Buscar

N1 - JULIA NEVES FIUZA 2490680 RESENHA PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES
METROPOLITANAS UNIDAS
RESENHA: LIVRO PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM - Richard Williams
Julia Neves Fiuza Barbosa RA: 2490680
São Paulo
2022
Resenha Preciso saber se estou indo bem
Sua premissa parte de uma consultoria de RH em a uma empresa pois foi averiguado a necessidade de aprimoramento da gerência da empresa ao notar que o desempenho dos funcionários havia declinado. 
Contudo foi abordado a importância do feedback, ao explorar o tema a consultora de RH iniciou seu treinamento com a solicitação de que ignorassem um dos gerentes identificado como Scott, Scott terá grande participação no decorrer da história. 
Scott foi escolhido pois havia comentado sobre seu problema com um excelente funcionário o qual não sabia mais como incentivá-lo a retomar seu desempenho. 
Scott obtinha um colaborar digno de reconhecimento comercial, era astuto e integrado aos seus clientes, ao observar tamanha facilidade na desenvoltura de seu trabalho, Scott achou que poderia deixá-lo trabalhar sozinho. 
Com a falta de avaliação pelo seu gestor acarretando a necessidade de atenção, seu funcionário começou a questioná-lo sobre assuntos notórios, o qual causava estranheza e incompreensão de Scott. 
Tomada insciência, Scott decidiu que um feedback corretivo o ajudaria, no entanto, seu funcionário obteve um bom desempenho na primeira semana, mas foi em declive nos próximos períodos, ele retomou mais um feedback corretivo o qual o levou ao mesmo resultado, porém cada vez mais em menos tempo. 
Ao ser ignorado em sua reunião, sentiu em seu consciente tamanha problemática sobre a falta de ênfase. 
Em uma das reuniões, foi entregue baldes aos participantes da reunião, em sentindo conotativo os baldes representava, o EU de cada funcionário, seu sentimento, coração podendo ser representado até pelo seu próprio coração ou ego. 
Cada balde obtinha uma quantidade diferente de furos (necessidades), ao jogar água, ou dar-lhes feedback, o balde era esvaziado em um ritmo diferente, sendo interpretado como a carência de cada individuo para obter feedback. 
Ao ser observado pelos gestores a necessidade de avaliação alguns dele se retem, ocasionando a falta de participação de seus funcionários em suas atividades. 
Para que podemos reparar os furos ou então obter um nível melhor de retenção de água, seria necessário entender a premissas de cada feedback, podemos citar A qualidade de uma relação, A cordialidade, O contato visual, A manutenção alta, A sonegação do feedback
 Entender onde cada furo é causado sendo responsáveis os pais os amigos Família Chefes Colegas de trabalho
E os tipos de feedbacks, sendo positivo, corretivo, Insignificante e Ofensivo. 
E que ao dar avaliações além de serem dadas a partir de sentimento puro e sincero deve ser realizada em situações especificas. A necessidade de elaborar um plano se justifica pela necessidade de refletir sobre o conteúdo que você deve ou não transmitir ao seu interlocutor.
Quando o seu feedback estiver relacionado a um fato, você deve estar ciente do que realmente aconteceu. Dessa forma, você pode apresentar exemplos compreensíveis e claros. Evite, sobretudo, levantar suposições e mantenha a objetividade.
Seu feedback não deve lidar com assuntos relacionados a preconceitos, atitudes ou personalidades. É altamente recomendável manter o foco somente em comportamentos específicos que podem ser mensurados e analisados.
É preciso dedicar certa quantidade de tempo para desenvolver um estilo eficaz.
Imagem 1 – Demonstração ilustrativa balde de feedback 
Foi abordado, que a necessidade de avaliação, não é condição cabível somente para usos empresas, ela deve e pode ser aplicada nas nossas vidas pessoais. 
Ao realizar experimento da situação acima em decorrência da solicitação da consultora de RH. Scott observou grande devolutiva de seu filho algo que jamais esperaria que acontecesse, e tentou com sua esposa, mas mediante a seus furos serem maior que sua dimensão não obteve grande resultado a princípio. 
Ao caminhar das reuniões, Scott teve reconhecimento de outros gerentes após expuser sua relação com seu funcionário e compartilhar de sua experiencia nos encontros. 
Mediante ao exposto, podemos concluir que com o treinamento podemos identificar que, quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade ou comportamento inadequado. 
Ou seja, se ela não entrega a produtividade esperada ou apresenta comportamentos inapropriados, é bem provável que a causa implícita do problema esteja na qualidade ou quantidade de feedback que ela vem recebendo.
Fonte: Livro: PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM - Richard Williams

Continue navegando