Buscar

RELATORIO DE ESTAGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
Neste relatório há informações referentes ao estágio que teve pôr o objetivo investigar a formação e a prática do profissional que atuei na educação infantil, no ensino fundamental I e gestão escolar. Analisamos o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente.
Verificamos o contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e observamos a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.
Ao presenciarmos a profissão de outro docente foi muito importante durante o estágio, fazendo com que todos nós encontrássemos os pontos construtivos e pontos a melhorar. O estágio está sendo uma experiência ótima e com certeza será inesquecível para nós, tornando-se nossa decisão mais rica e grandiosa referente à profissão como docente. 
Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade.
Avaliamos em todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e à formação da docência para educação infantil. Pelas informações encontradas são longos da investigação, vimos que, da forma como está organizado a escola e o currículo na educação infantil, são favorecidas as condições deformação necessárias para o docente e aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional estando de forma eficaz para a educação, é preciso trabalhar sempre para renovar as metas e formar competências. 
A intencionalidade do processo educativo deve proporcionar a exploração do esquema corporal e a organização do espaço e as primeiras noções geométricas. A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a frequentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas. 
DESENVOLVIMENTO 
A medida que somos exposto a realidade, as situações do dia a dia acabamos vindo à tona, não temos como saber disso se apenas formos exposta a teorias abordadas durante as aulas. De fato isso nos ajuda a responder aos questionamento que levantamos durante todo o curso em relação a qual caminhamos em todo contexto educacional que iremos seguir, esse espaço aberto e crucial para formação do futuro pedagogo.
Ao longo do estágio, uma das maiores percepções a da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar para que possamos como docentes, criar as melhores estratégias de intervenção para com os alunos e toda comunidade escolar.
A experiência a qual fui exposta ao período de estágio, servil para ampliar o significado do que, em minha visão, é ser profissional da área da educação: compreendi as barreiras encontrada dentro do sistema educacional para alcançar a legitimidade e o objetivo maior, que e o desenvolvimento e a aprendizado pleno de cada criança que passe por minhas mãos. Coisa que foi muito mais além do que completar minha formação acadêmica.
Educação é sinônimo de compromete-se, assumir novas posturas, ousando e dando a devida importância na forma de trabalhar para que as crianças possam desenvolver as suas potencialidades cognitivas e psicológicas, compreendendo que a escola como um espaço prazeroso. 
Para quem está de for o trabalho na educação, é considerada uma tarefa difícil, mais basta ter um olhar mais profundo que toda essa premissa cai por terra. É preciso muito mais que apenas executar um monte de atividades sem sentido para distrair as crianças, é preciso o ato de ação reflexão continua, busca constante por metodologia que corresponde a o interesse do estudante e que valorize sua cultura.
Está em uma escola em sala de aula, superaram toda minha expectativa, uma vez que vendo as atividades realizadas, eram completamente coerente com o projeto político pedagógico, com os planos traçados pela orientação pedagógica e pelo que espero de um profissional da educação comprometida em mudar o mundo. 
Só poço dizer que vou carrega um grande aprendizado. A oportunidade de estar em uma escola humilde e com pouco recurso, porem que se preocupa com os alunos e que realmente funciona, me faz ter esperança deque podemos proporciona um futuro melhor para nossos alunos, basta ter boa vontade, absolvi tudo que pude ao observa, e participa diretamente com todo a metodologia de trabalho dos profissionais que lá estão inserido.
Fui bem recebida, acomodada e ajudada em todos os momentos em que precisei, as professoras com quem eu estive o prazer de realizar trabalhos e preparativos estará sempre em minha lembrança como figura de inspiração, respeito e admiração, auxiliando a aprendi bastante. Compreendi com mais clareza que ser professor e oportunizar aos alunos momentos agradáveis para que assim possamos adquirir uma aprendizagem significativa, e não se tornarem meros receptores de i informações nessa experiência pude refletir e ré construir meus conhecimentos junto e através dos alunos.
CONCLUSÃO
Concluo que a experiência adquirida durante o estágio na Educação Infantil, no fundamental I e gestão escolar foi primordial para a minha formação, mesmo com todas as dúvidas e inseguranças, e principalmente de estarmos em época de pandemia, e não ser da forma que se foi imaginado, ficou compreendido que o estágio é onde se tem a certeza do que se quer seguir, é através dele que nós acadêmicos de pedagogia inovaremos os métodos de se trabalhar em sala de aula.
Mesmo estando no ensino e trabalhando com crianças, e tendo o contato direto com as aluno, pude perceber que os estudantes, precisam cada vez mais que os professores inovem os seus métodos de ensino, porque nessa fase a criança começa a desenvolver sua percepção, observação do meio que convive, por isso se faz necessário sempre o lúdico.

Continue navegando