios que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive coletivas. (revogado pela EC: 45/2004).
Principal ponto da mudança – EC: 45/2004
Seguramente, a mais importante inovação trazida pela EC 45/2004, foi a ampliação da competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar as ações oriundas das relações de trabalho.
A relação de trabalho corresponde a qualquer vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa natural executa obra ou serviços para outrem, mediante o pagamento de uma contraprestação.
Ex: Empreitada rural (art. 652, alínea a, inciso III).
JURISPRUDÊNCIA
RECURSO ORDINÁRIO DO RECLAMANTE. VÍNCULO DE EMPREGO INEXISTENTE. PEQUENA EMPREITADA RURAL. Admitida a prestação de serviços pelo réu, passa a ser dele o ônus de provar que a relação mantida entre as partes não é de emprego. Tendo o reclamado se desincumbindo do ônus processual que lhe competia, restando cabalmente demonstrada a ausência dos elementos caracterizadores da relação empregatícia, mantém-se a sentença que julgou improcedente o pedido inicial de reconhecimento do liame empregatício entre as partes. Recurso Ordinário do autor não provido.(TRT-16 00171138320195160016, Relator: LUIZ COSMO DA SILVA JUNIOR, Data de Publicação: 02/09/2021)
Estrutura Organizacional e Competências
Varas e Juízes do Trabalho
Tribunais Regionais do Trabalho – TRTs
Superior Tribunal do Trabalho - TST
Varas e Juízes do Trabalho
Competência Funcional:
Art. 652 e 653 da CLT
Competência Administrativa:
Art. 659 da CLT
Competência Territorial:
Art. 651 da CLT.
Tribunais Regionais do Trabalho
Competência funcional
Art. 678 da CLT
Art. 680 da CLT
Superior Tribunal do Trabalho
Tribunal Pleno:
Art. 702 da CLT 
Art. 4º da Lei nº 7.701 de 21 de dezembro de 1.988.
Superior Tribunal do Trabalho
Sessão Especializada em Dissídios Coletivos - SDC
Art. 2º da Lei nº 7.701 de 21 de dezembro de 1.988.
Sessões Especializadas em dissídios individuais – SDI I e SDI II
Art. 3º da Lei nº 7.701 de 21 de dezembro de 1.988.