Buscar

3- Nutrição, nutrientes e alimentação equilibrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 1- Nutrição, nutrientes e alimentação equilibrada
1. Sobre as características dos alimentos e nutrientes, assinale a alternativa correta.
A. Os nutrientes têm capacidades sensoriais, como aroma, sabor e cor, e são responsáveis por saciar o paladar.
B. Os alimentos são divididos em carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.
C. Os nutrientes são uma mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais, essenciais a sua formação, manutenção e desenvolvimento.
D. Os micronutrientes precisam ser consumidos em menores quantidades, visto que fornecem muitas calorias ao indivíduo.
E. Os carboidratos fornecem 4 kcal/g; as proteínas, 4 kcal/g; e os lipídeos, 9 kcal/g.
Os alimentos são classificados como substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais, essenciais à sua formação, manutenção e desenvolvimento. Também podem ser definidos como as substâncias naturais, dotadas de certas qualidades sensoriais (gosto, sabor, aroma), de determinado tônus emocional, que aguçam o apetite e contêm variedade de nutrientes. Estes são todas as substâncias químicas presentes nos alimentos, indispensáveis à saúde e atividade do organismo, divididos em macronutrientes (carboidratos que fornecem 4 kcal/g; proteínas, 4 kcal/g; e lipídeos, 9 kcal/g) e micronutrientes, necessários em menores quantidades e que não fornecem calorias.
2. Os alimentos ingeridos pelo indivíduo não podem ser utilizados pelo organismo, mas, sim, seus nutrientes. Para que isso ocorra, é necessário o processo de digestão, realizado pelo trato gastrointestinal. Sobre as estruturas desse sistema e suas funções, assinale a alternativa correta.
A. A faringe e o esôfago são órgãos anexos ao trato gastrointestinal, assim como a vesícula e o pâncreas.
B. A digestão tem início no estômago por meio da ação do ácido clorídrico sobre o alimento ingerido.
C. O conteúdo do estômago, após ser processado, é direcionado ao fígado para dar continuidade ao processo de digestão.
D. O intestino delgado é responsável pelo término da digestão e absorção de nutrientes.
A digestão tem início na boca, com a mastigação do alimento e a liberação da saliva, que facilita a formação do bolo alimentar. Este, após passar pelo estômago, será direcionado ao intestino delgado, local em que ocorrem os principais eventos da digestão e absorção e o término da digestão e absorção de macro e micronutrientes. No cólon, ocorrerá a formação do bolo fecal, a síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais e, finalmente, a eliminação de resíduos do corpo por meio da defecação. Os órgãos anexos ao trato gastrointestinal são as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, fígado e pâncreas.
E. O intestino delgado é responsável pela absorção dos macronutrientes, e o intestino grosso ou cólon é responsável pela assimilação dos micronutrientes​​​​​​​.
3. Quanto às leis da alimentação, assinale a alternativa correta.
A. Estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, são denominadas também de grupos básicos da alimentação e foram classificadas em quatro tipos.
B. Os seus enunciados são referentes à alimentação de uma pessoa saudável apenas.
C. A lei da qualidade afirma que a alimentação deve ser completa em sua composição a fim de oferecer ao organismo todas as substâncias de que ele necessita.
As quatro leis da alimentação foram criadas por Pedro Escudeiro e dizem respeito à quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Seus enunciados são referentes tanto a pessoas saudáveis como doentes, principalmente quando se fala da lei da adequação, que consiste em adaptar a dieta às necessidades nutricionais, sociais e psicológicas dos indivíduos, como, por exemplo, em alguém sadio, conservar a saúde, e, em quem está doente, curar a doença e recuperar a saúde. A lei da harmonia destaca a necessidade de manter relação adequada entre as distribuições de nutrientes ingeridos. A lei da quantidade afirma que a energia exigida pelo corpo deve ser a necessária para realizar seu trabalho e manter temperatura quase constante. A lei da qualidade indica que os alimentos de todos os grupos devem ser consumidos, ou seja, o regime alimentar precisa estar completo, não é possível omitir nenhum nutriente, pois a falta de qualquer um produz efeitos nocivos sobre o organismo.
