Buscar

Discursiva - Gestão da Criatividade_01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 3/5 - Gestão da Criatividade
Questão 3/5 - Gestão da Criatividade
Questão 3/5 - Gestão da Criatividade
O psicólogo Granam Wallas, através da teoria da Arte do Pensamento, estabeleceu etapas do processo criativo em quatro fases: preparação, incubação, iluminação e verificação.
Escolha duas fases proposta por Wallas e explique sua importância para o processa produtivo.
Padrão dê resposta: Rota OI, página 8 e 9
l. Preparação: Estágio inicial onde o indivíduo aplica as ferramentas técnicas e conceituais que utilizará no ptOCêSSO criativo, neste mesmo estágio
OCOtrê a experimentação do produto Ou serviço,
2. Incubação: Nesta fase õ subconsciente busca ligações para ã resolução dê ideia e ñOVãS (WallãS, 1926). Nesta fase o criador Sê ãfãSla do problema ou da situação e tenta visualizá-lo de fora, isso deve ser aplicado sempre, porque quando estamos muito envolvidos no problema não conseguimos mais achar solução. Essa fase é bem importante para um resultado efetivo, onde as pessoas normalmente trabalham sob pressão ê tem muito tempo para a criação, também é importante a opinião de várias pessoas sobre aquele produto ou serviço,
3. Iluminação: Esta fase é também conhecida como verificaçzo, é onde ocorre o insight ou a solução dos problemas, aqui as duas primeiras fases começam a fazer mais sentido, é o momento real da criação, das associações mentais.
4. Verificaçao: Nesta fase se pode testar a ideia gerada, preparando-a para a aplicação prática. É nesta fase que é testado o produto ou serviço para ver se ele resolve realmente o problema apresentado. Essa fase equivale a "um processo de revisão em que a solução do problema é conscientemente elaborada, sendo passível de alteraçao e correçao" (TAVARES, 1998 , p. 34).
Existem dois itens fundamentais no perfil criativo, a perseverança e a concentração. Muitas pessoas imaginam que a criatividade é espontânea, que uma Doa ceia surge de repente, ao acaso. Mas na prática nem sempre as coisas funcionam desta forma, é necessário muita perseverança e concentração para que a criatividade seja colocada em prática.
Com base no texto-base e no material ce estudo, elabore um texto argumentativo explicando a importância ca perseverança e concentração no processo criativo e demostre um exemplo prático que justifique a sua argumentação.
Falando de perfil criativo não podemos esquecer de dois fundamentais* perseverança e concentração, mas porque citá-los? Porque não se sabe de nenhum processo criativo sem perseverança. Na história da criação da lâmpada de filamentos, Thomas Edison fez mais de 1300 experimentos até que a lâmpada funcionasse. quando perguntado porque não desistiu ele respondeu: "O qué? Não avançamos um só passo? Avançamos 1300 passos rumo ao êxito final* Sabemos de 1299 coisas que não deram certo' Estamos para além de 1300 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. A perseverança venceu
A percepção é um Cos pontos chave Ca criatividade. Esta palavra Ceriva co termo latino perceptio e refere-se à acção e ao efeito de perceOer ou percepcionar (receber através de um Cos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo).
A percepção pode fazer referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação inter[or que resulta Ce uma impressão material reita nos nossos sentidos.
Sobre este argumento, explique a relação da percepção com a cnatividade e apresente um exemplo que ilustre como a percepção pode ser aplicada no processo criativo.
Padrão de resposta: Rota 01- página i2
A percepção é um dos pontos chave da criatividade, a pessoa que possui uma percepção aguçada vê além do óbviry O filme Fome de Poder apresenta que Ray Krock, viu no sistema de fast food criado pelos irmãos MacDonalds uma oportunidade que não tinha sido identificada pelos proprietários e adquiriu os direitos de terceirização da metodologia, implantando-o em seus restaurantes e lanchonetes Neste caso, pouco a pouco eliminou os dois da rede, transformando a marca em um gigantesco hlpério alimentício.
Questão 3/5 - Gestão da Criatividade
Resposta:
Estamos vivendo um moment em que as tecnologias de vanguarda facilitam e permilem a rápida expansão do connecimento, mas, ao mesmo tempo, "engessam" o comportamento. Por isso, somente por agirmos criativamente é que podemos tomar consciência disso e inovar. Assim, é fundamental que os profissionais liberem, desenvolvam e expandam suas nabilidades criativas, percebendo criticamente esse mundo que os cerca, a tim de que sobrevivam com sucesso, alavancando novas práticas e estratégias capazes de satistazer as atuais exigências do mercado.
nttp:flwwwintobranding.com.br/introducao-a-criatividade/ (acessado em 27/06'2019)
Mas o que é criatividaCeP Apresente o conceito e um exemplo prático de um ato criativo.
Padrão de resposta: Rota 01- página 2 e 4
Podemos afirmar que todo ser humano é criativo, mas muitas vezes nem sabe disso. Mas como saber se isso é verdade? Se você pensa diferente dos demais, ou as [deias surgem na sua cabeça? Isso é um dos indicativos de ser criativo, se você é original, não segue as normas pré-estabelecidas ou não replica o que já foi feito várias vezes, você é criativo.
Quando se cria um produto ou serviço se pensa principalmente na sua utilidade. Farei esse produto para suprir qual necessidade? Quando se criou o telefone celular buscou-se uma necessidade de loca 	a pessoa onde esta estivesse e não apenas nos locais fixos, com o passar dos anos se agregaram valores a esses apa relhos e os mesmos tornaram-se smartphones, com cãmeras fotográficas, acesso a internet, agenda eletrônica, bloco de notas, despertador, dentre todas as utilidades deste aparelhw
Nem sempre colocar a criatividade em prática é uma tarefa fácil. É necessário que o individuo encontre uma atividade que desperte sua curiosidade, para que assim, a criatividade flua com mais facilidade. Outro ponto importante é estruturar a atividade, dessa forma, a pessoa consegue ter Instgnts criativos com mais agilidade.
Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeja suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para o restante da sociedade.
httpsflwww.ibccoaching.com.br{portal/comportamento/processo-criativo-entendendo-conceito-importancia-desenvolvimento/ (acessado em 23/0612019)
Com base no texto e nos assuntos abordados na disciplina, apresente formas de estimular o pensamento criativo.
Padrão de resposta: Rota 01• artigo indicado como leitura obrigatória
httpsd/vvww.ibccoaching.com.br/porfal/cornporta mento/processo-criativo-e nte ndendo-conceito-im portan cia -desenvo lvimento/
· Realizar brainstorms: atividade individual ou em grupo para explorar, através de pensamentos e experiências. o maior número de ideias possíveis;
· Ir a centros criativos: onde pessoas com interesses e objetivos em comum trocam ideias e trabalham juntos;
· Ir em ambientes culturais: locais onde a pessoa pode estimular a curiosidade e adquirir conhecimento:
Estimular o esforço: para exercer a criatividade. a pessoa deve trabalhar de forma intensa para alcançar os objetivos desejados;
· Ter vontade de fazer algo inédito: o processo criativo baseia-se em sair do comum, do que é convencional, sendo assim, o deve "pensar fora da caixa" e não se contentar com ideias comuns.
Resposta:
Resposta: