Buscar

Agenda 02 - A Administração Muda com o Mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 02 – A Administração Muda com o Mundo
Você saberia dizer para onde vão as organizações no futuro?
Muitos tentam prever, mas a verdade é que poucos sabem. Afinal, vive-se uma época de revolução sociocultural e econômica, e o desfecho ainda não está definido e pode ser imprevisível, mesmo para grandes executivos. 
No entanto, é importante que você saiba o que os grandes estudiosos da Administração de hoje pensam a respeito da organização do futuro.
 Para Peter Drucker (1909-2005), considerado o guru da Administração moderna, a organização se parecerá cada vez menos com as estruturas burocráticas e hierarquizadas, como o exército ou as igrejas, assemelhando-se a um hospital ou a uma orquestra.
 Por que você acha que Peter Drucker fez essa comparação? Como Você considera que será o mundo do trabalho no futuro?
“Uma coisa é certa, nos próximos anos teremos muitas e rápidas mudanças. Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (0CDE), em torno de 57% das vagas de Emprego estão suscetíveis à robotização e automação. Mais da Metade das funções hoje exercidas pelo homem podem ser substituídas por máquinas. Outra previsão bastante curiosa é do Fórum Mundial Econômico que diz que 65% das crianças vão trabalhar em empregos que ainda não existem.
Resposta:
O trabalho irá mudar no futuro, mas não vai sumir. Penso que sim, a tecnologia domina cada vez mais as rotinas de trabalho, que acaba contribuindo para o desaparecimento de alguns cargos, porém quantos profissionais e estudos foram necessários para desenvolver todas as ferramentas tecnológicas das quais usufruímos? Quantas pessoas irão trabalhar para aprimorá-las cada vez mais? Como dito anteriormente, a automatização de processos, enquanto passa a precisar de menos pessoas para realizar uma única tarefa, pode impulsionar e liberar cargos para outras áreas, como na inovação, no desenvolvimento e na criação de novas tecnologias. Por isso, é preciso se preparar, pois nesse novo mercado serão necessárias diferentes competências, e alguns trabalhadores, pouco qualificados, poderão ser substituídos pelas máquinas, enquanto outros, da área da informação, por exemplo, estarão em maior procura.
Bem como para a Administração, e outras profissões que não se extingue mas se adapta, é importante manter-se atualizado sobre as mudanças globais, não só para manter seu emprego, mas por refletir em bons resultados para a organização.
Creio que, para Peter Drucker, as áreas na organização devem trabalhar de forma integrada, alinhadas, síncronas e harmoniosas para alcançar resultados, como em uma orquestra ou hospital, no qual os profissionais atuam de forma complementar.
Para o futuro, suponho que as empresas comecem a se preocupar mais com essa integração da equipe, com a flexibilidade, pro atividade, competências como resiliência, a dar mais valor para o capital humano, a ter um perfil dinâmico, com Investimentos em novas tecnologias e ações sustentáveis.

Outros materiais