D. A relação de proporção que deve existir entre os nutrientes, por exemplo, carboidratos, proteínas ou lipídeos, refere-se à lei da quantidade.
E. A lei da adequação afirma que cada indivíduo necessita de quantidades específicas, buscando manter suas funções orgânicas e atividades diárias.
4. A alimentação representa o ato voluntário e consciente de ingerir alimentos e estes contêm nutrientes. Por sua vez, a nutrição pode ser entendida tanto como ciência ou um conjunto de processos fisiológicos, a partir dos quais os alimentos são digeridos a nutrientes. Assim, ao consumirmos alimentos, oportunizamos ao organismo os nutrientes necessários ao seu funcionamento. Sobre o processo de nutrição e suas etapas, assinale a alternativa correta.
A. O metabolismo inicia quando os nutrientes são absorvidos e termina assim que o organismo os utiliza como fonte de energia.
A alimentação refere-se ao simples ato de comer e de nos alimentarmos. Assim, podemos consumir qualquer alimento, sem que isso signifique que estamos nos nutrindo. Por sua vez, a nutrição é um processo complexo e relaciona-se aos nutrientes que nosso organismo recebe através da alimentação. Neste contexto, a nutrição acontece em três etapas:
1. Alimentação, que também é chamada de fornecimento da matéria, engloba desde a escolha do alimento até o instante em que este é absorvido pelas vilosidades intestinais;
2. Metabolismo, ou retroca de matária e energia, que inicia com a absorção dos nutrientes e termina quando o organismo os utiliza como fonte de energia, ou para depositá-los, na forma de reservas;
e energia, encerra-se quando o nutriente é absorvido pelas vilosidades intestinais.
5. Para a Organização Mundial da Saúde, a dieta saudável ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma série de doenças crônicas não transmissíveis. Sobre as recomendações de promoção da alimentação saudável, assinale a alternativa correta.
A. O conceito de equilíbrio na alimentação saudável surgiu há mais de um século, quando ainda não existiam as doenças causadas pelo excesso de alguns macronutrientes por meio dos alimentos ultraprocessados. Naquela época, sabia-se da importância do consumo de determinados nutrientes em detrimento de outros.
B. A alimentação equilibrada irá variar, dependendo das necessidades individuais (por exemplo, idade, sexo, estilo de vida, grau de atividade física, contexto cultural, disponibilidade local de alimentos e hábitos alimentares).
A alimentação equilibrada deve ser diversificada e saudável e irá variar, dependendo das necessidades individuais (por exemplo, idade, sexo, estilo de vida, grau de atividade física, contexto cultural, disponibilidade local de alimentos e hábitos alimentares). Esse conceito de equilíbrio surgiu nas últimas décadas, mostrando que as proporções de diferentes grupos alimentares devem ser incluídas na dieta a fim de atender a necessidades de macronutrientes e alcançar equilíbrio de nutrientes, o que promove a saúde. Em alguns casos específicos apenas, alimentos enriquecidos e suplementos dietéticos podem ser úteis para fornecer um ou mais nutrientes que, de outra forma, seriam consumidos em quantidades inferiores às recomendadas. Indica-se o consumo de, pelo menos, 400 g de frutas e vegetais ao dia; a redução de açúcares adicionados para, no mínimo, 10% e a de gordura, menos de 30%. O consumo de sal deve ser menor que 5 g.
C. O conceito de alimentação equilibrada também mostra que é necessário o uso de suplementos alimentares para se atingir a necessidadede nutrientes, já que não é possível apenas pela alimentação.
D. Para uma alimentação equilibrada, recomenda-se o consumo de, pelo menos, 200 g de frutas e vegetais ao dia.
E. A recomendação de açúcares adicionados aos alimentos deve ser de menos de 30% e a de gordura, menor que 10%.

Outros materiais